segunda-feira, 12 de abril de 2010

COLUNA DE SEGUNDA-FEIRA
Hermínio Correa

ÔÔÔ o meu freguês voltou!!!

Olá pessoal, Saudações Rubro Negras!

O torcedor Rubro Negro não deve perdoar nessa segunda feira: Ganhar do rival (rival?) em jogos decisivos já virou rotina há algum tempo. Ganhamos mais uma de nosso contumaz freguês, e depois de uma resultado complicado como o de quinta pela libertadores, nada melhor e mais motivador do que vencer um clássico e chegar a uma final, mantendo ainda vivo o sonho do Tetra estadual.

Valeu pela vaga na final. Valeu pela garra de Vagner Love e Léo Moura. Valeu pela presença de Maldonado. Porém passada a adrenalina da vitória, surge o pensamento crítico. E a partir disso Flamengo e Vasco merece uma análise mais profunda.

A começar pela posse de bola. É indiscutível a superioridade do Flamengo sobre o Vasco no papel. Mesmo assim, tivemos menor posse de bola durante a partida, principalmente no primeiro tempo. Pior do que isso: Essa posse de bola ocorreu mais tempo na defesa do que no ataque. Traduzindo as percepções, segurar a bola em seu campo potencializa fatos como o ocorrido na última quinta feira, quando o time se fechou, deu espaços ao Universidad de Chile e sofreu o empate nos minutos finais.

A análise simplesmente estatística podem também esconder a enorme dificuldade que o time vem tendo sem um meio campo de qualidade e criativo. E não à toa tem havido tanta rotatividade de jogadores nesse setor. Preocupa o fato do técnico Andrade não ter encontrado, em um momento tão importante da temporada, uma formação que agrade.

E como time, seja por falta de tempo ou por falta de foco, não treina, creio que essa dificuldade se arrastará pelo menos até o recesso em função da Copa do Mundo.

Chegamos à final da Taça Rio, mesmo sem o brilho que se espera desse time do Flamengo. Se novamente mencionar números, são 21 jogos na temporada com dezesseis vitórias, três empates e apenas duas derrotas. Nos números, tudo caminha razoavelmente bem.

Mas ainda procura-se o futebol do campeão Brasileiro. E isso preocupa.

Vida ou morte em Santiago

Refazendo contas, atualizando resultados, cheguei à conclusão de que mesmo com o empate ocorrido no Maracanã, na última quinta, o Flamengo depende apenas de si para alcançar a classificação à próxima fase da Libertadores. Isso porque com os resultados já ocorridos nos outros grupos, com duas vitórias nos próximos jogos o Flamengo certamente garante uma vaga pelo menos entre os melhores segundo colocados.

Mas depender de si implica em vencer a partida contra o Universidad Católica, que também jogará suas remotas chances nesse confronto.

Os dois confrontos contra o Universidad De Chile deixaram ensinamentos diretos sobre como se comportar em uma libertadores. E se o Flamengo pretende permanecer vivo nessa disputa, vai ter que usá-los, e da melhor maneira possível, já nessa quarta feira.

É a única maneira de seguir em busca do tão sonhado título das Américas.

É jogo para se disputar com a raça inerente à essência de ser Flamengo.

Grande Abraço, até segunda e Saudações Rubro Negras, sempre!

Flamengo Net

Comentários