segunda-feira, 22 de março de 2010

A razão da bola murcha é a falta de treinamento

*Por Victor Esteves, do Buteco do Flamengo

Ia ser uma grande injustiça sair de campo derrotado. Mais um 2 a 2 para a história recente do clássico. Mas ninguém pode reclamar que o jogo não teve emoção. O que se perdeu de gol foi uma grandeza ! Parece que todo mundo acreditava que podia resolver o jogo sozinho. O número de tentativas erradas de um mesmo jogador devia soar um alarme de “simancol”. O cidadão jogador erra 5 seguidas ? Custa na sexta passar a bola para alguém ?

Mas isso se explica, a meu ver, pela falta de treinamento. Esse time aí, com os dois laterais trocados, nunca jogou nem treinou. Se o Ramon vai entrar em algum jogo, ele precisa ser lançado nos treinos na posição para ganhar algum entrosamento. Ninguém pode dizer que faltou raça, nem que o Kleberson afundou o time. Mas o Adriano continua fora de forma, e o Vagner Love inverteu as estatísticas, mesmo sendo o artilheiro do campeonato, ele já errou mais do que acertou. O Pet teve alguns lances lúcidos, mas o meio campo não esteve dominado para facilitar sua maneira de jogar. Pode ser só a minha opinião, mas um bom time titular do Flamengo só pode ter um dos dois escalados : ou Toró ou Willians. Que venha alguma explicação, porque eu não tenho a informação correta da razão do Maldonado não ter começado a ganhar ritmo de jogo ainda.

A semana que começa traz um jogo contra o Tigres no meio da semana e contra o América no domingo, antes de receber o UChile. Dois bons treinos para botar o time jogando bem. É melhor uma semana com dois jogos do estadual do que jogo do estadual e jogo da Libertadores, as vezes com viagem e tudo. É a semana que o Andrade tem para cobrar dos seus preparadores físicos um programa de recuperação dos jogadores e de treinos bem pensados. O jogo foi emocionante, mas só porque o Flamengo não vem treinando junto, por absoluta falta de tempo (há quantas semanas jogamos 2 vezes a cada 7 dias ?), e por licenças exageradas.

Esse time, treinado e com fôlego, ganha 8 em cada 10 partidas contra este time do Botafogo. O Botafogo teve um bom Caio e uma marcação boa em cima do Pet e do Kleberson, dificultando a armação de jogadas. Mas não serve como referência nem treino pra Libertadores. Penso que as duas partidas seguintes podem servir como treino não pelo grau de dificuldade, que não se compara com o que vamos ter pela frente na competição sul americana, mas sim pela possibilidade de testar as diversas formações de combate do Flamengo. Pet ou Vinicius já é uma variação válida, de acordo com o jogo ou com o adversário. Mas e as demais opções que o time precisa ter ? O Alvim, depois da boa estréia, quer contrariar o Mozer. Por enquanto o marrentinho que mais apanha do futebol brasileiro ainda tem preferência. Ele parte para cima, faz isso nos últimos anos seguidamente, e o time ganha uma real alternativa pela esquerda, ainda que sacrificando o setor defensivo deste lado.

Não tem nada perdido e tomara que a semana seja dedicada ao tratamento dos jogadores lesionados e da forma física dos atletas e não ao bate boca de novas notícias extra campo. O Mengão é maior que tudo isso e é hora da imprensa respeitar isso. Vamos falar de futebol !

Flamengo Net

Comentários