quinta-feira, 18 de março de 2010


EMBAIXADAS DA NAÇÃO – O FLAMENGO ONDE VOCE ESTIVER
Por Vinicius Nagem

Amigos do Blog da FlamengoNet,

Se você está gostando de acompanhar as histórias das Embaixadas da Nação, leia também nosso blog no site oficial do Flamengo denominado VOZ DAS EMBAIXADAS, com noticias atualizadas sobre elas. Acesse http://www.flamengo.com.br/site/blog/blog.php?id=6

Entre na comunidade no Orkut destinada aos apreciadores do blog VOZ DAS EMBAIXADAS http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=96624271

Contamos com a presença dos amigos em ambos os espaços virtuais.

A vigésima Embaixada que contará sua história aqui no Blog é a FLA-LAGES, situada na bela cidade de Lages, localizada na não menos bela e santa Catarina. Com a palavra, a FLA-LAGES, uma das 5 embaixadas pioneiras.


Fla-Lages – Em Santa Catarina quem comanda é o Mengão
* Fernando Augusto – Diretor da FLA-LAGES


A história da Fla-Lages está intimamente ligada à trajetória de um rubro-negro lageano: Renato Tadeu Furtado Ramos.

Ainda menino, na década de 60, Renato - hoje com 52 anos - achou no chão um chaveiro com o distintivo do Flamengo. O encanto daquelas cores e a força do nome fez com que ele decidisse que o Mengão seria o time da sua vida.

Ressalte-se que o pai e os irmãos de Renato torciam por um rival do Flamengo, um adversário que ao longo dos anos se especializou em vice-campeonatos. Assim, Renato não teve a influência de ninguém de sua família para se devotar ao Mais Querido: foi a própria grandeza do clube e o seu destino de glórias que atraíram o jovem torcedor.

Renato cresceu ouvindo pelo rádio os gols de Dida, Silva, Almir, Arílson, Doval... Bons tempos aqueles onde as ondas da Rádio Globo AM, cruzavam o Brasil de norte a sul e faziam milhões de apaixonados torcedores rubronegros sentarem-se ao lado dos seus rádios TRANSGLOBE da Philco, para imaginarem as histórias batalhas que se travavam no maior estádio do mundo. Tudo narrado pela dupla de ouro do rádio Jorge Cury e Waldir Amaral, com comentários de João Saldanha e análise técnica da arbitragem do valente Mário Viana.

Bons tempos...

Os anos se passaram, Renato se casou e teve dois filhos, Fernando e Fábio, os quais herdaram a paixão do pai. Fernando nasceu quatorze dias antes de o Flamengo arrasar o Liverpool em Tóquio.

Fábio é hoje o organizador das excursões da torcida para assistir aos jogos. Torcida que iniciou como Fla-Ramos, formada pelo Renato e pelos filhos, mas que cresceu e atraiu outros rubro-negros, formando-se então a Fla-Lages

As viagens para jogos do Flamengo começaram em 1994, ainda pelo sul do país, para logo ganhar outras fronteiras. Anualmente, a Fla-Lages se desloca pelo menos uma vez ao Rio de Janeiro, além de promover festas grandiosas na cidade onde já foram trazidos inúmeros ídolos do passado.

A FLALAGES foi nomeada uma das 5 embaixadas pioneiras em 2008 e sente orgulho da sua bandeira que está tremulando na frente da Gávea, juntamente com as bandeiras das demais Embaixadas co-irmãs.

Neste ano, para fugir um pouco da rotina (já que todo ano fazemos festa em Lages) estamos planejando comemorar o aniversário do Mengão na Gávea, levando um grupo da nossa Embaixada. E preparando o passaporte para ir a Dubai ver a decisão do título mundial.

Flamengo Net

Comentários