segunda-feira, 8 de março de 2010

COLUNA DE SEGUNDA-FEIRA
Hermínio Correa

Ares das Américas

Olá pessoal, Saudações Rubro Negras!

Ainda com os reflexos do caso Adriano rendendo polêmicas, o Flamengo embarca hoje para sua segunda partida na competição mais importante para o futebol Rubro Negro em 2010.

Depois de uma atuação mais convincente, mesmo que contra um adversário contestável, o Flamengo encara agora um desafio que certamente cobrará muito mais atenção, do primeiro ao último minuto. O Caracas, ainda que não represente nenhuma potência do futebol sulamericano, é um time difícil de ser batido em seus domínios, vem em bom momento no campeonato venezuelano (quatro vitórias e três empates em sete jogos) e prepara-se quase que exclusivamente para essa partida contra o Flamengo: Como exemplo, apenas um titular atuou na rodada de sábado pelo campeonato local quando a equipe venceu o Aragua, fora de casa, por 1x0.

Promessa de estádio cheio, fora de casa, contra um time motivado. Todo um clima de Libertadores montado para receber o Flamengo. É aqui que a cabeça de jogadores, comissão técnica e dirigentes deve estar.

Analisando a equipe taticamente deve se lembrar que Willians não vai estar em campo, fruto da expulsão contra o Universidad Católica. Provavelmente o meio seja formado por Toró e Fernando mais recuados, com Kléberson e Vinicius Pacheco responsáveis pela ligação com o ataque. No banco as opções seriam Fierro e Petkovic, para dar uma postura mais ofensiva à equipe, se necessário.

Mesmo considerando toda a dificuldade, normal na Libertadores, o Flamengo pode - e deve - ter em mente a busca pelos três pontos. Em um grupo em que a maioria aponta ser o Caracas a equipe menos qualificada, o melhor que se tem a fazer é ir lá e garantir a vitória. Futebol para isso nós temos.

E não há melhor remédio para uma crise do que uma vitória importante.

Caso Chatuba

A polêmica parece esgotada. Todos sabem o que ocorreu, todos sabem o motivo da dispensa do Adriano, todos estão estarrecidos pelos privilégios do atacante, mesmo que o discurso "só aceitando isso é que o Flamengo o pode trazer" seja coerente. A discussão se o Flamengo deve se submeter a isso para ter bons jogadores já é outra história.

Vale pelo menos um raciocínio. Que Adriano é diferenciado ninguém dúvida. E obviamente que um jogador como ele, com sua categoria, tem uma importância enorme para o Flamengo, o que tem feito muitos se submeterem às suas regalias. Agora pergunto: E a importãncia do Flamengo para o Adriano? Pensando rápido, que jogador no futebol mundial tem relação com seu patrão tal qual a de Adriano com o Flamengo? Milan, Barcelona, Manchester, Real Madrid, Roma, Internazonale?

O que Adriano tem hoje no Flamengo, nenhum outro clube concede mesmo a seus maiores astros. Que ele, com sua qualidade, é fundamental para o time não se discute. Mas está na hora de rever que o Flamengo também é fundamental na carreira de Adriano. Ou dificilmente ele teria espaço - ou a tal "alegria de jogar" - em qualquer outro clube onde ele devesse se submeter ao mínimo de profissionalismo.

O que me preocupa disso tudo é que com ou sem baile funk na Chatuba, alcólatra ou não, a saída de Adriano do Flamengo, mais cedo ou mais tarde, não será nenhuma surpresa e já está se desenhando. O contrato dele, até o momento, não prevê sua presença em uma eventual classificação do Flamengo às fases mais importantes da Libertadores.

Ou seja, está na hora de começar a pensar o futuro dessa equipe.

Salve engano, o contrato do Emerson com os árabes termina em maio. E apesar de ter saído em meio à temporada, as portas da Gávea permaneceram abertas. Seria uma boa o seu retorno?

Por último, felicito às mulheres Rubro Negras pelo dia internacional da Mulher. Parabéns!

Grande Abraço, até segunda e Saudações Rubro Negras, sempre!

Flamengo Net

Comentários