quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O problema é técnico e tático


Temos uma das defesas mais vazadas do ano. Na verdade, já tomamos gols o suficiente para todo o campeonato estadual. É hora de parar. Para muita gente o problema é na nova formação do time e a culpa cai nos ombros de Andrade. Outros vêem este ou aquele jogador como o nosso Judas e acreditam que se ele for pro banco, tudo se conserta.

Para mim os dois lados estão certos.

Desde a saída de Zé Roberto, perdemos o ponta que ajudava fechar o lado esquerdo da nossa defesa. Muita gente lembra do lance em que Wagner Love brigou na defesa contra o Fluminense como exemplo de que ele poderia substituir taticamente o nosso segundo atacante. Pessoalmente, acredito que Love pode até ajudar em algumas circunstâncias de jogo, mas não tem as mesmas características. O time vai ter que mudar ali e Kleberson já deu indícios de que não pode ser onipresente como Willians para resolver.

Por outro lado, Juan e Angelim estão muito mal nesse início de 2010. O caso de Juan é mais delicado: depois de um ano difícil houve uma operação e desde então ele tem se revezado entre péssimas atuações e outras apenas medíocres. Além disso, Juan nunca foi muito bom na marcação. É difícil pensar nele como titular nos próximos jogos.

E Angelim já vinha mal em 2009. Fez um merecidíssimo e inesquecível gol que valeu nossa maior alegria em 17 anos, mas embora seja um jogador imprescindível para o grupo acho que David ou Fabrício fariam uma dupla mais competitiva com Álvaro.

Seja qual for a explicação, temos que ressaltar o seguinte: mantivemos a base, mas o time precisa mudar. Ainda que seja só em uma ou duas posições, vamos ter que mexer e, provavelmente, será com algum jogador campeão brasileiro. Vai doer, mas parece necessário.

Em tempo: os retornos de Willians e Maldonado vão ajudar muito nesse problema. Só é bom lembrar que somos a defesa mais vazada e o ataque mais perigoso que enfrentamos até aqui foi Maicon e Alan. Logo, o problema não é só individual.

PS: Desculpem a ausência do colunista às quintas como blogueiro e todos os dias como comentarista. Comecei essa semana um novo desafio profissional e é o tipo de coisa que nos consome todo o tempo.

Flamengo Net

Comentários