sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

COLUNA DE SEXTA-FEIRA - André Monnerat

Ah é - tem a Taça Rio

Amanhã acontece a estreia do Flamengo na Taça Rio, contra o Macaé, em Volta Redonda. Não é uma estreia em Libertadores, claro; não sei bem como eu lidaria com o Estadual se comandasse o Flamengo hoje. Não dá pra deixar de lado, mas também não dá pra perder de vista o que realmente importa.

Por exemplo: independente de como se apresentassem hoje na Gávea, Léo Moura e Bruno não jogariam amanhã, se dependesse de minha vontade (P.S.: acabo de saber que Álvaro e Petkovic já estão fora...). E é provável que, nem que fosse durante o jogo, eu colocasse em campo gente que está inscrita na Libertadores, que pode precisar jogar em momentos importantes e que está sem qualquer ritmo de jogo - casos de Michael e Rodrigo Alvim, por exemplo. Podemos ainda lembrar que Willians está de fora do jogo contra o Caracas; seria o caso de, em algum momento, já testar em campo a solução que será utilizada para sua ausência.


* * * * * * * * * * * *

Não que o jogo de amanhã não tenha sua importância e não se deva cobrar um bom desempenho do time, mesmo jogando sem alguns titulares. O Flamengo precisa se acostumar a jogar bem, algo que pouco fez nesta temporada. Assim, só posso torcer para que o Macaé - vice-campeão brasileiro da Série D, perdendo a final para o mesmo São Raimundo que ganhou outro dia do Botafogo pela Copa do Brasil - seja um bom sparring e crie dificuldades.

Não que dê pra acreditar muito nisso. O time foi penúltimo colocado em seu grupo da Taça Guanabara e tem a terceira pior campanha do campeonato; nos jogos contra os grandes, perdeu de 3x2 para o Botafogo na estreia e de 4x0 para o Vasco. Mas ao menos parece saber que tem muito a melhorar; trouxe cinco reforços neste intervalo entre os turnos (obviamente, todos desconhecidos; o de melhores credenciais é o lateral Fernandinho, que jogou a série B do Brasileiro do ano passado pela Portuguesa) e foi fazer um período de treinamentos intensivos em Vassouras para se preparar para a Taça Rio. Seu artilheiro é André Gomes - aquele mesmo que jogou no Flamengo entre 2002 e 2003, hoje com 34 anos - com 4 gols.


* * * * * * * * * * * *

Curiosidade inútil: vocês sabiam que o Macaé foi fundado em 1990, com o nome de Botafogo Futebol Clube?


- ANDRÉ MONNERAT trabalha com marketing em Internet e escreve também no SobreFlamengo (sobreflamengo.blogspot.com e twitter.com/sobreflamengo).

Flamengo Net

Comentários