sexta-feira, 22 de janeiro de 2010



EMBAIXADAS DA NAÇÃO – O FLAMENGO ONDE VOCE ESTIVER
Por Vinicius Nagem

Amigos do Blog da FlamengoNet,

Se você está gostando de acompanhar as histórias das Embaixadas da Nação, leia também nosso blog no site oficial do Flamengo denominado VOZ DAS EMBAIXADAS, com noticias atualizadas sobre elas. Acesse http://www.flamengo.com.br/site/blog/blog.php?id=6
Entre na comunidade no Orkut destinada aos apreciadores do blog VOZ DAS EMBAIXADAS http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=96624271
Contamos com a presença dos amigos em ambos os espaços virtuais.
Esta décima segunda Embaixada que contará a sua história aqui no Blog é a Fla Passos, localizada no sul de Minas Gerais. Uma curiosidade: todo cidadão que nasce em Passos, já e um pouco rubronegro, porque a própria bandeira do Município é preta e vermelha, levando o triângulo que compõe a bandeira de Minas Gerais aplicado bem no centro da bandeira municipal. Um neném quando nasce na cidade já se sabe que nasceu mais um habitante de uma cidade rubronegra desda a sua bandeira... Mas para contar a história da criação desta fantástica Embaixada, abrimos caminho para o seu Presidente, Alessandro.

FLA-PASSOS – NO PASSO CERTO
* Alessandro F. Teixeira - Presidente da Fla Passos

A FUNDAÇÃO

O FLAMENGO ao longo de sua mais que centenária trajetória, conquistou o maior patrimônio que um clube pode possuir que é a sua inigualável e invejável torcida. Essa conquista se deu por todas as suas glórias, de um passado recheado de títulos, de um presente e um futuro que temos certeza será igualmente promissor.
A força dessa torcida não se mede apenas em termos de números absolutos de torcedores, mas sim pela paixão que nós RUBRO-NEGROS dedicamos ao nosso clube. Essa paixão não tem distância ou obstáculo algum que possa fazer diminuir ou arrefecer o nosso amor.
Desta forma um grupo de abnegados RUBRO-NEGROS, DA CIDADE DE PASSOS/MG, fundou a PRIMEIRA TORCIDA ORGANIZADA DO SUDOESTE MINEIRO, a FLA-PASSOS.
A historia da FLAPASSOS começa quando esse grupo de pessoas saiu de nossa cidade com destino ao Rio de Janeiro no dia 18/07/1992, para assistir o jogo final do brasileiro FLAMENGO x Botafogo, dai surge a FLA-PASSOS, quando o FLAMENGO conquistou o Campeonato Brasileiro pela quinta vez.
Nossa torcida levou para a arquibancada a sua bandeira que marcou a nossa presença no MAIOR ESTÁDIO DO MUNDO, quando comemoramos intensamente esse título. E, diga-se de passagem, somos pés-quentes e estreamos no maior estilo imaginável.
E sempre que podemos fazemos caravanas com vários de nossos associados para o Rio de Janeiro ou outras cidades onde o FLAMENGO se apresentar para acompanharmos de perto o nosso clube.
Ao longo de nossa trajetória a FLA-PASSOS, criou sua comunidade no site de relacionamentos do ORKUT, (http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4614104), no dia 30 de agosto de 2005, contando hoje com 236 membros efetivos. Essa comunidade tem como patrono o grande rubro-negro WASHINGTON RODRIGUES o APOLINHO, comentarista da RADIO TUPI DO RIO DE JANEIRO.
E a partir de 2008 resolvemos de uma vez por todas instituir legalmente a torcida organizada FLA-PASSOS com sede e estatuto próprios, ganhando mais força com a chegada de novos membros.
Assim montamos a nossa primeira diretoria formada pelos sócios, ALESSANDRO FERNANDO TEIXEIRA, VENILTON MAGELA SANTOS, ERICK FREIRE SILVEIRA, ADIRLEI DE TARSO INÁCIO E DANIEL ALEXANDRE.
Com três meses de formação do nosso site próprio já somos mais de 360 cadastrados, e salientamos que o site já recebeu mais de 10.000 visitas (http://www.flapassos.com/), número expressivo considerando o tempo de criação, a quantidade de pessoas com acesso a internet e a população de nossa cidade que é de pouco mais de 100 mil pessoas.
Após a legalização de nossa torcida, passamos a cadastrar os associados com carteirinhas de identificação, camisetas com a marca do clube e de nossa torcida, além de estarmos viabilizando outros projetos ainda em estudos, que num espaço de tempo muito curto, irá nos possibilitar a construção de nossa sede própria para reuniões, deliberações e principalmente para assistir aos jogos do MAIS QUERIDO DO MUNDO.
A nossa torcida para o FLAMENGO, tem a mesma alma apaixonada daqueles fundadores do clube no longínquo ano de 1895. Essa é a alma que nos faz ter a gana, a garra, o élan necessário para sermos verdadeiramente RUBRO-NEGROS DE CORAÇÃO. Só uma incontrolável e inexplicável paixão como a nossa, explica essa MÍSTICA RUBRO-NEGRA.
Apenas no FLAMENGO vemos um time uma torcida se completarem numa integração definitiva e eterna. Qualquer torcedor de qualquer outro clube comemora um gol, como apenas mais um fato do futebol, o torcedor do FLAMENGO não, para o torcedor do FLAMENGO, o gol é a epopéia máxima, o êxtase absoluto, que afeta todas as raízes do seu ser.

17 ANOS DE ESPERA

Após longos dezessete anos, a idade da nossa torcida, o sorriso volta ao rosto da maior torcida do mundo, da forma com que estamos acostumados, ou seja, com sangue, suor e lágrimas.
O jogo final foi típico de uma epopéia bem rubro-negra, com o adversário sem grandes ambições, mas tentando de todas as formas complicar a nossa conquista.
Mas nem toda a vontade da torcida do arco-íris foi capaz de calar as quase 85 mil pessoas que estiveram no Maracanã e vários outros milhões de torcedores espalhados pelo mundo.
Como todo título do FLAMENGO, esse novamente teve contorno de drama, com o adversário saindo na frente, e os nossos craques nervosos, até o instante em de forma bem irônica, quando os craques principais do elenco não conseguiam reverter o marcador, os dois zagueiros do FLAMENGO, Deivid e o verdadeiro Ronaldo, o Angelim, marcaram os gols do título, salientando que nenhum dos dois havia marcado um gol sequer neste campeonato, COISAS DO DESTINO!
Este título coroou o time que, ao longo do campeonato teve partidas brilhantes, sabendo começar uma arrancada incrível e nunca se importar com cara feia ou se estaria jogando dentro ou fora de casa.
Nesse campeonato, Morumbi, Mineirão, Aflitos, Parque Antarctica, tudo virou Maracanã, o FLAMENGO, cresceu durante a competição, e mesmo jogando 07 das últimas 10 partidas fora de casa, superou a tudo e a todos.
Nos últimos anos, o mais querido já vinha dando mostras que uma NOVA ERA DE OURO, pode se iniciar a partir desse título. A conquista do PENTA-TRICAMPEONATO CARIOCA e a arrancada em 2007, no Brasileirão, bem como a conquista da Copa do Brasil de 2006, são exemplos disso.
Em 2009, as peças que faltavam, foram colocadas nesse tabuleiro de xadrez que é a montagem de um time vencedor, e essas peças são a volta de Pet e Adriano e a chegada de Álvaro e Maldonado, sob a batuta do ídolo Andrade, encontramos o equilíbrio que faltava para mostrar um futebol contagiante, ofensivo, limpo e cheio de lances virtuosos e emocionantes.

A REDENÇÃO

A FLA-PASSOS, comemora em seu 17° aniversário, AS GLÓRIAS SUPREMAS DO PENTA-TRICAMPEONATO CARIOCA E DO HEXACAMPEONATO BRASILEIRO.
Levantamos essa taça junto com o FLAMENGO, pois estávamos presentes já na primeira rodada da competição em BH e na última rodada no Maracanã com dois ônibus lotados, e outros milhares de torcedores em nossa cidade que se não estavam presentes fisicamente, estavam presentes com a fé que nos move.
Após os mais longos 90 minutos da história da humanidade a magnética e ensandecida torcida rubro-negra de Passos, tomou de assalto as ruas de nossa cidade, na maior manifestação pública espontânea de nossa história, com mais de 10 mil pessoas de acordo com dados da Polícia Militar.
Vimos o espírito da nossa torcida a cada vitória, pois, desde a primeira rodada quando excursionamos a BH, sentimos que esse time tinha raça, entrega, e aquela mesma forma de impor o próprio jogo que o Flamengo exibiu em todos os títulos anteriores.
A cada rodada a sede tinha mais e mais torcedores e mesmo nos momentos de crise a torcida jamais arrefeceu seu ânimo e certeza de que chegaríamos ao tão sonhado título.
Passavam-se as rodadas e o que era um jogo com presença de 30, 40, 50 torcedores, foi se transformando numa catarse em que no capítulo final contou com quase 300 pessoas ou mais, superlotando a sede, para a inveja dos adversários.
A Glória suprema do hexacampeonato, transformou a FLA-PASSOS, num fenômeno único em nossa cidade, reconhecida por todos e amada por seus membros.
Sempre estaremos empunhando a bandeira, o nome e o MANTO SAGRADO do FLAMENGO, com energia, luta e criatividade, pois onde FLAMENGO estiver, nós estaremos sempre juntos.

Flamengo Net

Comentários