sexta-feira, 15 de janeiro de 2010


EMBAIXADAS DA NAÇÃO – O FLAMENGO ONDE VOCE ESTIVER
Por Vinicius Nagem

Amigos do Blog da FlamengoNet,

Se você está gostando de acompanhar as histórias das Embaixadas da Nação, leia também nosso blog no site oficial do Flamengo denominado VOZ DAS EMBAIXADAS, com noticias atualizadas sobre elas. Acesse http://www.flamengo.com.br/site/blog/blog.php?id=6
Entre na comunidade no Orkut destinada aos apreciadores do blog VOZ DAS EMBAIXADAS http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=96624271
Contamos com a presença dos amigos em ambos os espaços virtuais.
A décima primeira Embaixada a contar a sua história aqui no Blog é a FLA VALENÇA, localizada na Bahia e principal ponto de acesso à Ilha de Tinharé onde fica localizado o famoso povoado de Morro de São Paulo. E é de Valença que nos conta essa maravilhosa história de amor ao Flamengo, o nosso companheiro Wendel Lobão.

Valeu, Valença! - o amor pelo Flamengo falou mais alto...
* Wendel Lobão – Presidente da FLAVALENÇA

É com imenso prazer que escrevo esse texto, onde conta um pouco da história da FlaValença-BA. De uma simples brincadeira entre dois amigos para se tornar referência no Baixo Sul da Bahia, quando o assunto é Flamengo.

O Início

Vamos lá, no final da década de 90, mais precisamente no dia 13 junho de 1999, logo após o primeiro jogo da final do Carioca entre Flamengo 1 x 1 Vasco. Ali começava também a era “Tri Vice” tão famosa em todo país.

Após aquela primeira partida da final, Wendel Lobão um “flanático” torcedor do Flamengo, convidou seu amigo flamenguista Beto (do SAAE, como é conhecido até hoje) para fazer uma festa caso o Flamengo fosse o campeão Carioca daquele ano. Sem pensar duas vezes, Beto aceitou a proposta e naquela noite já acertavam o dia e horário para discutir o assunto com mais calma.

Na reunião, ficou decidido em comprar 20 (vinte) metros de pano nas cores vermelho e preto, ficando Beto responsável pela confecção da bandeira. Wendel Lobão, saiu pelo comércio pedindo contribuição de outros flamenguistas para compra de fogos, pois festa sem barulho não tem graça (risos). Com a bandeira e os fogos em mãos, só restava o Flamengo fazer a parte dele.

Começamos a convidar os flamenguistas da cidade para se reunirem no Quiosque Farol da Orla, de propriedade do pai de Wendel Lobão (Gedel Lobão) onde passaria o jogo. Não deu outra, com o Quiosque lotado e o Flamengo fazendo parte dele foi fácil fazer a festa.

Flamengo venceu o jogo por 1 x 0 (gol de Rodrigo Mendes) e a festa começara. Bandeira sendo tremulada pelos flamenguistas e fogos no céu ficou, fácil fazer a carreata, percorrendo as principais ruas de Valença-BA e se tornando marca registrada das festas de títulos futuros do nosso Mengão.

Uma coisa que acontecia comigo e acredito que muito flamenguista também, era ser chamados de louco, tudo que fazia era chamado de maluco “o Flamengo nem sabe que você existe”. O que eles não sabiam é que me chamando de louco ou maluco, meu amor por este clube era renovado.

O amor falou mais alto

Entre 2004 e 2008, a FlaValença-BA ficou “esquecida” onde não entendo o porque desse esquecimento até hoje. Com o amor falando mais alto, Wendel Lobão não deixou a peteca cair e sempre marcava presença em Salvador, nos jogos do Flamengo, sozinho e com uma faixa de 20 (vinte) metros nas costas com o nome da torcida.

Em um belo dia, recebi uma ligação de um colega informando que no jornal A Tarde (Maior jornal do Norte-Nordeste) havia uma foto da faixa da FlaValença-BA abrindo a matéria de capa do caderno de esporte. Fiquei louco e corri para as bancas onde comprei dois jornais.

No dia seguinte fui procurado pela equipe de esporte do mesmo jornal, querendo uma entrevista onde o assunto era a paixão pelo Flamengo no interior da Bahia. Fui entrevistado e fez o maior sucesso, pois comecei a receber e-mails de todo o Estado querendo informações de como se associar, querendo material para compra, etc.

A Volta

Em 2008 o Flamengo jogou em Salvador pelo Campeonato. Brasileiro contra o Vitória e eu tinha de cumprir a promessa de levar minha filha (Gabrielle, 10 anos) para ver o Mengão. Ela ficou tão empolgada com aqueles momentos no hotel e no estádio que me passou uma energia diferente e comecei a pensar na volta da FlaValença-BA. Como trabalho com criação de sites, esse foi o primeiro passo para o retorno. Fiz o site (http://www.flavalenca.com.br/) e comecei a convidar os flamenguistas adormecidos da nossa cidade para o retorno dos encontros.

O Reconhecimento

Para minha maior alegria, recebi um e-mail do Alexandre Moraes, informando que a FlaValença-BA era a mais nova Embaixada da Nação, projeto maravilhoso do Flamengo para os torcedores fora do Rio de Janeiro.

Fiquei muito emocionado ao receber o Diploma de Embaixada das mãos de Adílio, em festa realizada na Gávea, no último dia 08 de agosto. “Foi muito emocionante aquele dia. Passou um filme na minha cabeça desde a idéia da criação da FlaValença-BA até aquele momento, na frente do então presidente Delair, personalidades e aos novo amigos das outras Embaixadas”.

Hoje estamos mais experientes, com vários projetos para este ano de 2010, inclusive uma nova área para poder receber mais flamenguistas com o conforto que merecemos, contatos diários com o clube, além de receber e-mails de outras cidades querendo informações para também se tornar Embaixadas. Acredito muito nesse projeto das Embaixadas e tenho certeza que com o apoio de todos cresceremos ainda mais.

"Nunca deixem de sonhar, porque os sonhos... se realizam, é só você acreditar neles!!!"

É isso, um grande abraço a todos e até a próxima.

Flamengo Net

Comentários