terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Um esclarecimento

*Por Lucas Dantas

É bom escrever isso para esclarecer algumas coisas.

Não importa o resultado de uma eleição, sempre haverá o grupo descontente, o feliz e o desesperado. Sempre. Até para síndico.

A eleição do Flamengo elegeu mais do que um presidente. Marcou um ponto novo no futebol. O Flamengo colocou uma mulher no comando da cadeira mais visada do futebol nacional. Mas isso basta para um bom governo?

Na minha opinião, não. O governo é feito pelo trabalho, não pela roupa íntima. Muitos argumentos contra a sua pessoa (e sua capacidade) foram levantados por todas as partes. Um colégio eleitoral pequeno decidiu que Patrícia Amorim será a Comandante em Chefe do clube no importantíssimo ano de 2010. Deram para ela um time na Libertadores da América, com aparentemente as contas em dia, um patrocínio muito bom, uma loja recém-inaugurada, um CT em estágio avançado de trabalho e problemas, muitos problemas.

Desde que surgiu, Patrícia foi um nome forte e polêmico. As mais variadas correntes da Gávea alimentaram a idéia de que ela irá acabar com o futebol em prol dos esportes olímpicos. Me assusta que gente inteligente realmente compra essa idéia! Ninguém, nem Calígula, seria capaz de tal insanidade. O que eu sempre pedi de um presidente do Flamengo foi a ruptura do modelo atual que (não) sustenta os esportes de escolinha e o milionário/deficitário futebol.

Marcio Braga acenou com esse modelo em 2003. Ganhou meu voto. Sim, fui lá votar. Esperança que ruiu com os resultados em campo, a falta de autonomia, as velhas múmias perseguindo o semi-Deus Júnior e em pouco tempo, a volta de pessoas que jamais deveriam pisar na Gávea de novo. Marcio Braga perdeu meu voto e minha desilusão, aliada à mudança para São Paulo, acabou com minha participação no clube. Chega, já era, tchau.

Agora Patrícia apareceu dizendo que irá mudar de novo. Eu não votei, mas votarei em 2012. E olharei muito bem o que ela fará. Os nomes são conhecidos de muita gente e dão arrepios nos torcedores. Justo. Mas os outros também eram.

Meu preferido era um candidato que não concorreu. Ele revelará seu nome se quiser, mas sabe o que penso. E fui um grande entusiasta de sua candidatura e espero que considere para 2012. Depois, ele trabalhou com o Areias e esse passou a ser meu candidato. Acredito que de muita gente aqui também. Mas aconteceu o que aconteceu e vocês viram. Plínio prometera cumprir a campanha de Areias. Muita gente não acreditou, dada a votação final.

Plínio, para mim, é 1995. É a volta. O discurso pode ser lindo, mas me permitam não crer mais nesse modelo. É um direito meu. Cada um pensa de sua forma e a democracia segue dessa maneira.

Mas acho também, não, tenho certeza, que todos esses alardes, dramas e medos são apenas resultado de uma chateação pelo resultado não obtido. Ao invés de sacramentar que os títulos estão perdidos, que o time será rebaixado e que o ano acabará em 2012, que tal aguardar os primeiros movimentos, mas com calma?

Vamos ver se ela mantém o time, mas sabendo que é do jogo se muita gente sair. Amigos, fomos campeões brasileiros. Antes mesmo da eleição já se falava em proposta pro Andrade. Ela já disse que quer continuar com o técnico, vamos ver o que rola. E quanto ao time, ao vice de futebol, tudo isso, vamos esperar.

É claro que se ela começar a meter os pés pelas mãos, deveremos todos levantar e protestar. Eu, Lucas Dantas, irei esperar um pouco para ver qual é. Os outros me passavam sim a impressão do mais do mesmo. Espero que agora tenhamos alguma diferença.

Patrícia Amorim, boa sorte.

---------------------

Agora um adendo importante.

Já li de tudo a meu respeito aqui, escrito por protegidos pela Internet. Mas uma hora chega. É gente que não me conhece, muito menos sabe como as coisas aconteceram. Vem aqui falar que tenho vontade de trabalhar no Flamengo e que possuo interesses ou até coisa pior. Uma coisa é discutir uma opinião. Outra é baixar o nível pro lado pessoal.

Deixo claro o seguinte: não faz muito tempo, não muito mesmo, taquei um processo por danos morais contra um blogueiro irresponsável que falou coisas a meu respeito. Inclusive, fui alertado por um dos membros do conselho deste blog sobre o caso. Ainda está em andamento, mas ele nunca mais abriu a boca para falar a meu respeito.

Dado meu trabalho, eu conheço bem as leis de Internet e todos os IPs aqui são registrados. Já descobri onde muitos aqui trabalham com uma simples pesquisa.

Não é ameaça, mas eu nunca destratei a honra nem a moral de ninguém. E falo tudo o que tiver que falar na cara de qualquer um. Só que agora, quem vai falar de mim, é bom estar preparado. Vai ter que provar. E não fique pensando que isso é vazio. Não é. Tudo está documentado.

Ontem eu li que uma negociata com Kléber Leite deu errado e por isso odeio o cara.

Só um completo ignóbil para achar uma coisa dessa. Eu nunca estive perto de Kléber Leite. Nunca troquei uma palavra com Kléber Leite. Jamais fiz nada com ele, nem pretendo. Minha aversão ao profissional Kléber Leite dá-se única e exclusivamente por conta do que ele (não) fez como gestor do Flamengo. Só isso. Não conheço a pessoa Kléber Leite e nada tenho a dizer dele.

Sobre trabalho na Gávea, ocorreu há um tempo atrás, como já explicado, uma consultoria que não acabou muito bem. Mas morreu ali. Ninguém processou ninguém e o assunto parou. O marketing seguiu sua vida, o site está espetacular e eu continuei o meu lado. Dois grandes amigos meus estão na Gávea e por quem torço demais. Nem preciso dizer seus nomes, mas acho que eles podem falar a respeito do meu caráter ou se há qualquer idéia minha de “explorar o Flamengo”.

Sobre a Patrícia, não a conheço, nunca falei com ela e nem tenho idéia se num futuro próximo isso ocorrerá. Minha vida não vai mudar se não acontecer.

E terminando, não sou nenhum dono da verdade ou qualquer coisa do tipo, mas tenho minhas opiniões e sei que às vezes elas soam forte. Só que eu não mudo o que escrevo a cada três pontos. E estou sempre aberto ao debate, quando quiserem, com quem for. Um participante desse blog uma vez comprou briga comigo, trocamos e-mails particulares e ficou tudo resolvido. Simples.

Flamengo Net

Comentários