sábado, 12 de dezembro de 2009

Nosso Mundo é Flamengo – O Hexa em Portugal

Por Thiago Gonçalves*

Olá amigos Rubro-Negros,

como vai essa saborosa ressaca?

Confesso que a adrenalina e a emoção do Hexa ainda não acabou por completo e continuo no meu vício de guardar vídeos, reportagens, imagens, ou seja, tudo que tenha a ver com o último domingo. Para terem uma ideia, eu já tenho uma pasta no computador com mais de 1GB de vídeos desde o próprio jogo completo, passando por vídeos de programas esportivos e entrevistas. É o meu actual vício.

Nessa minha preocupação em guardar informação, uma das minhas responsabilidades seria comprar os três jornais esportivos para ver como os portugueses falaram do nosso título.

Como disse acima, aqui em Portugal nós temos 3 jornais esportivos: A Bola, O Jogo e o Record. Na segunda-feira só consegui comprar o Record e o título brasileiro foi motivo de destaque, tendo direito a uma página completa, logo no início do jornal de forma separada do resto do futebol internacional, com a curiosa manchete:" Acorda Urubu que o Mengão é campeão". Para além disso, Ronaldo Angelim foi coroado com a medalha de ouro numa atribuição diária que o jornal faz com quatro medalhes distintas: ouro, prata, bronze e lata (negativa).

No dia seguinte pude conferir o que A Bola e o Jogo tinham sobre o Mais Querido. E mais motivo de orgulho. O Jogo dedicou duas páginas para o título com a manchete "A Paixão está ao Rubro" e uma grande imagem do Maracanã lotado pela Magnética. A Bola dedicou-nos uma página com uma reportagem sobre o Andrade e uma outra, menor, com o Íbson.

Para além das reportagens dos três jornais, um colunista do jornal A Bola, Miguel Sousa Tavares, dedicou a sua coluna semanal ao nosso título. Deixando de lado algumas gafes como chamar-nos de alvi-rubros ou dizer que o São Paulo andou o campeonato todo a frente com o Palmeiras a persegui-lo, a coluna está bem escrita e destaca-nos no panorama nacional como "o clube mais popular do Brasil e uma religião no Rio de Janeiro".

Saudações Rubro-Negras.

PS: Digitalizei todas as reportagens para quem quiser ler e/ou guardar. Basta clicar nos textos que estão em negrito e itálico que a imagem com a referida reportagem aparecerá numa nova janela.

*Thiago Gonçalves mora em Braga, uma cidade no Norte de Portugal, e orgulha-se de dizer que foi recebido na escola ao som de “Levantou poeira” cantado pelos alunos na última Segunda-Feira. Para além de dar aulas, também escreve no Mundo Flamengo (www.mundoflamengo.com)

Flamengo Net

Comentários