sábado, 12 de dezembro de 2009

Os palpiteiros do blog

Melo já mandou a letra dele. Agora publicamos o texto do Frederico Stroppa Moreira, que também bancou a Mãe Dinah e chegou perto do resultado final.

Mudança de atitude

Sou do tipo de torcedor que dificilmente anda com camisa do clube ( tenho uma da Adidas de 87 , comprada pelo meu pai tricolor no Rio na semana seguinte a conquista da Copa União , que nunca usei ) , que não gosta de ver jogo em turma , que nunca participaria de torcida organizada enfim , um torcedor individualista .

Me considero fanático , daqueles que sempre estão discutindo os assuntos referentes ao clube , que não ouve besteira de torcedor de outros clubes sem responder na hora , que assiste ( sozinho no quarto e geralmente sem som ) jogos reclamando de tudo e todos , xingando , vibrando com os gols , lamentando muito as derrotas . Na minha família sou o mais doido por futebol com certeza e isso aumentou muito nos anos de jejum rubro negro . A cada ano fui piorando , fui dando mais faniquitos durante os jogos , fui ouvindo mais reclamações quanto ao comportamento durante os jogos ( até um vizinho tricolor reclamou sobre isso ) . Só lembrando que na minha família tem pai tricolor , irmão vascaíno , mãe simpatizante do vice e do cruzeiro e irmã simpatizante do Flamengo . Sem contar tios e tios vascaínos .

Mas durante esse 2009 que se encaminha para o fim percebi que estava torcendo errado . Achei mesmo que estava até contribuindo pros fracassos porque desanimava fácil , com qualquer coisa negativa . Esse sentimento vinha desde 2008 ( cheguei até a escrever sobre isso após o jogo contra o América do México ) mas se acentuou nesse ano . Percebi que me faltava uma atitude tipo a do Arthur no urublog ou do Alex do Triplex em vários de seus posts durante o ano .

O ponto da virada , da mudança de atitude foi o jogo contra o Goiás . Desanimei muito , baixei a guarda totalmente , já estava entregando os pontos . Aquela coisa de Libertadores tá bom , etc e tal . Sem contar que me estressei demais vendo o time sem conseguir ganhar o jogo . E mais ainda achando ( como gostei de estar errado em relação a isso ) que o Goiás ia entregar pros bambis no domingo seguinte .

Resolvi desencanar . Resolvi segurar minha onda . Passei a ver que tem muita coisa boa sendo feita no Flamengo , especialmente desde 2006 , que o time na verdade estava fazendo uma excelente campanha . Se somente conseguisse vaga na Libertadores já seria um bom resultado , ainda mais saindo lá de baixo e totalmente desacreditado ( até por nós torcedores do clube ) . Percebi que se fosse pra continuar como estava o melhor era parar de torcer . Não tinha sentido ficar sofrendo todo jogo , ficar batendo boca por qualquer coisa , ficar no blog discutindo com outros que no fundo querem o mesmo que eu : o melhor pro Clube de Regatas Flamengo .

Os 2 últimos jogos desse brasileirão foram os primeiros na nova atitude . Foi muito bom . Até estranharam porque não vibrei tanto assim com o título ( apesar de estar muito satisfeito ) . Talvez não entendam mas resolvi que tem que haver uma separação clara entre o torcedor e a pessoa . Não dá pra ficar sendo 100% influenciado pelos resultados do clube . Não sei se vou conseguir manter essa postura mas estou me policiando sempre . Um bom exemplo é o que fiz com o arco-iris após o hexa : pra mim basta ver a raiva , até o ódio , dos caras com o título do Flamengo . Pra que bater boca com eles que tanto tentam desmerecer o título ?

Quando li uma entrevista do Bruno no domingo pós jogo do Goiás e o cara falou sobre ansiedade da torcida atrapalhando fiquei puto e logo em seguida pensei no assunto . Não é que o cara tava certo ? Logo ele que acho um cara que tem brita na cabeça !

Agora vou ser um torcedor “normal” !

Flamengo Net

Comentários