sexta-feira, 4 de dezembro de 2009


EMBAIXADAS DA NAÇÃO – O FLAMENGO ONDE VOCE ESTIVER
Por Vinicius Nagem

Amigos do Blog da FlamengoNet,

Antes de iniciar a apresentação do post dessa semana, gostaria de informar que estou escrevendo um blog no site oficial do Flamengo denominado VOZ DAS EMBAIXADAS. Acesse http://www.flamengo.com.br/site/blog/blog.php?id=6
Também temos agora uma comunidade no Orkut destinada aos apreciadores deste blog http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=96624271 Contamos com a presença dos amigos em ambos os espaços virtuais.
A quinta Embaixada que irá contar a sua história aqui no Blog é a FLA FLORESTA, localizada em Alta Floresta, no extremo norte do estado de Mato Grosso, numa cidade que – tenho certeza - muitos de vocês nem conheciam e que também tem uma grande torcida do Mengão. Seu Presidente chama-se Luiz Carlos Marques Garcia Júnior, apelidado carinhosamente por mim de Luiz das Selvas e os Diretores que compõem essa brava diretoria são Deyvison Fonseca, Reginaldo Liberal, Valdeir Freire, Railson Félix, Luciano Roque, Abrahão Carvalho, Marcos Menin e Cristino Telles.
Nesses dias que antecedem à disputa mais emocionante do Flamengo nos últimos 17 anos, essa é mais uma prova da força da Nação espalhada por todos os cantos do mundo. E podem ter certeza, que na comemoração do HEXA, vai ter festa na FLORESTA também!


TEM MENGÃO NA FLORESTA
* Luiz Carlos Marques Garcia Júnior – Presidente da FLA FLORESTA


... como tudo começou.

Essa era a segunda vez que eu estava voltando para Alta Floresta para morar... o Cigano voltou!!!
Nem eu nunca havia entendido o motivo de tantas andanças, morando em várias cidades, nunca parando em nenhuma e até em outro Estado... mas em todo momento eu acreditava que estava sempre buscando meu caminho, um sentido em minha vida.

Eu sempre acompanhei o Mengão pela TV e desde 2005 comecei a ir para o Rio para ver de perto o que era “aquilo”... porque eu tinha aquela paixão avassaladora pelo Flamengo???
Tudo bem... em casa “quase” todo mundo era desde criança... meu pai morou no Rio onde estudou, serviu o exército e fortaleceu mais ainda a sua paixão, e nos trouxe essa linda e maravilhosa herança... apesar de termos sido blindados com uma mancha entre nós em casa, rss... meu irmão do meio tornou-se Vascaíno, aprendeu essa porcaria com um já falecido tio... que Deus o tenha... mas esqueçamos esses mísero detalhe.

Então Xomanos... ao ir pela primeira vez em minha vida para o Rio e para o Maraca foi tudo muito mágico... desde minha chegada no Aeroporto de Santos Dumont... que lugar é esse, me pergunto até hoje... não me esqueço, eu ouvindo a música mais conhecida do havaiano Jack Johnson no fone do avião e vendo aquela maravilha de cidade... a visão mais linda que já tive, sem sombra de dúvida.
Bem que dizem que a primeira vez a gente nunca esquece... verdade... não me esqueço... tanto que depois disso não deixei mais de ir para o Rio, todo ano... apesar da dificuldade de morar no Mato Grosso e principalmente na maioria das vezes no “interiorzão” do Estado... Alta Floresta está a 800 Km da Capital Cuiabá... longe pra dedéu galera!!! Ainda tem o detalhe econômico... aqui tudo e mais caro, então temos que fazer sempre das tripas coração.

Eu havia morado entre 2003 e 2005 já em Alta Floresta, morei aqui 2 anos e sempre via os jogos do Mengão sem torcida, com um amigo ou outro... voltei para a capital Cuiabá, onde fiquei quase 3 anos trabalhando e por questões profissionais e financeiras acabei por ter que voltar a trabalhar em Alta Floresta, pois não conseguiria nada em meu ramo em Cuiabá ou em minha cidade natal Cáceres. Recebi uma proposta de minha madrinha novamente em Alta Floresta e lá fui eu... com fé em Deus que tudo se ajeitaria novamente.

Logo no primeiro mês que aqui cheguei já estava eu enturmado com toda a galera que eu já conhecia... estava me sentindo em casa novamente.

Em meados do mês de abril do ano passado (2008), num sábado, estava eu em uma feijoada com vários amigos quando chegamos na conversa de que haveria jogo do Mengão nessa tarde... combinamos ali na hora, anunciamos no microfone do grupo de pagode da festa e fomos antes do começo do jogo para um restaurante onde sabíamos que iria transmitir o jogo e eis que lotou o local... e quem era o adversário??? Vice da Gama... hehehe... lá vamos nós, mais uma vez... o que já era esperado aconteceu, o Flamengo deu uma chibatada no Vasquinho... bebemos tudo que tínhamos direito nesse e em outro Bar até o pote encher... hehehe.

Num jogo seguinte assisti sozinho, se não me engano contra o Sport, e vi o Mengão fora de casa virar o jogo e levar 3 pontos preciosos... caracas... eu estava sozinho, sem beber e vendo o Mengão patrolando... eu estava com um sentimento diferente... não era como nos outros anos... peguei minha “motoca” e fui para rua, quando ao passar por um boteco, encontrei 4 amigos flamenguistas felizes da vida também ... nós não andávamos juntos nem nada, mas nos conhecíamos e sabíamos que tínhamos a mesma paixão... o amor pelo Flamengo.

Sentei com eles e começamos a comemorar... não demorou para entrarmos no assunto de assistirmos aos jogos do Flamengo juntos... foi aí que tudo começou. Começamos a avisar nossos amigos que começaríamos a nos reunir para assistir aos jogos e a coisa foi se formando e acontecendo... logo de início dei a idéia de chamarmos nossa torcida de URUBU DA FLORESTA e acabou pegando. Começamos a assistir todos os jogos juntos e cada vez ia aparecendo mais e mais apaixonados pelo Foderozão.

Já quase no fim do ano de 2008, mas precisamente em novembro, por trabalhar já há muitos anos com Turismo tive a idéia de montar um pacote saindo da capital para o Rio para assistirmos a um jogo do Mengão e levar a galera para conhecer a Cidade Maravilhosa... deu tudo tão certo que acabamos indo em 22 pessoas, inclusive uns gatos pingados que nem eram Flamenguistas, mas aproveitaram a barca e foram juntos.

Não poderia ter escolhido data melhor... chegamos numa quinta-feira no Rio e no domingo era o grande jogo da vida de muitos dos que foram... da turma toda apenas eu e mais 2 conhecíamos o Rio e apenas eu e mais 1 já havia ido ao Maracanã... o restante era tudo marinheiro de primeira viagem rubro-negra. E o jogo meus amigos... o mais especial do campeonato de 2008... Flamengão x Porquinhos... voces não fazem idéia da alegria que pude ver estampada no rosto de cada um que ali estava, inclusive os 3 gatos pingados (1 bambi, 1 gaymista e 1 gaviãozinho), que naquela altura estavam cantando juntos.
Que sacola o Palmeiras levou, com direito a Gol maravilhoso de letra do Ibson... foi escolhido o jogo mais bonito do campeonato brasileiro de 2008 e tive a felicidade de levar minha galera para ver... realizei mais um sonho meu e de mais 20 ao mesmo tempo.

No sábado, às vésperas do Jogo, estive na Gávea com alguns da torcida e pude presenciar a 2ª Diplomação das Embaixadas da Nação, onde também vim a conhecer o Vinicius Nagem e o Mario Cruz que nos explicou como tudo funcionava e como poderíamos fazer parte dessa que foi umas das idéias mais brilhantes que a Diretoria do Flamengo teve em muitos e muitos anos: estreitar o relacionamento com a maioria de seus torcedores, que são os espalhados pelo Brasil.

A partir disso comecei a trocar E-mails com o Mario e acompanhar pela internet tudo sobre as Embaixadas... até o dia em que tivemos a notícia de que haveria a 3ª Diplomação... foi uma correria do caramba mas conseguimos enviar tudo que era necessário no devido tempo e então fomos eu e mais 3 da torcida ao Rio em Agosto deste ano receber o mais importante Diploma de nossas vidas. Depois desse dia tão memorável nossa torcida passou de URUBU DA FLORESTA para FLA-FLORESTA... mesmo estando no nortão do Mato Grosso, já na Amazônia Legal e colados ao Pará, conseguimos realizar um grande sonho que até pouco tempo atrás não imaginávamos que seria possível um dia... sermos reconhecidos dentro do nosso Clube amado e principalmente, nos tornarmos parte de uma gigante e maravilhosa família por todo nosso País que lutam pelo mesmo ideal: VER O FLAMENGO CADA VEZ MAIOR, O AMANDO CADA VEZ MAIS E PASSANDO ISSO PARA SUAS GERAÇÕES.

Conhecemos pessoas especiais no Rio de Janeiro, eles sabem que não preciso citar nomes, e que se tornaram meus irmãos a partir desse dia... pessoas que conhecemos e sabemos que podemos contar para o resto da vida... coisas que só o Flamengo poderia fazer... unir irmãos de sangue rubro-negro para sempre.

É complicado você tomar frente de uma torcida onde em qualquer lugar que seja terá muita gente para participar, ainda mais porque você acaba se responsabilizando e tomando frente de tudo até para não deixar ela acabar... e muitas vezes também você acaba arcando com tudo.
É difícil... mas o amor é maior... e tudo isso que faço é porque nosso coração é Rubro-Negro... nossos corações pertencem ao Flamengo e ele está nos recompensando neste momento tão especial para todos nós... a conquista do maior campeonato do Brasil, do melhor futebol do mundo...

O HEXACAMPEONATO É NOSSO... VAMOS BEBEMORAR GALERA... NÓS MERECEMOS... NOSSO FLAMENGO MERECE.

PARABÉNS A TODOS QUE FAZEM DO FLAMENGO O MAIOR DO MUNDO... O MAIOR NOS CORAÇÕES DE MAIS DE 35 MILHÕES DE TORCEDORES.

MENGÃO, NÓS SEMPRE TE AMAREMOS E ONDE ESTIVER ESTAREMOS.

ABRAÇOS A TODOS... O HEXA É NOSSO XOMANOS!!!

SRN,

OBS: QUERO FAZER UM AGRADECIMENTO ESPECIAL AO MEU CARO AMIGO MORAES, UM DOS FUNDADORES DA RAÇA-RUBRO NEGRA, DO SITE www.historiadetorcedor.com.br. APRENDI COM ELE A AMAR MAIS UM POUCO AINDA O MENGÃO... O QUE ESSE LEKE JÁ FEZ PELO FLAMENGO MERECE ATÉ ESTÁTUA... GRANDE ABRAÇO MORAES, OBRIGADO POR VOCE FAZER PARTE DESSA TORCIDA, POR FAZER PARTE DO FLAMENGO.

Flamengo Net

Comentários