quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Rubro-Negrismo Racional

Conforme combinado e prometido, publicamos abaixo o texto vencedor da promo em parceria com nosso amigo Arthur Muhlemberg. O vencedor foi o Thiago Gonçalves, e aproveitamos que nos envie seu endereço para postarmos o livro. Nosso obrigado aos que nos enviaram textos, e um grande abraço e os votos de muito sucesso para o "sempre da casa" Arthur.

Para servir de enquandramento, comecei mês passado a trabalhar como professor e nesses primeiros tempos a relação com os alunos tem sido de conhecimento mútuo.

Morando em Portugal, logo ao abrir a boca para me apresentar já sou detectado como estrangeiro. Muitas perguntas se seguem e numa delas, um aluno perguntou-me por qual clube eu torcia, esperando como resposta Porto, Benfica ou Sporting. A conversa desenrolou-se mais ou menos assim:

- Por qual clube o professor torce?

- Flamengo.

- Mas aqui em Portugal?

- Flamengo. No Brasil, em Portugal, na China, em Marte, onde for...

- Ohhh Professor... Mas com certeza o Professor tem um clube aqui em Portugal.

- Simpatizo com o Braga (pequeno clube da cidade onde vivo), mas clube só tenho um, o Flamengo. Só o Flamengo me faz ficar até as 4h da manhã vendo um jogo tendo que levantar às 6h para trabalhar. Só o Flamengo me fez ficar uma noite sem dormir depois de uma derrota por causa da tristeza. Só o Flamengo me faz ficar uma noite sem dormir depois de um título devido a tanta adrenalina e emoção dentro de mim. Só Flamengo me faz ficar horas em frente ao Youtube vendo pequenos vídeos da torcida e de jogos antigos. Só o Flamengo me faz ter pena de não ser 15 anos mais velho e ter vivido os anos 80 de outra forma. Por tudo isso, eu posso afirmar que clube eu só tenho um, é o Flamengo e mais nenhum.

A turma manteve-se calada e ninguém sequer levantou alguma dúvida. Todos perceberam o sentimento que saía de minhas palavras e respeitaram.

Isso foi na Sexta-feira antes do jogo com o Coritiba e imaginem o meu espanto quando na Segunda-Feira vejo, de longe, o tal aluno das perguntas procurando na net os resultados do Brasileirão. A seguir, abriu imediatamente o Youtube para ver os gols. Quando viu o golaço do Adriano, não se conteve e chamou-me com um sorriso. Digo-vos uma coisa: deu um orgulho danado!!!

Tenho aulas com essa turma todas as Segundas e semanalmente a história tem se repetido.

Considero esse o meu maior ato de Rubro-Negrismo racional porque, ou muito me engano, ou a Nação ganhou mais um membro. Quando esse garoto olhar a tabela de classificação do Brasileirão, seja quando for, já vai ter um time por qual vai procurar e nunca mais vai esquecê-lo.

Thiago Gonçalves

Flamengo Net

Comentários