segunda-feira, 23 de novembro de 2009

COLUNA DE SEGUNDA-FEIRA
Hermínio Correa

Faltou postura de Campeão

Olá pessoal, Saudações Rubro Negras!

Em algumas vitórias que tivemos no campeonato, especialmente as obtidas em momentos decisivos como Palmeiras e Atlético Mineiro, ambas fora de casa, ressaltamos que nessas partidas o time havia apresentado um equilíbrio, uma postura de campeão.

Não que a postura de campeão esteja apenas ligada à forma de atuação da equipe ou à postura tática, mas fato é que o Flamengo vinha até então conseguindo resultados positivos com um esquema perigoso e preocupante de jogo. É consenso que o Flamengo recuava demais em muitas partidas, principalmente as últimas, ainda que tenha obtido sucesso nos resultados.

Ontem a equipe não optou por recuar como vinha fazendo. Não há como dizer que o estádio tenha sido fator, afinal Maracanã cheio e em festa não é novidade em se tratando de Flamengo. Quando houve uma postura mais defensiva era mais por méritos do adversário do que por opção de jogo. E o Flamengo que aprendeu a gostar saindo em jogadas de velocidade, contando ainda com o brilhantismo e a categoria de homens decisivos como Petkovic ou Adriano, ontem parecia engessado e impotente frente ao bloqueio imposto pelo time goiano. Para piorar, a pressão pela necessidade de vencer para enfim alcançar a liderança parece ter alterado os nervos dos jogadores.

O Flamengo, salvo raras exceções, foi um time nervoso. Errou bastante. Adriano não se movimentou, Petkovic foi responsável por 10 dos 34 passes errados da equipe. As jogadas não fluíam pelas laterais. Resumidamente, jogamos mal.

Em um primeiro momento, o resultado de ontem é bastante frustrante. Dá a sensação de que o titulo tenha escapado de nossas mãos da maneira mais cruel possível: Dentro de casa, diante de um Maracanã lotado, bastando apenas fazer a parte que lhe cabe que é vencer em seus domínios.

Mas eu ainda acredito!

Para o sonho continuar vivo, terão que ter muito mais do que a vontade e disposição que de fato mostraram ontem. Diga-se: Jogou mal sim, mas não faltou vontade de vencer. Só que está provado que vontade apenas não ganha jogo. Vai ter que buscar um algo a mais, vai ter que voltar a jogar como campeão.

Mala branca

Esse tema é chato, seria muito melhor falar apenas de futebol, mas...

Não posso entrar muito em detalhes primeiro por não ter como provar segundo porque não preciso comprometer as pessoas que conseguiram a informação, mas é fato: houve mala branca.

Mas tenho um pensamento muito racional para a situação: A mala é uma questão desportiva ou ética? Fico com a segunda. “Mala” não chuta, não erra passes, não substitui mal. A tal “mala” sequer existiria se o Flamengo fizesse sua parte e vencesse.

Dentro de campo, com ou sem mala, o Flamengo deveria subir para o gramado tão ou mais motivado do que o Goiás. Maracanã lotado, torcida presente, iminência de alcançar a liderança do campeonato. E a real chance de título.

A mala branca não transformou o Goiás em nada mais do que... o Goiás. Tão somente o transformou em um time mais “motivado”. Mas ainda assim, continuou sendo Goiás. O Flamengo não o venceu. Ponto.

Talvez o assunto morra, talvez muito se diga no decorrer da semana. Fato é que esse mesmo Goiás enfrenta o São Paulo na próxima rodada. Boa oportunidade para os esmeraldinos mostrarem que a “mala” motivou o time a não perder. Até porque ao Internacional, time onde Iarley e Fernandão são ídolos e onde possuem bom relacionamento interno, precisa e muito desse resultado.

Nós Rubro Negros temos que ter em mente o seguinte: Deixem uma mala atrapalhando a outra.

Ao Flamengo cabe ir a Campinas, ter postura de Campeão Brasileiro na bola, jogando com garra disposição, vontade e categoria, e conseguir os três pontos. Não que seja simples, mas é apenas isso. É ir lá jogar futebol de verdade e vencer.

Fica um pedido: Acredite Nação Rubro Negra! O título ainda é possível.

Grande abraço, até segunda e Saudações Rubro Negras, sempre!

P.s: Para quem está acostumado com a "Coluna de Segunda Feira" não tem nada de errado na foto não, é isso aí mesmo. Precisamos honrar esse Manto Sagrado e a hora é agora: Dirigentes, Torcida e jogadores. Flamengo acima de tudo.

Flamengo Net

Comentários