sexta-feira, 2 de outubro de 2009

COLUNA DE SEXTA-FEIRA - André Monnerat

O time para o jogo de domingo

Quem costuma ler a minha coluna por aqui já está careca de conhecer a ideia do 4-3-3 que eu vejo como escalação ideal para o Flamengo hoje em dia. E, na coluna do dia 18, eu palpitei: "desconfio que, com a iminente volta de Juan e algumas declarações falando sobre o aproveitamento de Éverton no meio, algo mais parecido com a minha ideia pode vir a aparecer em breve - nem que seja no meio dos jogos".

Pois parece que Andrade andou mesmo preparando esta solução nos treinos, exatamente com a volta de Juan e Éverton se adiantando. Não sei se o time vai começar jogando assim, mas é uma opção a ser utilizada - e eu acho uma boa.


O Fluminense é um time que tem uma zaga insegura e, principalmente, um ponto fraco óbvio na marcação de seus laterais. Encontrar soluções pro time poder atacar mais pelas pontas pode ser decisivo no jogo de domingo. Mas, no duro, o pior lado tricolor não é por onde estará Éverton, e sim a lateral esquerda, onde Paulo César e João Paulo são verdadeiras avenidas. A opção de Andrade dentro deste esquema deve ser Zé Roberto, enquanto eu preferiria Fierro - até porque o chileno tem um poder de marcação muito maior e, por isso, poderia facilitar também o apoio de Léo Moura.

* * * * * * * * * * * * * * *

Defensivamente, o grande cuidado que o Flamengo precisará tomar é com Conca. Todas - eu disse TODAS - as jogadas de perigo tricolores passam por ele. Não sou muito adepto de marcação individual, mas um cuidado especial precisa ser tomado com ele. Se anularem o argentino, a produção ofensiva do Fluminense tenderá a zero. Até porque o fraco ataque tricolor precisa ter muitas chances para converter umazinha que seja. Com a contusão de Kieza - o que tem sido mais regular entre os atacantes deles - , é provável que formem com Alan (que merecia mesmo vaga, é bem melhor que o bizarro Adeílson que andou jogando) e Fábio Neves, sem um centro-avante de referência na área.

Andrade optou por simplesmente substituir Álvaro por David na zaga, no que concordo. Desde que Aírton voltou a jogar no meio, me reconvenci de minha opinião do início do ano: o improvisando na defesa, o Flamengo ganhava um zagueiro razoável, mas perdia a chance de ter um grande volante. Pra mim, ele tem jogado tão bem na cabeça-de-área que eu prefiro mesmo não mexer mais nele, embora Willians também seja bom jogador.

Mas é bom que David, Aírton e todos os demais tomem cuidados extras para não fazer faltas tolas próximas à área. Mesmo que seja bem marcado, Conca pode acabar decidindo o jogo numa bola parada.


* * * * * * * * * * * * * * *

Foi ótimo o Fluminense ter ganho do Avaí na semana passada. Estava na certeza de que se eles chegassem ao Fla-Flu há meses sem ganhar, desencantariam no Maracanã. Este peso esotérico, graças a Deus, sumiu.

Já a vitória de ontem, contra o lanterna do campeonato peruano com três expulsos, pode sim ter um efeito bom pra eles domingo, dando um pouquinho mais de autoconfiança para os jogadores - e o aspecto psicológico é uma das coisas que mais têm pesado nessa fase negra do Fluminense. Acredito inclusive que Cuca deve querer jogar com isso e mandar o time pra cima logo de cara, talvez usando a marcação pressão no campo de ataque de que ele tanto gosta.

De qualquer forma: é fato que o Flamengo é, hoje, muito melhor que o Fluminense. Clássico é clássico e vice-versa, já dizem os sábios. Mas, time por time...


- ANDRÉ MONNERAT trabalha com marketing e Internet e escreve também no SobreFlamengo.

Flamengo Net

Comentários