sexta-feira, 11 de setembro de 2009

COLUNA DE SEXTA-FEIRA - André Monnerat

Meu time para o jogo de amanhã


Andrade vive, para este jogo de amanhã contra o Sport, a situação mais confortável para escalar o time em muito tempo. Estão fora apenas Juan e Toró - ausentes já há muito tempo, sendo que o segundo não é mesmo titular -, além de Willians, que tem outros jogadores à altura para substituí-lo sem grandes dramas. Enfim: ele terá à disposição jogadores para montar o time da maneira que imagina ser a melhor.

O time provável deve ser baseado no que venceu e agradou contra o Santo André: Bruno, Léo Moura, Álvaro, Angelim e Éverton; Aírton, Maldonado, Fierro e Petkovic; Dênis Marques e Adriano. Uma escalação coerente, aproveitando uma estrutura que já foi testada, que não me desagradaria - mas eu faria um tanto diferente, embora saiba que seria uma mudança considerável no jeito de jogar do time.




Este é o time que eu imagino como titular para o Flamengo com o elenco atual (apenas com a entrada de Juan na lateral esquerda, quando puder voltar; Willians disputa posição com Aírton e Maldonado). O esquema seria bem parecido com o do Corinthians de Mano Menezes no primeiro semestre - variando do 4-3-3, quando com a bola, para o 4-5-1, na hora de defender.

Éverton e Fierro teriam a função de tanto atacar pelas laterais quanto de ajudar na marcação no meio e aos alas/laterais adversários. Com a bola, os dois teriam a ajuda dos laterais na hora de criar jogadas pelas pontas e se revezariam entre dar opção na frente e ajudar no trabalho de criação no meio. A movimentação deles serviria para aliviar um pouco a barra de Petkovic tanto na hora de criar quanto de marcar, além de ajudar a deixar os ofensivos laterais rubro-negros menos expostos na hora de marcar.

Parte da ideia vem do fato de que, desde que Émerson saiu, não me parece que outro atacante tenha se credenciado a fazer dupla com Adriano. Dênis Marques até agora aparentou estar pesado e me pareceu, ao menos na forma em que está, mais um homem de área do que um atacante de movimentação. E Zé Roberto...

Com este desenho, Dênis Marques seria o reserva imediato de Adriano. Erik Flores e Zé Roberto poderiam entrar no lugar de Fierro e Éverton quando estivessem ausentes. Sem Pet, a opção teria que ser por Camacho. Seriam maneiras de tentar manter a estrutura do time mesmo quando desfalques surgirem.


- ANDRÉ MONNERAT trabalha com marketing e Internet e é responsável pelo blog SobreFlamengo.

Flamengo Net

Comentários