sexta-feira, 11 de setembro de 2009

“A” ELEIÇÃO

Houve uma série de comments sobre a “bomba” pré anunciada pelo Muhlemberg que acabou se materializando no anúncio de uma nova chapa para as eleições de dezembro, liderada pelo Areias. O Roberto andou mencionando um POST que eu publiquei em julho quando ainda estava acreditando que uma série de colunas minhas, intitulada “Bata e Rebata”, conseguisse envolver os participantes do BLOG pelo menos de vez em quando em idéias novas, projetos, mudanças. Não deu certo, mas fiquei feliz de ter sido lembrado pelo menos por um blogueiro. Para que saibam do que se tratava, repito o POST:

“BATA E REBATA 2 Nelson Bata de Oliveira

Estas semanas têm sido ricas em discussões sobre a necessidade de convocar a torcida a se associar ao Flamengo de alguma forma, seja como sócio proprietário, contribuinte, contribuinte familiar, contribuinte aluno ou off-Rio. O objetivo? Montar um grupo de gente nova, interessada em mudar os rumos da direção na Gávea a partir do voto, elegendo uma diretoria dissociada do status quo vigente no rubronegro nos últimos 500 anos. É uma esperança? Sem dúvida e estaremos incentivando constantemente o pessoal que freqüenta o BLOG a se juntar aos que já se decidiram. Mas há outros caminhos. Um deles, tão difícil quanto esse, mas também possível, tem pelo menos uma vantagem: já poderia dar resultados nesta próxima eleição.

Explico.

Todos os depoimentos que tenho lido aqui e em outras fontes dão conta de que, de um quadro associativo de aproximadamente 5.000 pessoas não mais que 2.000 têm participado das eleições nos últimos pleitos. E quem ganha, não precisa de mais que 1.000 votos para ser eleito. Conclusão: há um “mercado” de eleitores potenciais “ocioso”. A sugestão é a seguinte: identificar quem são esses 3.000 sócios, fazer uma aproximação com eles para tentar convence-los a participar das próximas eleições, de forma que a maioria do quadro de sócios esteja presente e, principalmente, municiá-los com o máximo de informações possível sobre os candidatos, com seus prós e contras, vantagens e desvantagens. Não é o caso de tentar aliciar associados, não seria nem ético nem benéfico para o clube esse tipo de atitude. Trata-se de tentar montar uma força-tarefa para deixar bem claro quem é quem e principalmente para convencer o máximo possível de sócios a votarem nas próximas eleições.

Talvez alguém diga: é fácil para você falar isso aí de longe. Realmente, estou a 1.000km do Rio, não tenho a mobilidade e a flexibilidade necessárias para poder participar desse tipo de ação como gostaria. Mas, apesar de ser sócio off-Rio e não estar apto a votar por conta do Estatuto do clube, que publica a lista de sócios aptos a votar no dia 31/08, 60 dias antes de eu completar 3 anos de associação, não estou me eximindo de nada. Pela internet, por correio e por outros canais que me sejam acessíveis, posso colaborar até o limite da minha capacidade física, se alguém se dispuser a encabeçar uma ação como essa. Fica a sugestão e o desafio. Alguém se habilita?”

Agora, quanto e me posicionar frente ao anúncio da nova chapa, desculpem, mas não é o caso, acredito. Não que não me cause esperança. As chances são imensas, mas não são uma certeza. Não há certezas nesses casos. Não custa lembrar que a última vez que se festejou o renascimento da esperança de uma reviravolta na gestão do Flamengo, a montanha pariu um rato. Na verdadeira acepção do termo.

Mas acho que a idéia central do POST continua válida, feitas as ressalvas necessárias. Se se conseguir criar um canal de contato maciço com os sócios recalcitrantes, aqueles que vêm se recusando, eleição após eleição, a participar do processo, esclarecendo-os exaustivamente sobre as qualidades de cada grupo concorrente, que deverá lhes apresentar suas propostas de forma clara e detalhada, que as melhores dessas propostas movam esses sócios a saírem de sua zona de conforto e a irem à Gávea, ajudar o Flamengo a reencontrar seu destino.

Eu me ponho à disposição a qualquer tempo, disposto a ajudar no processo, dentro das minhas limitações de distância. Seria necessário um coordenador no Rio, neutro, a distribuir as tarefas para que possamos usar os meios possíveis para atingir esses sócios antes do dia do pleito. Como, alias, eu já havia deixado claro no POST original.

Que pelo menos desta vez, quem pode votar, realmente vote. E escolha com sabedoria, pelo bem da nossa paixão.

Flamengo Net

Comentários