domingo, 13 de setembro de 2009

Nosso Mundo é Flamengo - Visão do Mundo (FLA 3x0 SPO)

Por Thiago Gonçalves, de Braga (Portugal)*

“Esses dois jogos podem servir como a mudança. Ganhando sábado contra o Sport e, principalmente, jogando de forma convincente, já sabemos que a torcida vai comparecer contra o Coritiba. Conseguindo as duas vitórias deixaremos aquele miolo da tabela e nos aproximaremos do G-4 e então é questão do elenco definir o que vão querer para o resto do campeonato.” Mundo Flamengo – 10/09/09

Olá amigos do Flamengonet,
Inicio o meu texto com uma citação de uma coluna publicada a meio da semana no Mundo Flamengo, onde eu falava sobre a necessidade do Flamengo ganhar e bem do Sport, para que a torcida compareça contra o Coritiba e a importância que duas vitórias nesses jogos podem ter.
Infelizmente ontem não pude assitir ao jogo do Flamengo ao vivo. Tive um jantar de aniversário de um amigo e para piorar a situação, estava sem saldo no celular e foi impossível contactar amigos para que me dissessem quanto estava o jogo, ou seja, foi apreeensão até às 3:30h da manhã quando cheguei a casa, corri para a Internet e pude ler que tivemos uma boa atuação, uma vitória convincente e uma coisa que reparei assim que vi a escalação do time: voltamos ao 4-4-2 com dois médios mais defensivos, dois criativos e dois atacantes lá na frente.
Como tinha o compromisso de escrever a Visão do Mundo desta semana, coube-me o “sacrifício” de acordar às 8:30h para assistir ao VT do jogo no PFC Internacional. As aspas estão postas de propósito porque assitir ao jogo sabendo que iria ver uma boa apresentação e uma vitória gorda, não pode ser sacrifício nenhum, independente da hora. O objectivo era mesmo ver com meus próprios olhos, tirar as minhas conclusões para poder escrever a coluna baseado nisso e não na opinião de reportagens.
Não vou ficar falando da excelente partida do Adriano, ou da saúde demonstrada pelo Pet e toda a sua inteligência no meio-campo, mas sim de uma coisa que eu sempre critico no Flamengo e ontem, ainda bem, aconteceu o contrário: o grande volume de jogo criado, a vontade de querer sempre mais, a não-satisfação com o resultado de 1x0 ou 2x0.
Por norma, o nosso time consegue abrir vantagem, perde o tesão pelo jogo, fica enrolando enrolando, corre riscos desnecessários e às vezes se dá mal à conta disso. Ontem não. Ontem não tiramos o pé do acelerador e foi o belo espectáculo que nós vimos. Claro que a fragilidade do Sport, acentuada com a expulsão de um jogador, facilitou e muito essa tarefa, mas não foi só isso: foi uma questão de mentalidade.
Assim como o Andrade falou na entrevista após o jogo, por vezes, a melhor defesa é o ataque. Afinal de contas, enquanto tivermos a posse de bola no nosso ataque, mantemos o perigo longe da nossa baliza.
Não tenho dúvidas que a escalação da equipe, com dois médios criativos e dois atacantes de raiz, tenha tido grande importância nessa mudança de mentalidade. O simples fato de receber o vice-lanterna da competição em casa e iniciar o jogo com uma formação atacante demonstra ao adversário que queremos a vitória e que a assumimos a obrigação de procurá-la. É como uma luta de boxe de um bom lutador contra um mais fraco: se o nais forte não partir pra cima e demolir logo o adversário, a sua superioridade não adianta de nada.
Eu já aprendi a não entrar em euforias com esse time do Flamengo. O fato de termos ganho, e bem, do vice-lanterna não é motivo para exageros, mas a verdade é que a vitória foi importante e o quanto foi importante só saberemos dizer daqui a 4 ou 5 jogos dependendo dos próximos resultados.
O que me alegra e me entusiasma é ver um sitema defensivo bem montado, novamente com um jogador de grande nível, experiente, controlando a zona mais recuada. É ver um jogador como o Maldonado que apesar de não aparecer muito para a torcida, já está a tornar-se um jogador primordial no nosso meio-campo. É ver, depois de vários anos, um jogador inteligente no meio-campo, capaz de esperar o momento certo para fazer o passe e deixar isolado o companheiro como o Pet no segundo gol. É ver um atacante de classe mundial a jogar novamente com o Manto, um jogador que faz uma boa partida e o nome do Flamengo é ecoado em vários pontos do mundo. http://migre.me/6TBT
Nada de euforias, mas vamos valorizar e comemorar sim essa vitória, mas sempre com a consciência de que essa vitória sem uma sequência de bons resultados de pouco valerá.

*Thiago Gonçalves, 25 anos, residente em Braga (Portugal), é formado em Engª da Computação Gráfica e Multimédia, e escreve também no Mundo Flamengo (www.mundoflamengo.com)

Flamengo Net

Comentários