segunda-feira, 7 de setembro de 2009

COLUNA DE SEGUNDA-FEIRA
Hermínio Correa

"Delegado, chama a polícia: Roubaram o futebol do Flamengo!"

Olá pessoal, Saudações Rubro Negras!

Dentro das circunstâncias nas quais o jogo foi se desenvolvendo, considerando a desorganização da equipe aliada a mais uma expulsão de Willians, o empate foi um resultado lucrativo. O Flamengo não conseguiu, em momento algum, mostrar-se próximo da vitória. Pelo contrário. Portanto conseguir um ponto depois de permanecer noventa minutos recuado em sua defesa, não passa de um enganoso prêmio: A um time que não demonstrou capacidade para conseguir mais do que um mero, e prejudicial, empate.

O que mais assusta é perceber o Flamengo, time de histórica vocação ofensiva, atuar da maneira como atuou neste domingo. Um time que desde o início deixou claro que abria mão do objetivo maior de qualquer partida, buscar a vitória.

Durante a semana houve toda uma discussão sobre a maneira tática ideal para sair de Curitiba com um bom resultado. Talvez o 4-4-2 da partida contra o Santo André, ou ainda o 3-5-2 dadas as opções de jogadores disponíveis. No desenrolar da partida, nem um nem outro sistema. O que se viu foi o retorno do sistema de chutões para o ataque. Nenhuma articulação de um inoperante meio campo. Nenhuma jogada de avanços pelas laterais. E não restou ao time outra forma de atuação a não ser recuar e tentar encaixar algum contra ataque. Muito pouco para um time grande.

Fosse o time do Atlético um pouco mais organizado e em uma melhor fase, estaríamos lamentando mais um revés pelo sul do Brasil. Mas a incompetência de nosso adversário, sem muita objetividade apesar da maior posse de bola, só colaborou para o baixo nível técnico da partida.

O único setor que merece algum destaque foi o defensivo. Soube suportar a pressão imposta pelo adversário, demonstrando mais equilíbrio e sintonia entre os zagueiros. Foi uma partida em que Álvaro foi verdadeiramente posto à prova e demonstrou o quando sua contratação foi importante para equipe.

Definitivamente a identidade do atual time do Flamengo parece formada. Sem muita criatividade, sem qualquer organização tática, sem a criação de jogadas em que se perceba um mínimo de interferência do comando técnico. Dessa maneira, não se pode criar quaisquer expectativas acima daquilo que já temos nesse momento. Uma posição intermediária parece cada vez mais coerente com o futebol praticado por esse elenco.

E cada dia mais percebo que torcemos por um Flamengo que não existe.

Um último registro: Sai do estádio certo de que deveria falar e criticar mais uma expulsão do Willians. Iria propor exatamente alguma forma de punição por parte da diretoria. Some-se à quantidade de expulsões, as partidas suspensas por conseqüência destas além das suspensões pelos recorrentes cartões amarelos e teremos o peso que um jogador titular tantas vezes desfalcando a equipe. Alguém, de alguma forma, precisa colocar a cabeça desse garoto no lugar. Não vou discutir parte técnica, mas a parte disciplinar está completamente fora dos padrões. Está na hora de uma chamada e séria por parte da diretoria.

Um abraço especial ao amigo André Borsato, Rubro Negro que ontem torceu e sofreu junto e a todos os Flamenguistas que mostraram um espírito guerreiro aqui em Curitiba. Porque se encher de esperanças por um Flamengo vitorioso, correr atrás de ingresso, encarar aquela chuva chata e ver esse futebol medíocre, não é brincadeira não.

Merecemos um Flamengo mais vitorioso. Sem dúvida.

Grande abraço, até segunda e Saudações Rubro Negras, sempre!

Flamengo Net

Comentários