domingo, 30 de agosto de 2009

UMA PROPOSTA MALUCA

Lembram quando o Leonardo falou em “vender” o Flamengo? Eu comentei na época que achava que ele tinha falado mais no sentido figurado, mas....

Nessa mesma linha, vai aqui mais uma sugestão:

Um grupo de investidores forte e interessado no esporte disponibiliza um capital de, digamos, uns R$ 500 milhões de reais.

Procuram o Flamengo e propõe o seguinte: o futebol é arrendado para uma empresa que faz um contrato de exploração por, no mínimo, dez anos.

Só entram no negócio os jogadores de futebol + a comissão técnica, o CT de Vargem Grande, as instalações de futebol da Gávea e mais nada.

Toda a dívida relativa ao futebol passa para essa empresa, inclusive a obrigação contratual de manter os pagamentos da Timemania em dia.

O clube recebe um valor inicial ( Cessão de Direito de Uso ) a ser calculado cuidadosamente, para ser investido na parte social, nos demais esportes e na pequena parte das dívidas que não tem relação com o futebol.

Além disso, a empresa paga um valor anual pela cessão dos direitos de exploração do futebol.

Todas as receitas e despesas referentes ao futebol durante esse período passam para essa empresa, inclusive os contratos de patrocínio, as cotas de TV, as rendas, as vendas de direitos federativos, etc.

As dívidas pré existentes do futebol, exceto as da Timemania, que já estão descritas acima, são renegociadas em condições mais vantajosas com pagamento à vista.

Os investidores terminam o CT, fecham contrato com o CFZ, remontam o time, negociam a utilização do Engenhão durante os anos de reforma do Maracanã e, de preferência, se for possível, entram na licitação do novo Maracanã.

Depois passam a gerir o clube como uma verdadeira empresa, principalmente usando as modernas ferramentas de gestão para aproveitamento do potencial de receitas que pode ser proporcionado por um planejamento de marketing de alto nível junto à torcida no Brasil inteiro e até no exterior.

Pode-se até pensar em uma percentagem dos lucros com o futebol, a serem repassados ao clube, para modernização, a tão sonhada revitalização da Gávea.

Com certeza essa gente ganharia dinheiro com o Flamengo nesses termos. Apenas para recuperar a aplicação inicial, esse empreendimento teria que gerar uma taxa de retorno sobre o investimento, o tal de ROI, de 10% ao ano, durante os dez anos. Eu acho que eles conseguiriam mais do que isso. E o clube social se livraria do atual passivo e das limitações que o impedem de se tornar um clube social de ponta, como são o Pinheiros, o Tijuca, etc.

Em dez anos o clube estaria saneado, poderoso e, ou muito me engano, ou voltaria ao topo da cadeia alimentar do futebol brasileiro, com condições de alçar voos mais ousados a nível mundiais. Mas aí já envolveria algo parecido no futebol brasileiro como um todo.

A vantagem é que o futebol não seria realmente “vendido”, seria terceirizado por um período. Ao fim do mesmo, com cláusulas contratuais que não permitam que nenhuma das partes seja lesada, renegocia-se o pacote todo. Acho que seria renovado por outros períodos mais, com benefícios para todos os que amam o Flamengo acima de paixões e interesses pessoais.

Alguém se habilita?

Flamengo Net

Comentários