segunda-feira, 31 de agosto de 2009

COLUNA DE SEGUNDA-FEIRA
Hermínio Correa

Provando que pode ser melhor

Olá pessoal, Saudações Rubro Negras!

Ainda não foi o Flamengo que pode ser, ou pelo menos aquele dos sonhos de muitos torcedores. Tão pouco o adversário mostrou qualquer força. Independente disso, fato é que o time teve atitude, principalmente nos minutos iniciais e mostrou que não perderia pontos em seus domínios, como ocorreu em partidas anteriores. Soube enfrentar um fraco Santo André com certa competência, o bastante para tornar a partida fácil. Assim foi a vitória do Flamengo.

Infelizmente a inconsistência dessa equipe sugere ainda uma boa dose de desconfiança. Nada nos garante que no complicado compromisso da próxima rodada – contra o Atlético na Arena da Baixada – a equipe demonstre melhor postura. São vários aspectos a serem confirmados na partida de Curitiba: A necessidade de jogar bem fora de casa, a de ganhar de um adversário que hoje luta pelo rebaixamento e a de quebrar mais um tabu – O Flamengo nunca venceu nesse estádio.

Para este importante desafio, a esperança passa a ser a confirmação principalmente de duas boas atuações ocorridas no sábado: Petkovic mostrou ser essencial para o esquema tático dessa equipe no momento, não apenas pela falta de um articulador para o meio campo, mas principalmente pelo futebol mostrado em campo. Sem dúvida tem sido o cérebro dessa equipe. E uma nova expectativa agora recai sobre o contestado Zé Roberto: Antes vaiado e justamente criticado pela falta de vontade nas partidas, sábado ele compensou com um pouco mais de técnica e principalmente, dando velocidade nas saídas para o ataque. Não é nenhum absurdo dizer que ele teve participação direta no resultado, afinal sofreu o pênalti que resultou no segundo gol além de sido premiado ao marcar o terceiro. Merece verdadeiros elogios de pela boa atuação, mas Zé Roberto pode e precisa dar a essa equipe aquilo que se espera dele desde a sua contratação, o que certamente não se resume a atuação de sábado.

A situação na tabela após essa terceira rodada no returno deixa em aberto o temor do risco de rebaixamento e uma ponta de esperança por uma vaga na Libertadores. O Flamengo está em situação intermediária e necessitando de uma boa seqüência na competição para lutar por algo mais digno. O problema é que não se pode criar ilusões por uma simples, ainda que boa, vitória: A equipe ainda carece de uma organização em campo, precisa alcançar um equilíbrio dentro das partidas – temos oscilado demais dentro dos jogos e contra o Santo André não foi diferente – e quem sabe uma conscientização de que esse time precisa de um nível de superação maior por parte principalmente daqueles jogadores mais experientes nesse elenco. Uma medida de curto prazo seria adotar metas específicas de pontuação: Alcançar em menor tempo possível os pontos necessários para fugir do rebaixamento e posteriormente lutar por melhores posições. E nessa hora aqueles mais experientes no elenco precisam mostrar vontade, mostrar compromisso com os objetivos da equipe.

Depois de algum tempo enfim o time terá uma semana inteira de trabalhos pela frente. Há tempo para recuperar a forma física de alguns jogadores, tempo para treinar um pouco mais aspectos táticos (principalmente se optar pela manutenção do 4-4-2) e tempo para respirar um pouco de toda pressão à qual o time esteve exposto nas últimas rodadas. Tudo isso para que a partir de domingo, apesar de todas as dificuldades sempre encontradas nos confrontos contra o Atlético em Curitiba, o time possa reencontrar o caminho das vitórias.

Lembrando que nosso adversário é outra equipe que vem oscilando bastante dentro da competição, mas que mantém sempre uma forma mais agressiva jogando em seus domínios e tem conquistados seus pontos principalmente depois da volta de Antônio Lopes como técnico. Se não devemos nos iludir com o Flamengo que ganhou de três, também não devemos acreditar no Atlético que perdeu de três para o Náutico em Recife. E apesar deles terem ainda um compromisso no meio de semana pela Copa Sulamericana, contra o Botafogo, domingo será um jogo bastante pegado.

Mais uma oportunidade para o Flamengo provar que é melhor do que o que temos visto nos últimos jogos.

Grande abraço, até segunda e Saudações Rubro Negras, sempre!

Flamengo Net

Comentários