domingo, 23 de agosto de 2009

Nosso Mundo é Flamengo - Limpeza

Por Thiago Gonçalves, de Braga (Portugal)*


Por indisponibilidade de escrever a coluna no sábado, tive que escrever o texto na sexta-feira e todos sabem como é difícil escrever qualquer coisa depois da derrota e de tudo o que se passou na véspera. Por isso peço desculpa por não ter um texto tentando mudar de assunto, mas a cabeça não consegue pensar em outro assunto.
A nossa mentalidade Rubro-Negra sempre foi de otimismo, esperança, afinal de contas chorar de véspera é coisa de botafoguense. Mas nem isso conseguimos mais. Não tenho problemas em dizer que para mim, hoje, a maior preocupação é não ser rebaixado. Apesar de achar que dificilmente isso acontecerá, não deixa de ser o meu maior medo. Em outros tempos estaríamos a ver isso como uma fase passageira e que com uma boa sequência de vitórias já estaríamos perto do G4, mas estamos cansados. Cansados de ter esperança e não sermos correspondidos, cansados desse ambiente que reina na Gávea, cansado desses jogadores que se acham maior que o MAIOR clube do país.
O futebol mudou. Antigamente cada bom time tinha um craque e esse craque fazia a diferença, mas hoje do jeito que está tudo tão nivelado por baixo, esse craque deixou de ser imprescindível. Hoje as prioridades devem ser outras, como comprometimento, esforço, trabalho de equipe e treino, muito treino. Muitos podem dizer que em 2004 e 2005 tivemos times baratos e quase caímos, e é verdade, mas acho simplista dizer que foi por ter time barato que quase caímos. Quase caímos porque não havia dedicação, não havia esforço, não havia estrutura, não havia nada do que precisa haver num clube de futebol sério. Ou alguém acha que o Santo André de 2004 tinha melhor time do que nós para ser capaz de calar um Maracanã lotado e levar a Copa do Brasil?
E hoje o que eu vejo? Vejo um grupo de jogadores em que poucos realmente se importam com o clube. Vejo um grupo de jogadores que sabem que não têm mercado na Europa e mesmo assim recebem salários absurdos para a realidade brasileira. Vejo jogadores que sabem que podem fazer o quiser que não saem do time. Assim, não vamos a lado nenhum e o time não é barato.
Precisamos duma limpeza. O Atlético-PR amargava as últimas colocações quando afastou 5(CINCO) jogadores do elenco. Resultado: quatro vitórias seguidas e comprometimento dos demais que ficaram. O elenco ficou mais fraco provavelmente, afinal de contas são menos cinco jogadores nas contas do técnico, mas o grupo ficou mais forte. Eu sempre ouvi dizer que uma laranja podre estraga o saco todo e se uma parte da solução é mandar embora algumas dessas laranjas, por que não fazer?
Mais dois jogos sem vencer e a torcida não suporta mais o Andrade. Eu, no lugar dele, teria uma atitude drástica e que poderia chamar a torcida pra junto dele e do grupo. Há 15 dias atrás eu tive que aturar um jogadorzinho chamando a torcida de FDP; essa semana tive que aturar um palhaço rindo da nossa torcida e gastando tempo quando estava a perder por ser vaiado. Quer a torcida do teu lado, Tromba? Separa 4 ou 5 e manda passear. Convoca uma colectiva com a direção e anuncia que os jogadores A, B, C, D, E foram embora por desrespeitar a instituição Flamengo e coloca ordem na casa. Duvido que os que ficarem não vão ter mais empenho ou sabem que o mesmo pode acontecer com eles. Aproveita a colectiva e avisa que não temos dinheiro e que por isso, o time vai ter constantemente várias peças jovens, mas que honram o Manto. Valoriza esses míudos e assume a responsabilidade.
Eu sei que não precisamos só de uma limpeza a nível de jogadores, mas sim de uma limpeza geral. Para esse ano parece que a corja que se candidata às eleições é a mesma de sempre, mas se nós fizermos a nossa parte e aumentarmos o quadro de sócios para 2012 poderemos ter mais chance dum grupo sério se chegar a frente para tirar os de sempre do poder. 31 de Agosto está chegando pessoal.

*Thiago Gonçalves, 25 anos, residente em Braga (Portugal), é formado em Engª da Computação Gráfica e Multimédia, e escreve também no Mundo Flamengo (www.mundoflamengo.com)

Flamengo Net

Comentários