segunda-feira, 10 de agosto de 2009

COLUNA DE SEGUNDA-FEIRA
Hermínio Correa

Vontade digna de Flamengo

Olá pessoal, Saudações Rubro Negras!

E deu Flamengo! Em um jogo marcado pela desconfiança da torcida sobre uma equipe que vinha de dois resultados frustrantes, o Flamengo mostrou muita vontade, jogou melhor em todo o tempo, criou muitas oportunidades de gol e saiu do Maracanã com o três pontos. E os que vinham reclamando da passividade de muitos dos jogadores – me incluo à lista – hoje tem que reconhecer que o resultado foi construído pela dedicação mostrada por cada um desses ontem em campo. Poderíamos questionar a parte técnica, mas isso é outra história.

Comecemos pelo sistema defensivo. David chegou e mostrou uma qualidade muito superior à do bravo Wellington. Organizou melhor a defesa, deu maior tranqüilidade ao seu companheiro de zaga e o resultado foi um funcionamento mais consistente do trio Airton / David / Angelim. Não foi uma atuação perfeita por detalhes, algumas vezes percebia-se uma certa confusão no posicionamento mas ontem não houveram os sustos observados nas últimas partidas. Bom reforço. Chegou e pelo que mostrou ontem tem futebol para ser o titular.

Na lateral Léo Moura jogou com muito mais vontade e seriedade. Fez a dele, jogou onde ele de fato sabe atuar. Se antes vínhamos cobrando diretamente, se antes ouvia-se vaias era porque de fato sabíamos que não estava jogando o que sabe. Foi perfeito ontem? Também não. Mas armou, marcou, buscou espaços, criou, e até perdeu gol. O caminho é esse.

Willians é um guerreiro.

Pet muito marcado. Além disso, senti que jogou se poupando, segurando um pouco mais. É um grande jogador e sem dúvida é quem organizou melhor nosso meio campo, quem tem articulado nossas jogadas. Porém o fôlego já não é o mesmo. Há uma sensível diferença entre as partidas em que entrou no segundo tempo – buscando muito mais o jogo, sendo mais acionado – e a de ontem onde controlou mais o ritmo. Continuo na esperança de um meia para o Flamengo mas enquanto esse não chega, ele tem vaga de titular garantida. E os meias que estiverem na reserva nos próximos jogos podem começar a aquecer mais forte logo no início do segundo tempo porque com ele desde o início em campo, já é uma substituição certa.

Emerson é um guerreiro.

E Adriano é o artilheiro do Brasileirão. Perdeu muitos gols ontem, é verdade. Mas decidiu a partida. E artilheiro é isso aí, o jogo está difícil? Ele mesmo está perdendo gol atrás de gol? Não importa, saiba que ele pode definir o jogo. E ontem Adriano definiu. E olha que tem muito a melhorar ainda.

A torcida é impressionante. Havia desconfiança? Sim. Mas se o apoio tinha que vir de algum lugar, saiu de mais de 47 mil vozes. E mesmo quando o jogo ainda estava empatado, o que se percebia era a arquibancada empurrando o time. Essa é a melhor combinação que pode haver: Vontade dos jogadores em campo e apoio das arquibancadas. O Flamengo se fortalecer demais com isso.

Sulamericana

Qualquer competição em que o Flamengo entra deve ter o título como foco. E apesar de um time Brasileiro ser o atual campeão, ainda existe essa cultura de desmerecer a Copa Sulamericana. Não importa: É a segunda competição do continente, mas há ainda assim uma boa projeção internacional para quem a conquista.

Quarta estreamos contra o Fluminense. Apenas mais um motivo para levar a sério esta competição desde o início.

Grêmio no Olímpico

Falta ainda uma semana para o jogo, muita coisa pode ocorrer até lá, há ainda esse importante jogo da Sulamericana no caminho. Mas desde já faço coro: Busquem os três pontos em Porto Alegre. A situação do Flamengo na tabela exige um esforço maior nesse momento se ainda querem disputar o título Brasileiro. O time que quiser levantar a taça tem que ter média de dois pontos por partida, algo que só será alcançado com vitórias dentro e fora de casa ainda mais contra rivais diretos.

O Brasileirão por pontos corridos exige planejamento, metas. E não abdicar de buscar vitórias fora de casa. É no Olímpico, contra o Grêmio. Sempre foi difícil.

É jogo para superação.

Grande abraço, até segunda e Saudações Rubro Negras, sempre!

Flamengo Net

Comentários