quinta-feira, 23 de julho de 2009

Sobre os últimos acontecimentos

A saída de Cuca era iminente. Não acredito que resultado algum seguraria ele. Não que eu fosse contra ou a favor. Na realidade, tentei ser racional todo tempo, mesmo quando suas substituições eram estapafúrdias, mesmo quando ele metia o time pra frente pra tentar empates ou viradas.

No meu entender, Cuca é um bom técnico. Pode melhorar muito. É a minha opinião. Eu sempre cobrei dele mais pulso. Mais atitude. Mas isso é complicado dentro de um Flamengo. É complicado fazer isso num clube que tem vários caciques pra poucos índios, e ainda jogadores que se acham as rainhas da cocada preta. Jogadores que não respeitam o técnico, não respeitam dirigente, não respeitam O CLUBE, e não respeitam você, torcedor.

O grau de profissionalismo desses caras é ZERO. Não há como cobrar nada deles. Principalmente por serem acobertados por empresários e dirigentes que - provavelmente - não viram a Época de Zico. Sim, se tivessem visto, não considerariam alguns desses aí craques.

Me entristeceu muito a saída do Cuca. Não a saída em si, mas mais uma vez nossa diretoria mostra que não existe planejamento. Perdeu? Manda embora, dane-se. Eu não, eu sou dirigente, eu fico. Não é uma tristeza pelo Cuca. Mas sim pela visão de desorganização. Por ver que a vaidade manda no Flamengo. Falta humildade em gol, repito, para todos. Falta-nos vergonha na cara. Falta ter um mínimo de bom senso. Mas o Flamengo é o Flamengo, não podemos descer do pedestal jamais.

Enfim, não vou entrar no mérito de "quero fulano", ou "Deus me livre de beltrano". O estrago tá feito. E mais uma vez, quem fica impune? Ah, claro, a culpa é toda, SEMPRE, do treinador. Jamais de quem não se planejou pra parada do Fábio Luciano, pra quem não se planejou pra comprar o Íbson, pra quem acoberta pseudo jogadores que se acham os deuses do futebol.

E apenas para completar, me entristece e incomoda essa postura panfletária de parte da torcida. Quando vejo torcedor vibrando com a saída do técnico, vejo que o pensamento é pequeno. Que falta uma visão macro da situação. Me sinto num congresso da UNE, entoando gritos de guerra e, meses depois, reclamando de uma mudança que aconteceu só no papel.

A torcida precisa colocar os pés no chão. Aceite quem aceitar. Vista a carapuça quem quiser. É a minha visão. Tem gente séria, mas tem muita gente querendo tumultuar. E eu sou do seguinte partido: não quer ajudar, não vem atrapalhar.

Boa sorte ao Andrade, e que São Judas Tadeu abençoe nosso novo treinador.

Flamengo Net

Comentários