quinta-feira, 23 de julho de 2009

Novidade no blog

A partir de hoje, o Blog FlamengoNet abrirá espaço para os frequentadores do nosso sistema de comentários. Os textos poderão ser enviados para a Administração, mas serão publicados conforme nossa grade. Informamos também que os textos serão aprovados (ou não) pela equipe da Administração, e devidamente editados, caso necessário.

Estatuto

* Por Pedro Migão, frequentador do Blog FlamengoNet

"Muito se fala sobre mudanças no Estatuto para que o clube possa evoluir administrativamente.

Trago aqui algumas pequenas idéias que nem precisam, necessariamente, da troca de Diretoria ou de reformas estatutárias para serem implementadas:

1) Gerenciamento de Contratos:

Esta é uma idéia simples e que evita muitas dores de cabeça. Trata-se de manter um controle de todos os contratos que o clube tem, com principais cláusulas, datas de pagamento e de término do contrato.

Evitaria, por exemplo, o problema com o fornecedor anterior de material esportivo. Bastava ter notificado judicialmente o mesmo na primeira falta de material. Na hora em que quis romper o contrato, bastava apresentar as mesmas;

2) Planejamento Plurianual:

No início de cada gestão, estabelecer metas e previsões orçamentárias para cada setor do clube, com a respectiva cobrança, para os três anos.

Assim se evita o "barata voa" que ocorre todo meio de ano no futebol, onde acaba-se contratando sem critério e se gastando muito mais;

3) Adequação Orçamentária:

Não se tem como montar um time caro e estar cheio de penhoras. Listar as despesas fixas - dívidas, penhoras, estrutura et alli - e, a partir daí, determinar o teto orçamentário do futebol.

Se o clube só tem grana para uma folha salarial de R$ 500 mil, que seja.

Outro ponto é respeitar o orçamento anteriormente feito, ou fazer um se não houver.

4) Estrutura:

Um CT se faz fundamental, para dar tranquilidade de trabalho, evitar os corneteiros e se trabalhar em tempo integral. O espaço já temos, o Ninho do Urubu.

Ah, não tem dinheiro ? Busca através de parcerias, ou de sócio torcedor. O marketing está aí para isso. E nem se precisa de algo muito luxuoso, campos de treinamento, uma cozinha industrial e um alojamento limpo já são um excelente começo.

5) Profissionalizalização das pessoas:

Se não dá para profissionalizar a gestão, pelo menos as pessoas. Contratar por competência. Afastar pessoas que tenham outros interesses no futebol.

6) Marketing:

Trazer realmente o torcedor para junto do clube. Fazer "visitas guiadas" à Gávea. Estabelecer um bom relacionamento com os parceiros do clube, estruturando uma relação "ganha-ganha".

7) Buscar novas fontes de recursos:

Trabalhar o torcedor a fim de que este possa consumir produtos do clube. Buscar estrutura através de parcerias.

8) Estudar os "benchmarks":

Quem são os líderes do processo aqui no Brasil? São Paulo e Inter. Conhecer, visitar, aprender, ver o que pode ser feito e o que podemos aprender com cada um deles.

9) Um bom projeto de sócio-torcedor:

Um projeto de sócio torcedor que dê prioridade e descontos em ingressos, descontos em produtos oficiais do clube e em produtos de parceiros e direito de voto pode angariar por baixo 50 mil novas inscrições, tomando por base os números do projeto vascaíno.

Cobrando-se uma taxa de inscrição de R$ 100 (parceláveis) e uma mensalidade de R$ 50, são, por baixo, R$ 2,5 milhões mensais de receita, com R$ 5 milhões de entrada imediata.

Resolve-se o problema do CT e se banca boa parte dos custos do clube, sem depender de outras fontes de renda.

Outra possibilidade, que não exclui a do sócio-torcedor, é a criação de um "torcedor oficial', com mensalidade mais baixa, carteirinha e descontos em produtos oficiais, em menor escala que o sócio-torcedor.

10) Transparência e Governança corporativa

Transparência de gestão. Controles internos. Contas na internet. Isso é o básico, pois traz credibilidade.

(Pedro MIgão, 34, é economista, rubro negro e publicou este texto originalmente no blog Ouro de Tolo - http://pedromigao.blogspot.com/ )

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