sexta-feira, 17 de julho de 2009

Em busca do equilíbrio

Nos últimos anos, especialmente em 2007, o Flamengo tinha a fama de ter um bom sistema defensivo e um ótimo contra-ataque, principalmente através dos alas. No entanto, nosso ataque pecava, e muito. O técnico era Joel Santana, famoso pela previsibilidade ofensiva e pela solidez na defesa.

Para 2009, podemos dizer que a configuração da equipe se inverteu. Cuca chegou, e com ele vieram as variações táticas, a maior movimentação ofensiva e a defesa mais exposta.

Se mesmo com a experiência de Fabio Luciano a defesa já se encontrava exposta no início do ano, agora, no Campeonato Brasileiro, a situação parece ser muito mais grave. Primeiro que os adversários são de Série A e segundo que não temos mais o nosso xerifão lá atrás. Sobrou para os garotos...

O atual elenco está longe de ser fraco. Temos na frente um centroavante de classe mundial, capaz de desequilibrar qualquer partida. O que está pegando mesmo é a marcação.

Willians vem mostrando que, ao lado do Imperador, é no momento o atleta mais importante do elenco, tecnicamente falando. O que o nosso 'Guinazu Negro' vem jogando não é brincadeira. No entanto, fica visível a sobrecarga em cima dele.

O Flamengo precisa urgentemente de um bom e experiente zagueiro central capaz de dar tranquilidade lá atrás. Porque no atual momento, até o talentoso Ronaldo Angelim vem falhando...

Garotos no ataque x garotos na defesa

Há um tempo eu fiz esse questionamento. É impressionante que os nossos garotos de defesa, oriundos das categorias de base, têm muito mais chances que os seus colegas de ataque. Fico imaginando a (falta de) de qualidade desses moleques...

Léo Moura

Desisto. Ele não tem mais o que acrescentar ao time. Se na ala já está difícil, atuando no meio ele compromete a atuação de todos os setores, tendo em vista que não marca e não apóia.

Flamengo Net

Comentários