domingo, 5 de julho de 2009

Ah, o planejamento...

"Kléber Leite os reforços são para o Estadual 2009?"

A faixa que a torcida do Flamengo colocou no estádio após as vendas de Marcinho e de Renato Augusto ilustram um hábito irritante da gestão atual: a falta de planejamento com as contratações.

Frequentemente, as contratações para o Brasileiro chegam no meio da competição. Os jogadores chegam fora de forma ou em um ritmo diferente - na Europa estão em final ou início de temporada - e desentrosados com o resto da equipe. Dificilmente os jogadores conseguem render o que podem de imediato e não é raro ver alguns reclamando disso e só rendendo 100% no Estadual.

Esse ano, já era claro que tínhamos uma carência de centroavantes quando todas as fichas foram apostadas em Obina e com a dispensa do superestimado Vandinho. A saudável surpresa Josiel - lembram que ele chegou foram de forma durante o Brasileiro de 2008? - não foi o bastante e assim fomos levando até a chegada de Adriano, que não chegou a tempo de nos classificarmos na Copa do Brasil após dois jogos em que dominamos o adversário. Com Dênis Marques já treinando, a partir de agosto, teremos uma boa trinca de atacantes em forma (se o Imperador não parar pra comer podrão) e entrosados com o resto do elenco. Basta?

Desde o fim de 2008 a aposentadoria de Fábio Luciano estava anunciada, o capitão antecipou sua intenção e o que o Flamengo fez? Nada. Quando e se chegar o tal substituto já estaremos no meio do Brasileiro quando quem disputa o G4 já está praticamente definido, salvo eventuais surpresas. E, convenhamos, o Flamengo é maior do que "eventuais surpresas" como a de 2007.

Além da ausência de um zagueiro, o clube teve um ano para se preparar para o fator Ibson e o que fez? Deixou para em cima da hora. Pergunto: existe algum jogador pra substituí-lo? Qual o plano B da diretoria caso ele não possa ficar? Nenhum?

Hoje, com muita boa vontade falamos o seguinte do elenco rubro-negro:

- Muitos bons volantes, nenhum meia 100% confiável e nenhum zagueiro brilhante

- Isso faz com que Airton seja improvisado como zagueiro e Ibson como meia. Resolve o time titular, mas não soluciona a cârencia.

- Temos reservas na lateral e no gol menos confiáveis do que nas demais posições.

Na próxima semana, o Flamengo começa a Era Sem Ibson - que pode durar pouco ou muito - e com os desfalques de Emerson, Kleberson e Airton. A diretoria segue apresentando apenas Dênis Marques. Mesmo com pouco dinheiro até mesmo reforços pouco conhecidos - de outros países da América do Sul ou em fim de contrato - são possíveis. Basta planejar.

Em tempo: bons jogadores como Durval (Sport), Carlinhos Paraíba (Coritiba), Borges (SPFC) e Washington (SPFC) estão em fim de contrato, permitindo que assinem pré-contrato para 2010. Que tal a diretoria dividir as atenções para termos um próximo ano mais forte?

Para não dizer que não falei de flores: Dênis Marques chega para jogar até o fim de 2010 quebrando essa irritante mania da diretoria de pegar jogador por um ano de contrato, acabando bem no meio do Brasileiro. A exceção pode virar a regra?

Flamengo Net

Comentários