quinta-feira, 11 de junho de 2009

Parceria - FlamengoNET e Jornal Vencer

Uma parceria entre o blog FlamengoNET e o Jornal Vencer, especializado em notícias do Flamengo e com circulação na cidade do Rio de Janeiro, tem possibilitado a publicação de alguns textos preparados pela equipe de colunistas do blog.

A primeira participação ocorreu há algumas semanas, com a publicação de um texto escrito pelo colunista e administrador Alexandre Souteiro, nosso Triplex. Na edição de amanhã haverá nova participação da equipe do blog, dessa vez com texto escrito pelo também colunista e administrador Hermínio Corrêa.

Para os amigos que gostam de noticias sobre o Mengão, fica a dica.

O desafio no sul


O campeonato brasileiro ainda está em sua fase inicial. Mesmo assim, a situação na tabela mostrando o Flamengo apenas na 11ª colocação no campeonato, somado aos importantes desfalques que a equipe terá em Curitiba, escondem um preocupante tabu contra o adversário desse domingo: A última vitória rubro negra, na casa do adversário, ocorreu há pouco mais de dez anos, mais exatamente no campeonato Brasileiro de 1998. Para se ter uma idéia do que tem sido os últimos confrontos entre as duas equipes, nessa década foram 12 encontros. O Flamengo ganhou apenas duas vezes, sempre no Maracanã, com três empates e sete derrotas. São apenas números, mas mostram a dimensão das dificuldades que cercam os confrontos entre Flamengo e Coritiba.

Esse desafio pela sexta rodada merece total atenção, não só pela necessidade de recuperação na tabela, mas pelas dificuldades sempre encontradas pelo Flamengo em partidas no sul do país. Por tudo isso é muito importante que haja bastante vontade e atenção, do início ao fim, para trazer a vitória.

Depois do apagão da defesa e da conseqüente derrota contra o Sport no último domingo, o Flamengo iniciou a semana trabalhando forte para superar as fortes críticas que caíram sobre o elenco. Cuca tem um grande desafio de remontar a equipe já que os titulares Léo Moura, Willians e Emerson – um dos poucos destaques da ultima partida – estão fora. Com isso, a lateral direita será ocupada por Everton Silva, muito elogiado na vitória contra o Santo André, Everton assume a vaga no meio campo e no ataque fica a dúvida entre Josiel (outro com boa atuação contra o Santo André) e Aleílson, que poderia com isso fazer sua estréia com a camisa do Flamengo.

Fato é que as mudanças são significativas e alteram um pouco a forma de atuação da equipe, principalmente pelas modificações no meio campo: Sai uma peça de marcação, que vinha tendo o duplo papel de apoio pela lateral direita, entra um jogador mais avançado, que normalmente cai mais pela ponta esquerda, abrindo o jogo. Observando a forma de atuação do adversário e o fato de ser a defesa um ponto fraco da equipe – pior defesa do campeonato até o momento – a receita pode sim dar resultado.

Falando no adversário, o Coritiba terá ainda mais desfalques nessa partida contra o Flamengo, não só em quantidade como em qualidade. Marcelinho Paraíba, Márcio Gabriel e o zagueiro Pereira estão fora e outro importante jogador, Carlinhos Paraíba, é dúvida. São desfalques consideráveis, talvez sejam os jogadores de maior destaque da equipe Coxa. Pesa ainda o péssimo momento da equipe na competição, sendo lanterna, com apenas um ponto conquistado dos quinze já disputados. A crise é iminente, principalmente em caso de derrota. Vale lembrar que até o momento, o Coritiba jogou duas partidas dentro de casa sendo duas derrotas diante de Santo André (4x2) e Goiás (3x1).

O panorama está aí. Um Flamengo cheio de modificações, em busca de recuperação e precisando mostrar um futebol mais consistente e confiável para sua torcida, contra um adversário também muito desfalcado, em péssima situação na tabela, às portas de uma crise, mas que sempre se mostrou difícil de ser batido, principalmente em seus domínios.

A torcida, lógico, é para que o Flamengo mostre poder de superação e consiga uma boa vitória, não só para espantar as desconfianças que rondam essa equipe mas também para encontrar de vez o caminho rumo ao topo da tabela.

Grande abraço e Saudações Rubro Negras, sempre!

Hermínio Corrêa
Blog da FlamengoNet
http://www.flamengonet.blogspot.com/

Flamengo Net

Comentários