quinta-feira, 11 de junho de 2009

COLUNA DE SEXTA-FEIRA - André Monnerat

Minha homenagem ao Josiel

Demorei a me resolver sobre o assunto de minha coluna desta semana. Pensei em me deter na dupla de laterais-alas-pontas-meias-sei-lá-o-quê Léo Moura/Juan, e como o jogo de domingo será mais uma oportunidade de que a vida segue no time do Flamengo mesmo sem eles lá, um de cada lado. Considerei também falar no anunciado "Reffis carioca" que, ao que parece, será montado na Gávea; trata-se de mais um investimento pontual em estrutura (como já haviam sido a nova sala de imprensa da Gávea, os vestiários reformados, a academia para as categorias de base em Vargem Grande), o tipo de coisa interessante que Delair tem conseguido tocar pra frente desde que assumiu o lugar de Márcio Braga. Delair parece simplório de vez em quando, mas ao menos entende determinados tipos de ação que o clube precisa a longo prazo e aparenta sempre ser bem intencionado. Pode não ser o suficiente, mas já é alguma coisa.

Mas dei o título da coluna ao Josiel.

Josiel sempre me pareceu um jogador muito fraco tecnicamente, e já falei disso por aqui. Os valores de que falam sobre seu salário são totalmente fora da realidade, tanto em relação ao que ele rendeu no Flamengo quanto à sua carreira até chegar à Gávea. Sua contratação, da maneira que foi feita, sempre me pareceu um erro e, em campo, ele nunca me inspirou muita confiança - embora, em meio a momentos horrorosos, também até tenha feito alguns bons jogos e sido importante em diversos momentos deste primeiro semestre. Mas, com tudo isso, quero render a ele a minha homenagem.

Desde que chegou, nunca li notícias de que Josiel tenha faltado a treino, ou chegado atrasado. Pode ter acontecido de ter sido "liberado para resolver problemas particulares", mas eu não me lembro. Nunca ostentou barriguinha saliente, nunca sentiu misteriosas dores musculares. Nunca reclamou de programação de treinos, nunca surgiram fotos suas em noitadas fora de hora. Não criou qualquer problema por estar no banco de reservas - mesmo quando isso parecia injusto aos olhos da maioria.

E, em campo, as reclamações sobre ele podem ser de vários tipos - mas não de desinteresse, desleixo, preguiça. Seu contrato está pra acabar, ele sabe que vai embora. Mas, mesmo assim, está lá - parecendo sempre interessado em entrar em campo, sem nunca demonstrar estar em contagem regressiva pra deixar o clube. Para este domingo, ele até já deu declarações dizendo que verá sentido se Cuca optar por Aleílson, já que seu contrato está acabando e o treinador tem que também pensar no futuro. O tipo de coisa que dá mesmo pra esperar dele - mas podem crer que, se for o escolhido, vai jogar normalmente. Se vai fazer gol ou não, vai saber - o cara é de lua. Mas vai tentar fazer seu papel, da melhor maneira possível, como todo profissional deveria fazer.

Josiel - valeu, rapaz. Você é gente boa.


- ANDRÉ MONNERAT trabalha com marketing e Internet e escreve também no SobreFlamengo.

Flamengo Net

Comentários