sexta-feira, 15 de maio de 2009

COLUNA DE SEXTA-FEIRA - André Monnerat

Quem merece ser testado?

Cuca andou falando de usar amanhã, contra o Avaí, um time misto. Ao que parece, a ideia ficou pra trás, já que no treino de hoje ele usou quase todos os titulares. Mas a quem vocês dariam a chance de aparecer um pouquinho e tentar mostrar serviço? Taí algumas opções que não devem estar passando pela cabeça de muita gente:

Douglas - O defensor contratado junto ao Santo André mal entrou em campo desde o início do ano - apenas dois jogos, um pela metade, com um gol de cabeça. A contratação de um zagueiro para o lugar de Fábio Luciano aparece agora como uma das prioridades da diretoria, embora haja uma grande possibilidade do retorno de Fabrício no meio do ano (mesmo ele tendo andado começando jogo como titular na Alemanha, na lateral esquerda). Não era o caso de deixar o cara mostrar um pouco do que é capaz? Mas, ao que parece, alguma briga séria houve entre ele e Cuca que está inviabilizando o seu aproveitamento.

Jorbison - Saiu hoje, na coluna de Anselmo Góis, que há a possibilidade da contratação de Roberto Carlos, talvez para suprir a saída de Juan no meio do ano. Me parece muito improvável (e eu espero que seja mesmo). De qualquer forma, independente de Juan ir embora, o elenco tem há tempos um problema para a reserva da lateral esquerda (ok, Juan tem jogado mais no meio-campo nos últimos jogos, mas enfim). E Jorbison foi incorporado ao elenco profissional há alguns meses por conta disso. Só que, até agora, não o vi nem no banco. Seria esta uma oportunidade pra lhe dar um pouco de espaço? Na base, vi um pouco dele em campo apenas na Taça São Paulo e me pareceu até levar jeito - embora pareça muito fraquinho de físico pra jogar entre os profissionais.

Lenon - O garoto já ganhou duas chances de entrar em campo este ano, contra Fluminense e Remo, e não comprometeu. Se pensou-se em poupar titulares que possam estar desgastados, quem sabe Willians não poderia descansar um pouco?

Paulo Sérgio - A falta de gols no ataque do Flamengo tem aberto espaço pra todo tipo de tentativa - menos a de colocar Paulo Sérgio em campo. O jogo contra o Avaí poderia ser a chance de fazer esta tentativa num momento de menos pressão.

Alex Cruz - Conhecem? É o tal meia que foi contratado junto ao Ivinhema e que vinha só treinando, por não poder ser inscrito nem no Estadual, nem na Copa do Brasil. Alex, teu xará poderia ser uma solução pra posição que você andou pedindo sugestões? Vai saber.

Jônatas - Ahn?


* * * * * * * * * * * * * * * * * 

Na verdade, comecei a escrever a coluna antes de ler a notícia de que a ideia não é poupar ninguém. Não acho ruim - pra mim, é discutível o tanto que se deve arriscar perder pontos no Brasileiro agora para priorizar a Copa do Brasil. Além disso, é até bom botar pra funcionar o time que se pretende que consiga a classificação lá no Sul, embora as características e circunstâncias do jogo sejam totalmente diferentes.

Mas alguns testes poderiam ser feitos - porque todos sabem que o time não está pronto e tem um problema crônico no ataque a ser resolvido. Não acharia ruim ver Zé Roberto - apesar da forma roliça e da impaciência da torcida - tendo algum tempo pra jogar como homem de criação no meio, por exemplo. Ou uma experiência com dois atacantes abertos pelas extremas - não só Léo Moura adiantado pela direita, mas alguém por ali pra jogar com ele mesmo. E, como muitos por aqui, gostaria de ver o chileno Fierro tendo uma oportunidade maior de mostrar o que pode fazer.

De qualquer forma, ao menos Josiel deve mesmo começar jogando, como tantos andam pedindo. Fica a torcida para que seu jejum de gols termine amanhã, pra animar um pouco a torcida enquanto o messias não vem.


• ANDRÉ MONNERAT trabalha com marketing e Internet e escreve também noSobreFlamengo.

Flamengo Net

Comentários