segunda-feira, 16 de março de 2009

COLUNA DE SEGUNDA-FEIRA - Herminio Correa

"I have a dream"

Olá pessoal, Saudações Rubro Negras!

Eu tenho um sonho

Eu tenho o sonho de não ter mais dúvidas de quem é de fato o time grande e o time pequeno quando houver no Maracanã um Flamengo contra Tigres, Resende, Cabofriense, Duque de Caxias...

Eu tenho o sonho em que para qualquer jogador, vestir a camisa do Flamengo seja sempre motivo de orgulho. Que não haja mais atraso de salários a ponto de interferir em seus desempenhos, que o clube consiga honrar seus compromissos e pagar aos seus atletas o que foi assinado em seus acordos. Sonho em não ter que ouvir com o passar dos anos que jogadores fingem que jogam e dirigentes fingem que pagam, ou canções irônicas em vestiários com jogadores pedindo dinheiro, ou ainda ver o clube refém e conivente a qualquer indisciplina de jogadores sem poder agir com repreensão, afinal como punir quem não recebe?

Tenho ainda o sonho de que meu amor ao clube não seja mais posto em prova somente quando sair a próxima campanha de venda de camisas que salvará sabe lá Deus qual outra incapacidade do clube. Que se lembrem, no passado já comprei camisa “Sou sócio”, “Eu amo o Fla”, “CT faz com você”, pulseiras, agora comprei a do basquete, mas os problemas e dificuldades não param de surgir. Que se tenha consciência que sempre quem paga as contas e carrega esse clube é o amor de sua imensa torcida e, portanto, ela deve ser sempre respeitada, afinal mesmo com tantas campanhas somos ainda sócios Off Rio, assinamos a Fla TV, pagamos o ingresso na bilheteria ou o pacote do estadual e do Brasileirão no PPV e compramos – quando há nas lojas - o material oficial em preços nada agradáveis.

Tenho o sonho de que meu clube volte a ter uma camisa “limpa”, tal qual um verdadeiro manto, como aqueles de 25 anos atrás. Tenho o sonho de que o clube se mantenha única e exclusivamente através das contribuições de seus sócios, atraídos por uma campanha séria, profissional e coerente, bem diferente do que ocorre agora, quando as medidas tomadas servem unicamente para desencorajar quem pretende ser sócio. E ainda que não seja possível ter esse manto “limpo”, que ao estampar uma marca em sua camisa o Flamengo o faça obtendo um retorno financeiro digno de sua grandeza e não de maneira filantrópica – e surreal - como já fez ano passado, tem feito, e sabe-se lá fará por mais quanto tempo.

Eu tenho o sonho de que não se exija mais do sócio Off Rio do que lhe já é exigido. Que no máximo 30 dias de visita em um ano a uma sede da Gávea caindo aos pedaços, mais uma revista - que quando chega - já está ultrapassada há pelo menos 8, 10 meses além do direito de voto depois de três anos ininterruptos de contribuição sem o menor atraso não deveria ser direito, e sim agradecimento e reconhecimento do clube pela fidelidade de seu torcedor, por menor que seja o valor da contribuição deste.

Tenho o sonho de que haja coerência, uma preocupação ética e social, afinal ultrapassa o limite do bom senso cobrar quase 10% do salário mínimo a um cidadão e não lhe conceder o mínimo de retorno possível a não ser um tapa nas costas e a promessa de que “continue assim, quem sabe em 2012 contamos com seu voto” – claro, desde que não haja novo temor de ameaça ao poder dos que lá estão que provoque outras traições ou aumentos abusivos no decorrer dos anos.

Eu tenho o sonho de, enquanto sócio, ser tratado como patrimônio do clube e não como ameaça política, e que não esteja à mercê de interesses mesquinhos e egoístas daqueles que pensam e decidem olhando primeiro para o próprio umbigo.

Em tempo: Sou sócio Off Rio há quase três anos, pagando rigorosamente em dia para não ter meu direito de voto negado. Assino ao PPV (estadual e brasileiro) única e exclusivamente pelo Flamengo. Tenho todas as camisas e pulseiras de todas as campanhas citadas no texto, já incluindo a do basquete. Só compro produtos oficiais do clube, desde o meião que uso nas peladas de terça feira até aquele agasalho que mesmo na fria cidade de Curitiba só se consegue usar quando parece que vai nevar. E sempre que posso me dirijo aos estádios pagando meu ingresso para ver o clube que tanto amo dentro de campo.

Então tenho sim o direito de perguntar:

Porque o meu e o seu dinheiro é solução, mas nosso voto é ameaça?

O clube possui muitas coisas boas, muita gente séria e de bem, realmente envolvidas e comprometidas para amenizar esse caos. Não solto critica para soluções criativas como qualquer das campanhas citadas no texto. Mas crítico sim o continuísmo, a incapacidade de caminhar independente dessas campanhas. E acima de tudo, crítica pela covarde decisão dessa semana, fundamentada em preocupação política, mais uma vez acima dos interesses comuns do Flamengo, mas direcionada àqueles que pretendem se perpetuar no clube. Quase triplicar o valor de contribuição do sócio Off Rio além de ser uma ofensa aos nossos bolsos, é uma ofensa moral contra quem há anos vem contribuindo financeiramente, acreditando e torcendo por um Flamengo melhor.

Faço um apelo: Talvez eu, você, não tenhamos força sozinhos de mostrar a indignação gerada por essa situação no clube. Então proponho aos representantes do torcedor do Flamengo fora do Rio de Janeiro, constituidos pelo próprio clube como "Embaixadores da Nação, que se reunam, oficializem um manifesto, e que defendam o respeito pelo sócio Off Rio.
Não me perguntem de onde mas ainda assim continuo tendo um sonho:
O simples sonho de um novo Flamengo.

Até segunda e saudações rubro negras, sempre!

Flamengo Net

Comentários