segunda-feira, 9 de março de 2009

COLUNA DE SEGUNDA-FEIRA - Herminio Correa

"Respeito"

Olá pessoal, Saudações Rubro Negras!


Esse final de semana eu havia decidido não assistir rigorosamente nada sobre futebol, principalmente Flamengo. Nem foi na verdade nenhum protesto próprio contra a equipe ou a diretoria, nada disso. Foi apenas um momento que escolhi para descansar a cabeça de tudo, inclusive futebol. Nada demais, coisas do cotidiano de qualquer ser humano que precisa esvaziar a cabeça.

Tudo que vi relacionando a Flamengo e Cabofriense foi através da imprensa e comentários do blog. Lógico, esperava por notícias como “Mengão arrasa em estréia do segundo turno” mas foi só começar a ler o noticiário e comentários para minhas esperanças caírem por terra.

Pelo visto o time jogou mal, o que já não é nenhuma novidade. Mudou apenas o jogador da vaia, que agora parece ser o Juan. O time enquanto conjunto com seus altos e baixos dentro das partidas e o ataque, também para variar, continua inoperante.

E não menos importante, os salários continuam atrasados.

Quero aqui comentar então um fato que de alguma forma mostra o que é profissionalismo, amor ao que se faz e quem sabe amor à camisa. Eu ainda não havia lido sobre o protesto do time de basquete do Flamengo na última sexta feira. E confesso, fiquei constrangido.

Lógico que o esporte da multidão, aquele que faz o Flamengo ser o que é e alcançar a dimensão que alcança é o futebol.

Isso é inegável.

Mas a atual base do basquete Rubro Negro tem escrito um dos capítulos mais vitoriosos na história do esporte no clube. Na última temporada, chegamos ao vice campeonato na Liga Sul Americana e a conquista do Nacional. Esse ano, estamos na liderança no atual campeonato nacional e mais uma vez com chances de conquistar a Liga já que está classificado ao quadrangular final. Tudo isso apesar de quatro meses de salários atrasados, tudo isso vestindo uma camisa de protesto pedindo “respeito” e minutos depois entrando em quadra, honrando e suando a camisa em busca de mais vitórias.

E tem como o torcedor Rubro Negro não ficar constrangido?

Pelo bem ou pelo mal, semana passada perdemos um jogador no futebol, contratado com certa “badalação”, exatamente por falta de compromisso (entenda-se salários). Não quero discutir aspectos técnicos de sua saída, penso na incapacidade ou falta de estrutura do clube em manter seus compromissos porque isso impede qualquer forma séria de planejamento. Mostra que um clube da dimensão do Flamengo não tem como trazer reforços do exterior por exemplo, simplesmente por não ter como garantir seus compromissos. Isso é extremamente lamentável.

Portanto talvez seja o momento de todos refletirmos sobre o que acontece ao Flamengo nesse momento.

E quem sabe não seja a vez de abraçarmos a causa e nós também, torcedores, não sairmos pelas ruas ou protestarmos pelas arquibancadas com camisas que peçam unicamente “respeito”, seja por nós mesmos que tanto amamos ao Flamengo mas também por esses que defendem nosso manto, nossas cores, nas quatro linhas.

Pensem nisso e reflitam. Me preocupa que tenhamos vaiado um Marcelinho Paraíba chegando ao ponto de chamar de mercenário quem não recebeu aquilo que lhe prometeram. Agora as vaias ao Juan por supostamente não se esforçar nas partidas. Tudo bem que o exemplo está dentro de casa, é só olhar o comprometimento do basquete Rubro Negro ou a raça do Willians dentro de campo.

Mas penso que tem gente mais "importante" dentro do clube que parece demonstrar maior falta de vontade.

Só que essa má vontade tem sido com o clube de forma geral, o que me parece pior.

Até segunda e saudações rubro negras, sempre!

P.s.: Ao meu grande amigo Alex, à mamãe Mari e à Alice, que Deus abençõe ricamente à família e que a chegada dessa menina linda represente um tempo de muita paz e alegria para todos vocês. Parabéns !!

Flamengo Net

Comentários