quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Você pergunta, Cuca responde - Parte II
1 - Minha perguntinha pro nobre Cuca: Cuca, depois de dar meio que um tapa na cara do Maxi em pleno jogo, você acha que o Marcelinho ainda tem clima com esse grupo?Dão 03.02.09 - 8:53 pm #

É preciso separar as desavenças de jogo dos problemas de relacionamento. As primeiras fazem parte da vontade de vencer e sempre existirão. Não há nenhuma inimizade entre os dois jogadores citados.

2 - Cuca,muita gente reclama do esquema de 3 zagueiros que usamos desde 2006 com o Ney Franco. Dizem que estamos dando muitos espaços na cabeça da nossa área. Vc não acha que, se usarmos uma linha de 4 atrás (com Léo Moura, Fábio Luciano, Angelim e Juan), como vc mesmo tem admitido publicamente, ficaríamos vulneráveis justamente na última linha da nossa defesa, com atacantes adversários entrando na cara do Bruno toda hora ?
Abraços, Paulo Considera.
Paulo Considera 03.02.09 - 11:13 pm #

Isso não é um problema intrínseco do esquema, mas da ordenação defensiva que inclui os volantes de contenção. Em um esquema ou em outro, precisamos trabalhar a noção de cobertura, ou sempre estaremos expostos além do necessário.

Pergunta 3 -
Alex, queria deixar uma pergunta pro Cuca.Cuca, tanto no Goiás como no Botafogo, clubes onde você obteve mais sucesso, você armava os seus times no 3-4-3.
Os 2 times, entretanto, tinham uma característica, a linha de 4 do meio-campo era formada por meias que armavam o jogo pelos lados do campo. No Goiás jogavam o Marabá e o Danilo, no Botafogo o Joilson e o Lúcio Flávio. Ou seja, o Botafogo e o Goiás não tinham laterais.

No Flamengo o estilo de jogo do Léo Moura e do Juan é de jogar pelos lados. Eles são alas e jogam na correria, não sabem armar/pensar o jogo. O Juan, por exemplo, jogaria na mesma posição do Lúcio Flávio e do Danilo - com características completamente diferentes das deles.

Mesmo com tudo isso, é possível armar o Flamengo no 3-4-3?Pra finalizar, aqui vai uma sugestão de quem observa futebol há muitos anos. Teste o menino Bruno Paulo na função do Grafite de 2003...
Abraços e saudações rubro-negras,Patrick.
Patrick 03.02.09 - 11:27 am #

Excelente pergunta, Patrick, você é um ótimo observador. Mas não se preocupe, eu não me apego a um esquema pelo valor natural dele, mas sim pela aptidão dos jogadores que tenho no elenco. Nenhum time é igual ao outro e não estou atrás de uma fórmula pronta. O time ainda está em formação, mas acredito que poderemos variar de um esquema para outro de acordo com a necessidade. Obrigado pela sugestão.

Pergunta 4 -
Nos últimos jogos, Léo Moura tem atuado mais isolado e caiu de produtividade. Você já testou Kleberson daquele lado, mas não deu certo. Maxi pode ser o titular daquele lado atuando como atacante?Tiago Cordeiro Homepage 03.02.09 - 3:49 pm #

Pode, claro, mas a questão por enquanto não é quem será titular por um lado ou outro, mas sim de que modo podemos estabelecer um padrão que explore melhor as potencialidades individuais.

Pergunta 5 -
Minha pergunta ao Cuca:Cuca, temos visto no noticiário recente que o Flamengo encontra-se em séria crise financeira. Com isso, dificilmente conseguirá manter jogadores cujo contrato expira no meio do ano, como é o caso de Ibson, Jônatas, Fierro, Josiel e outros. Existe a intenção de se planejar a observação antecipada de eventuais substitutos dentro do elenco e das divisões de base, tendo em vista a provável saída desses jogadores?
Melo 03.02.09 - 4:23 pm #

Sim, estamos sempre observando. Mas aparentemente a crise atual está inibindo a saída de jogadores para o exterior.

Pergunta 6 -
Cuca, é sabido que pra ser competitivo no futebol atual, os atacantes tem que fazer um primeiro combate.vc acha que isso pode ser feito pelos nossos atacantes ou a saída é a improvisação.
jean 03.02.09 - 5:01 pm #

Pode ser feito, dependendo do momento do jogo.

Pergunta 7 -
Minha pergunta pro Sr. Alex Stival, vulgo Cuca.- Nós torcedores nos sentimos, uns mais outros menos, superiores aos outros, por fazermos parte de uma nação com 36 milhões de fanáticos.Você já passou por outros clubes chamados grandes, inclusive tendo uma passagem anterior pelo Flamengo, agora que você está de volta ao topo, como é pra alguém, ouriundo do Paraná, tendo jogado e sido ídolo de outra torcida chamada de fanática no RS, essa relação clube/torcida do Flamengo em termos de pressão, mídia e importância?.
less - Floripaless 03.02.09 - 4:01 pm #

Tudo no Flamengo é no aumentativo. Mas isso é muito bom. Sempre que o Flamengo conseguiu canalizar essa força em prol de objetivos comuns, conseguiu grandes resultados. É o que esperamos agora. Quanto à pressão, quem tem medo dela não pode estar no Flamengo.

Pergunta 8 -
Cuca, o que vc pretende fazer para blindar o elenco contra toda essa ebulição polica que está ocorrendo no Flamengo. Isso pode prejudicar o desempenho do time em competições?
Rui, Cachoeiro de Itapemirim-E.S.FlaCapixaba-Deusperdoa,Obina ñ 03.02.09 - 4:09 pm #

A blindagem é uma conseqüência natural de o grupo estar focado na busca de resultados dentro de campo. E nós estamos.

Pergunta 9 -
Como implantar em um grupo novo (para você) as mudanças táticas e alterações que gosta de promover nas equipes dele, passando a formação de um 3-5-2 para um 4-5-1, ou até para um 3-4-3, como fez no Botafogo, e nos minutos finais do jogo contra o Volta Redonda?
Anderson Lopes

Anderson, boa observação. Isso só vem com o tempo. Espero que a fase decisiva que se aproxima mostre um time mais entrosado e conseqüentemente mais apto a absorver as variações táticas.

Pergunta 10 -
Pergunta se ele acha que o lado emocional dele o prejudicou em alguns momentos na passagem dele pelo Botafogo. Principalmente na final da Taça GB do ano passado.
E como ele pretende trabalhar isso no Flamengo.
Aruan Campelo

Não acho que prejudicou. Os dois times poderiam ter vencido, e na ocasião o Flamengo foi mais competente para definir o jogo. Pretendo trabalhar isso aumentando sempre o compromisso dos jogadores com o bem comum de todos.

Flamengo Net

Comentários