domingo, 9 de novembro de 2008

Três engoves para o domingo

A obrigação do torcedor é torcer. Tá puto? Eu também estou, mas seja como puder, torça. Pedir "olé" para o adversário, dizer que quer ver a camisa ser mais humilhada do que já foi etc. é paixonite aguda. O Flamengo precisa da vaga na Libertadores. Então vamos tocer pelo que o clube precisa.

Quem não quiser/puder passe um domingo curtindo a família ou os amigos. Esse sim é um direito de qualquer torcedor.

******

Não adianta apostar em salvadores da pátria. Nem Muricy, Felipão ou Mourinho transformaria em potência esportiva um clube sem centro de treinamento, que atrasa salários e que vende todo o ataque e, após sete rodadas, contrata mais jogadores. Inclusive alguns em pré-temporada.

Todo mundo continua apostando que o segredo é somente um bom treinador. É só ver dos clubes que estão na disputa como é a infraestrutura deles comparados com a nossa e perguntar:

- O Flamengo tem algum projeto de construção de um CT de alto nível, que atraia jogadores que queiram se recuperar?

- O clube já percebeu que as divisões de base têm um desempenho muito abaixo com clubes rivais? Novamente: comparem com os do G5. Estamos inferiores a quatro dos concorrentes, superando apenas o Palmeiras. Por enquanto.

Não existem soluções fáceis. Um bom técnico, hoje em dia, é mais conseqüência de uma boa infraestrutura do que de bons salários.

Custo a crer que algo que não seja uma nova geração de dirigentes sérios e compromissados possam mudar o clube. Só me assusta ver que os que estão no poder não se incomodam com o apequenamento do clube.

Será que não percebem que estamos agindo errado?

******

Este mês, lançaram uma nova revista esportiva: FourFourTwo. Já com comunidade no Orkut, a publicação, que vai disputar espaço e, oremos, agitar o marasmo do jornalismo esportivo brasileiro, traz uma matéria sobre a Formula Superliga destacando a partipação do Flamengo. Segue um resumo enviado para mim pela redação:

A primeira edição brasileira da revista britânica FourFourTwo, lançada neste mês, conta com uma reportagem sobre a Fórmula Superliga na qual o Flamengo ganha destaque. A reportagem descreve como é uma prova da categoria do automobilismo que usa as marcas dos clubes para se promover. Diz a FourFourTwo que o piloto rubro-negro, Tuka Rocha, "esse sim!, torce pelo clube", ao contrário de outros que guiam carros com as cores de times rivais dos seus. Esse é o caso do são-paulino Antonio Pizzonia, piloto do Corinthians, que também integra a categoria.

A revista brinca com o apelido dado o carro do Flamengo, que "é lindo, mas a torcida já o apelidou de 'Urubumóvel'". A FourFourTwo também cita a apresentação do veículo durante o jogo contra o Atlético Paranaense no Maracanã, quando "87 000 flamenguistas foram à loucura". Uma foto do carro Rubro-negro em ação e outra do piloto do Flamengo levantando o troféu de terceiro colocado na primeira prova da temporada também aparecem na reportagem.

Flamengo Net

Comentários