segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Triplex Top Ten



1 - Feijoada: Meu amigo Ricardo Amorim enviou um sms logo após o jogo: "Vai ter feijoada lá em casa. Traz o feijão, pois já matei o porco." Foi uma exibição sensacional, principalmente no segundo tempo. Com essa vibração, ninguém nos segura. Espero que continue, pois se nós acreditamos, eles também devem acreditar que nada nesse mundo é impossível.

2 - Luxemburgo: Muitos o querem na Gávea. Eu simplesmente acredito na qualidade do seu trabalho. Sabe montar um time como poucos. Mas enquanto não perder essa maniazinha de reclamar de Deus e o mundo quando perde, de culpar até a tiazinha que vende churrasquinho de gato na porta do estádio, ele continuará perambulando por clubes de São Paulo e adjacências. Reparem os senhores, ainda, que quando o time ganha, "é o meu elenco, o meu grupo". O ego dele é maior do que sua própria vaidade. Só pra completar, alguém reparou qual foi o assunto pré-jogo para a equipe de lambe-saco da imprensa? Deu pra entender? Nem precisa de powerpoint, né?

3 - Caio Jr.: Não sei o que ele disse no intervalo, mas o time voltou turbinado. E vê-lo correndo pra abraçar o grupo, nos gols de Íbson, foi algo que lembrou os tempos do Abelão e seu estilo "vamos lá, porra". Porém, devo dizer que a substituição dele foi temerosa. Dizer que o Everton foi um dos responsáveis pela vitória é cometer um erro crasso. A nossa sorte foi que a defesa fechou em cima do garoto, e o ajudou na marcação. Sabendo que o Palmeiras atacaria por ali, reforçamos o paredão, e isso deixou o Léo Moura e a avenida do lado esquerdo à nossa disposição. Tanto que 2 gols saíram por lá. Se Caio Jr. criou essa armadilha, podemos chamá-lo de gênio. Fico no limiar entre "tínhamos que arriscar tudo" e "2x1 era vitória do mesmo jeito". No fim, deu mais certo do que qualquer torcedor jamais esperaria. Mas convém dizer: foi arriscado até a última gota.

4 - Obina: Quando eu era moleque, sempre colocávamos um bonde dentro da área do time adversário. Pra que, Alex? Simples. Ele prendia a zaga, trombava, fazia zona, discutia, e abria espaços pros adversários. Quem me lê por aqui sabe que eu reclamava - e muito - da mania do Souza de ficar na lateral do campo dando driblinhos por baixo das pernas dos zagueiros. Um tanque cego, surdo e mudo dentro da área significa, no mínimo, 2 zagueiros de olhos bem abertos. Ontem, Obina foi de uma competência tática impressionante. Como bem lembrou meu amigo Pablo, não deu bola pros gritos histéricos do "penta-campeão" Roque Sênior, tampouco pras bordoadas do Gustavo. Encarou a tudo e a todos, perdeu gols à la Obina, mas foi uma figura fundamental na vitória.

5 - A torcida: Algo a falar desses caras? Ontem gritaram "MEEEENGOOOO" e entoaram a nossa versão do Tema da Vitória. E mesmo com o público mediano de 63 mil pagantes, ninguém conseguiu nos bater. Aqui de casa, em Curitiba, devo dizer que quase matei minha cachorrinha de susto com meus gritos, e ainda ouvi reclamação de uma vizinha. Claro, ela não sabe o que é e o que é Ser Flamengo.

6 - O lance capital: Pelo amor de Deus. Me mostre, na rodada de ontem, UMA COBRANÇA SEQUER que tenha sido no local correto. UMA. Até mesmo os comentaristas das redes de tv apaulistadas disseram que nada de errado houve. Será que o Arnaldo entrou no spclube, aquele clube que narra torcendo pelos times do lado de lá? Depois, quando eu digo que o futebol está se femininalizando, nego me contesta. Não pode isso, não pode aquilo...é futebol ou é uma menina de 16 anos dizendo não e não pro namorado? E usando o tópico no qual critiquei o técnico deles, é simples: quando é pra ele, é malandragem do futebol. Quando é NO dele, o juiz é culpado.

7 - Aírton: Gigante. Joga demais o garoto. Não creio que precise falar mais. Arrepiou ontem. O Diego Souza está, até agora, procurando a bola. Não podemos deixar de lado o Xerife, o Angelim e o Léo Moura. Mas o garoto foi primordial ontem.

8 - Íbson: Sua melhor partida no ano. Jogou como o recém-subido das categorias de base que nos empolgava, há alguns anos atrás. E no dueto com Kleberson, transformou o meio de campo do Maracanã num salão de festas. Ah, sim, seus gols. Não há o que falar. As imagens podem "dizer" o que houve ontem.

9 - Kleberson: "Foi minha melhor partida aqui!". As palavras dele dizem tudo. Eu poderia repetir o comentário sobre o Íbson, mas ele não fez 3 gols. Mas fez um, numa jogada em que a defesa deles ficou rodopiando tal e qual um peão. Não entrarei no mérito da questão, mas infelizmente eu vi uma exibição do Xaropinho igual a de ontem, aqui na Arena da Baixada, anos atrás. Maurício Neves estava comigo, e há de lembrar desse cataclisma. Mas não é hora de lembrar coisas ruins, e sim torcer pra que ele jogue assim não somente até o fim do ano, mas da mesma forma nos próximos anos.

10 - O jogo acabou ontem: É, meus amigos. A cabeça tem que focar o cruzeiro. O que passou, passou. Ganhamos uma batalha, mas a guerra está longe de acabar. É fundamental que o grupo seja blindado, que fechemos os ouvidos e olhos à bagunça que parte da imprensa gosta de fazer nessas horas. Temos 3 jogos, e ganharmos os 3 é imprescindível pra desejarmos alguma coisa nesse brasileirão. . É o que eu peço pra torcida, e COMPROMETIMENTO ABSOLUTO, o que peço pro elenco.




Nada mais digo.

Flamengo Net

Comentários