quarta-feira, 5 de novembro de 2008

O TEMPO E O FLAMENGO - Por Gustavo de Almeida

Em cinco anos de 2003 a 2008, o mundo possivelmente sofreu mais mudanças do que em cinco mil anos pré-era cristã. Digo esta era tão remota porque é de lá que remonta o Flamengo. É exatamente desta época que vem a paixão rubro-negra. Não. Estou mentindo. E é erro grave mentir aqui no Blog da FlamengoNet. Aqui só se diz a verdade: vencemos o Santo André na Copa do Brasil, atropelamos o América do México na Libertadores-2008 e o Vasco não caiu para a segunda divisão no Brasileirão de 2008. Aqui só entra a verdade flamenga, que não vem de 5 mil anos pré-era cristã, e sim de alguns segundos antes do Big Bang. O Flamengo surge na hora em que o Nada é atraído pelo Tudo. E quando explode o Big Bang da criação do universo, já somos os maiores.

O Blog da FlamengoNet começou em 2003, é verdade. Foram alguns bilhões de anos entre o Big Bang, quando surgiu o Flamengo, até o espaço virtual/real mais acessado pelos rubro-negros, onde há mais comentários, debates, discussões e ameaças de porradaria (principalmente para quem fala mal do Obina).

Em 2003, o mundo era muito diferente: havia Oswaldo de Oliveira, havia até Fernando Diniz, no Rio a Rosinha começava como governadora, o mundo vivia o auge da era Bush com a ocupação no Iraque bombando. Imaginem que o Orkut era novidade, e a gente na internet nem fazia idéia do que eram feeds ou Facebook, e o próprio MySpace ainda era coisa de americano.

O Mengão, incrivelmente, só possuía um título da Copa do Brasil. Mas este pequeno detalhe tornava o mundo completamente diferente do que é hoje. Na verdade, para quem é Flamengo, o mundo fica diferente depois de cada gol do Obina. De um cabeceio do Fábio Luciano. De um drible errado do Juan. Para quem é Flamengo, tudo está em constante mutação. Tudo muda, e com toda razão, diria o poeta Belchior. Só não muda a ordem de grandeza e a posição de predador máximo da cadeia alimentar do futebol mundial (royalties para Arthur Muhlemberg).

E o Blog da FlamengoNet, que hoje comemora cinco anos sem deixar a bola cair, é uma prova de que tudo muda o tempo todo para quem é Flamengo. O Blog da FlamengoNet é um registro histórico da História com H maiúsculo – porque aqui não contamos apenas a história em letra e verso, mas também em pulsações. São cinco anos vibrando, cinco anos de alegrias, decepções, tristezas, festa, euforia, comemoração, raiva.

Cinco anos sendo mais Flamengo do que nunca. Parabéns a todos nós, que aqui estamos, lendo, escrevendo, comentando – e vibrando, sempre.

* Gustavo de Almeida é jornalista, com passagens pela Globo.com, Lance!, Jornal do Brasil e O Dia. Atualmente escreve para a Isto É. É um dos primeiros colaboradores do Blog da FlamengoNET

Flamengo Net

Comentários