segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Exibição de Gala














O trânsito muito congestionado na Lagoa prenunciava os 60 mil rubro-negros que se fariam presentes no Maraca, e só era amenizado pelas declarações do nosso velho Mancuso na rádio, agora auxiliar técnico da Argentina, dizendo que já tinha jogado no Independiente, no Boca, mas que torcida mesmo era a do Flamengo.
Fui de cadeira especial, o que não é meu costume. Pior ainda, sentou ao meu lado uma senhora que claramente não sabia o que se passava ali, e volta e meia me vinha com aquelas peguntas que irritam até o mais tranquilo dos torcedores. Pra compensar, o encontro com o nosso grande companheiro Mário Cruz antes do jogo, preocupado com o calor que os “meninos” da preliminar estavam enfrentando...
O Flamengo jogou como há muito não se via. Menos pela armação tática do nosso treinador, que continua a fazer das suas, mas principalmente pela atuação majestosa de dois dos nossos meio-campistas, Íbson e Kleberson. Sim “meio-campistas”, expressão pouco usada nos dias de hoje, mas que serve bem mais pra definir o que eles foram ontem do que meros “volantes”, o novo jargão tão usado pela mídia em geral.
Kleberson e Íbson deram um show em campo. O primeiro voltando ao seu melhor futebol da Copa, aquele que o consagrou, usando os dois pés com a mesma habilidade e precisão, e partindo pra cima da defesa adversária. O segundo com uma visão de jogo, um posicionamento e um vigor físico impressionantes, e ainda deixando 3 golaços na sacola do Marcos. Ambos tomaram conta do meio-campo e souberam levar o Flamengo a frente com rapidez e inteligência, fazendo reviver o embalo do time do começo do campeonato.
O jogo começou disputado, mas o gol do Mengão logo de cara deu um certo alento, e prenunciou a grande festa que estava por vir. Golaço do Marcelinho Paraíba, que no entanto fez uma partida apagada, cansada, eu diria. Mas como nada com o Flamengo é tranquilo e sem percalços, em menos de 10 minutos o Palmeiras empatou, num pênalti cometido pelo Jaílton. O Flamengo entretanto dominava, e Obina, muito esperto, e fazendo justiça a não-vantagem apitada pelo árbitro, deu sequência rápida à jogada que culminou no gol do Íbson, colocando o Mengão novamente em vantagem.
O segundo tempo é que deu verdadeiramente o tom de gala à tarde de ontem e a goleada foi completada com Íbson tocando de primeira no ângulo de Marcos, após belíssima jogada de Kleberson, o mesmo Íbson tocando de letra pro fundo das redes após tabelinha insinuante com o mesmo Kleberson, e finalmente o gol de cabeça do Kleberson, coroando a sua melhor atuação desde que foi contratado.
O jogo acabou se tornando uma festa, o placar de 5 a 2 foi justo pro time que dominou inteiramente as ações em campo, e nos fez manter vivo o sonho do título, mas em determinado momento as coisas poderiam ter se complicado. Com o placar de 3 a 2, tendo o Palmeiras recém diminuído a vantagem, Caio Jr tirou o Marcelinho (justíssimo) mas colocou o Toró, deixando o meio campo teoricamente com 4 volantes, e só o Obina na frente. Ainda bem que Kleberson e Íbson estavam realmente em estado de graça, e logo o Flamengo fez o 4 a 2 apagando qualquer possibilidade de ímpeto do time do Luxemburgo.
Por sinal, este foi saudado por uma faixa na arquibancada, e com os gritos da galera:
“Uh uh uh, o Luxa é Urubu !!!”
Agora, é continuar fazendo o nosso papel, e torcermos muito pros cariocas roubarem os pontos necessários do São Paulo, pra que o Hexa venha pro Rio.
Vamos com tudo Mengão!!!

Flamengo Net

Comentários