segunda-feira, 17 de novembro de 2008

COLUNA DE SEGUNDA-FEIRA - Herminio Correa


Mengão como le gusta

É esse Flamengo que deixa o torcedor de peito estufado, cabeça erguida. Olha que maravilha, que orgulho de ser Rubro Negro nos invade nessa segunda depois de uma atuação tão digna.

Fala a verdade, foi um chocolate ou não foi em cima da paulistada?

Sobre o jogo há muito pouco para dizer. Vou falar o quê? Foi simplesmente a maior atuação do Flamengo em 2008, a melhor partida do Kleberson com o manto, um show do Ibson que marcou dois golaços, sendo aquele de letra humilhante... Até Caio Júnior teve o sonho realizado ao ouvir seu nome gritado das arquibancadas. Precisa dizer mais?

Mas calma lá pessoal, no futebol euforia é algo que tem que se diluir rápido, não há muito espaço para as boas atuações, comemorações, nomes gritados pela torcida. Ou não pelo menos quando a próxima partida passa a ser ainda mais importante do que a anterior. O Flamengo precisa levar muito mais do que as lições desse jogo contra o Palmeiras para Belo Horizonte se quiser praticamente garantir sua vaga na libertadores já na próxima rodada.

Até eu que ando meio cético com o time confesso querer ver esse jogo mais de perto. Para quem não sabe, minha família mora na capital mineira. Minha mãe e minhas irmãs eu vi pela última vez no primeiro turno, perdão, semestre, quando por pura coincidência eu estava os visitando e o Flamengo foi jogar contra o Galo. Meu pai eu encontrei um pouco depois porque veio me visitar e coincidentemente o Flamengo jogava aqui contra o Coritiba. Confesso galera, deu uma “saudade” absurda da família depois desse jogo de hoje e não sei se vou resistir, acho que vou visitá-los no próximo final de semana.

É o Flamengo cumprindo seu papel social, unindo a família brasileira !!

Aliás, falando em papel social, alguém se lembra de 1992? Vamos lá, talvez aqueles abaixo dos 20 anos de idade não saibam direito então vamos para a seção “recordar é viver”: Dois quadrangulares decidiram os finalistas do Brasileiro daquele ano. No grupo em que estávamos todos tinham chances na última rodada, quando o Fla pegou o Santos no Maraca e no mesmo horário os “fregueses para sempre” pegaram o São Paulo em São Cristóvão.

O Fuderosão fez sua parte e venceu o Santos, 3x1. Então a única chance do Mengão não ir para a final seria uma vitória do São Paulo. Só que em "São Cricri" já estava 3 x 0 para a freguesia. O desespero dos “donos de padaria” era tamanho que das arquibancadas começou o coro de “Entrega!! Entrega!!”. Salve engano era despedida do Bebeto e claro, eles não entregaram o jogo.

Era o “eterno vice” cumprindo seu papel social, fazer feliz a Nação Rubro Negra!!

Bom, assim como em 1992 o Mengão fez sua parte contra o Santos, temos que fazer nossa parte domingo contra o C$, independente do que acontecerá com os demais adversários. Mas confesso que de antemão já estou rindo do desespero alheio. Ver a dupla freguesia no dilema entre ajudar o Mengão enquanto tentam escapar do rebaixamento ou afundando de vez para a segundona, é para rir. Sim, porque se ainda há alguma esperança de título ela passa por dois de nossos rivais históricos. Ou será que gritarão para entregar novamente?

Voltando a falar de série A, o Flamengo é muito grande, muito mais digno de verdadeiras conquistas. Para a torcida sempre fica essa “sacaneação” com quem está caindo mas não nos foge a consciência de que merecemos é lutar pelos títulos, voltar a ser o clube que mais vezes levantou essa taça.

O verdadeiro orgulho de ser Rubro Negro vive na gloriosa história de conquistas e títulos, alcançados ao longo de 113 anos de história. Não seria o rebaixamento de adversários ou qualquer outro lugar que não o primeiro, a fazer o Flamengo mais vitorioso.

Essa é a arrogância que não nos pode faltar, a de ser campeão sempre.

Para concluir, deixo meus agradecimentos eternos àqueles que na noite de 17 de novembro de 1895, nos corredores da casa de nº. 22 da praia do Flamengo, deram início à história de uma das maiores razões de amor das nossas vidas: O Clube de Regatas do Flamengo.

Até segunda e saudações rubro-negras, sempre!

Flamengo Net

Comentários