quinta-feira, 20 de novembro de 2008

COLUNA DE QUINTA-FEIRA - Raphael Perret

Por uma nova lembrança do Mineirão

Fui duas vezes a Belo Horizonte em 2008. Uma, a passeio; outra, a trabalho. Em nenhuma delas, visitei o Mineirão. Pena. Gostaria de conhecê-lo. Atrativos não faltam.

Quando ligo um canal que exibe um jogo sendo realizado no estádio Magalhães Pinto, confundo e penso assistir a uma partida no Maracanã. Reparem no visual que cabe dentro da telinha: é muito semelhante ao do maior do mundo. Tenho muita curiosidade em visitar o Mineirão e compará-lo ao grande estádio carioca. E, uma vez dentro dele, relembrar fortes emoções rubro-negras. As que senti e as que não senti.

Foi em 1980, no Mineirão, que o Flamengo segurou um jogo difícil contra o Atlético, sofreu apenas um gol e pôde, com uma vitória "simples" no Maracanã, envergar seu primeiro título brasileiro.

Foi em 1987, no Mineirão, que o Flamengo fez uma daquelas partidas mais difíceis e importantes de sua história, ao derrotar o Atlético por 3 a 2, com gols de Zico, Bebeto e Renato Gaúcho (que ataque! Que time!) e conquistar uma vaga na decisão da Copa União contra o Inter.

Foi em 1995, no Mineirão, em um 15 de novembro, que o Flamengo comemorou seus 100 anos de existência, E a festa foi completa: parabéns cantados pela torcida adversária (que outro clube conseguiria tal façanha?), vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, gol de Ronaldão, na semifinal da Supercopa dos Campeões da Libertadores.

Foi em outros anos, no Mineirão, que o Flamengo colecionou vitórias, algumas relevantes dentro de seu contexto, outras marcantes simplesmente porque, apesar de muitas, vitórias do Flamengo ficam sempre no coração: em 1993, 2 a 1 sobre o Cruzeiro, de virada, quando Ronaldo Fenômeno começava a despontar no time mineiro; em 2001, 1 a 0 sobre o Cruzeiro, importante resultado contra o rebaixamento; em 2002, 3 a 0 sobre o Atlético, vitória muito parecida com a derrota sofrida há poucas semanas para o Galo, quando o Flamengo estava em baixa e o adversário lutava pelas primeiras posições; em 2006, 0 a 0 com o Atlético, resultado suficiente para classificar o Flamengo para a semifinal da Copa do Brasil que conquistaríamos semanas depois.

Em 2008, no Mineirão, o Flamengo terá a oportunidade de, mais uma vez, registrar um placar inesquecível. Não se espera uma goleada, nem uma atuação avassaladora como a que foi vista domingo passado. Espera-se, sim, uma vitória, que será suada, complicada, heróica. Enfrentaremos um time que, em seu estádio, conseguiu 14 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, o time que mais tempo ficou entre os 4 melhores do Brasileirão, um time técnico e veloz.

Derrotar o Cruzeiro no Mineirão poderá ser histórico, pois praticamente garantirá o Mengão na Libertadores do ano que vem e, quem sabe, reservará mais chances para o ainda sonhado título brasileiro. Além disso, a força do adversário valorizará a vitória. Torço para, quando enfim visitar o Mineirão, poder me lembrar de mais um jogo eterno, realizado em 23 de novembro de 2008.

***

Momento cabotino - O Flamengo trocou passes rápidos, fez tabelas, inverteu jogadas e trabalhou o jogo aéreo. Mais ou menos o que eu "sugeri" na última coluna. Quanto foi mesmo o resultado do jogo domingo?

***

E agora, então, ô mané? - O Cruzeiro tem ataque e meio-campo superiores ao do Palmeiras, mesmo com a ausência do ótimo Wagner. Os atributos defensivos de Ibson e Kleberson serão fundamentais, assim como a velocidade de ambos para o contra-ataque. Não tem jeito: o Flamengo vai ter que jogar mais plantado. E explorar os contragolpes com muita rapidez, pois a defesa cruzeirense não é grandes coisas. Tomou 5 do Náutico, por exemplo.

***

Sem vergonha - ok, ok, o Flamengo tem que fazer sua parte primeiro. Mas não adianta. Vou torcer pra Vasco e Vitória. Que Edmundo repita 16 anos atrás e ajude o seu time a derrotar o São Paulo. E que o sol de Salvador faça mal à frieza do time gremista. E rumo ao hexa.

***

E você? - Qual foi o jogo mais marcante do Flamengo no Mineirão?

Flamengo Net

Comentários