quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Blog da FlamengoNET, cinco anos de uma idéia de sucesso - Juan Saavedra

Cinco anos é muita coisa, sobretudo na chamada blogoesfera, onde blogs são criados e abandonados com velocidade incessante. Por isso, acreditamos que merecemos celebrar os cinco anos do Blog da FlamengoNET.

Muita gente ainda hoje me pergunta por que o blog se chama "da FlamengoNET", e não simplesmente "flamengonet". A resposta remonta as origens do Blog. Eu queria, então, criar um blog coletivo sobre o Flamengo inspirado na experiência do "De Primeira", fundado meses antes e do qual eu já participava. Depois de quase um ano editando o site FlamengoNET, a pedido do amigo Carlos Bastos, que naquele ano ficara na Bahia, a servico da Petrobras, achei que deveria investir num novo projeto, mas sem deixar de vinculá-lo ao FlamengoNET, por duas razões. Por acreditar que o Blog poderia ser um diferencial do FlamengoNET, com benefícios para ambos, e por uma questão de gratidão. Anos depois, a premiadíssima página FlamengoNET acabaria extinta pelo próprio Carlos, em função das dificuldades que representa conciliar uma iniciativa dessa natureza com as exigências do cotidiano [valeu, Carlos].

Criado o Blog, ainda em outubro de 2003, o primeiro desafio: quem chamar?

Procurei amigos de uma lista de discussão, como Alexandre Souteiro (o Triplex), Lucas Dantas, Mauricio Neves e Gustavo de Almeida. Marcele, então namorada e hoje senhora Gustavo de Almeida, ajudou nos templates. Foi no início de novembro de 2003 que o Blog começou a tomar a sua forma. Alguns outros conhecidos foram chamados, divulgamos o Blog em algumas listas de discussão e, aos poucos, as visitas foram crescendo, principalmente depois do link na própria FlamengoNET.

Com poucos meses de atividade, o Blog foi citado em matéria da revista Placar sobre o assunto blogs e futebol. Imprimimos como linha editorial uma forte dedicação à memória do Flamengo, ao resgate de jogos históricos, o que acabaria motivando um convite para editar um livro com coletânea de textos publicados no Blog - o Ser Flamengo (Folha Seca, 2006).

Novos nomes foram se juntando. Arthur Muhlenberg, Sergio Atallah, Mario Cruz e tantos outros que, perdoem a omissão, também foram importantes. O formato coletivo ajudava o Blog a se manter sempre atualizado. Afinal, cada um de nós tem suas famílias, namoradas, esposas, cachorros, atividades, profissões, estudos, hobbies. Assim, quando um não podia se dedicar, sempre havia alguém livre para escrever e cuidar do Blog. Em 2004, Lucas Dantas foi quem mais cuidou do Blog (grande responsável pela série em homenagem aos 1.000 jogos de Junior pelo clube), assim como em 2005 Sergio Atallah teve um papel importante e, em 2006 e 2007, Alex do Triplex e Arthur Muhlenberg.

Mas é injusto atribuir maior ou menor importância a este ou aquele.

Isto porque, sem demagogia, quem faz o Blog da FlamengoNET somos todos. É o Lalas, com sua rara capacidade de analisar esquemas ou o Carioca, um dos nossos mais antigos "comentaristas". É o João Marcelo, com suas análises sobre a psicologia das massas, e o Roberto Silva Gomes, com suas idéias para melhorar as condições da instituição. É o André Monnerat, agora atacando de humorista, ou o Marcelo Caju, vociferando contra a incompetência de uns e outros. É o Alex Souteiro, com seu humor ácido, ou o Dão, com sua marra tipicamente rubro-negra. É o João Simões Lopes, com suas oportunas estatísticas, ou o Melo, com suas análises sensatas.

Enfim, todos foram e são importantes - muitos seguem até hoje.

Admito que o Blog esteve muito perto de acabar recentemente. Ele suga muito o tempo de quem o administra e, não raro, indiretamente compromete a vida pessoal de quem se dedica a ele. Remodelá-lo em maio deste ano foi um balão de oxigênio para mantê-lo em atividade.

Outras coisas podem acabar, não sem pesar, mas o amor pelo Flamengo continua. Manter o Blog, mesmo com sacrifícios, é um compromisso com esses cinco anos de história. São mais de 4.000 posts e milhões de comentários.

E é por isso que ele continua, agora com uma nova equipe de Administração: Herminio Corrêa, Tiago Bosco e Tiago Cordeiro juntam-se a nós.

Vida longa ao Blog.

Flamengo Net

Comentários