terça-feira, 9 de setembro de 2008

Sobre o erro do Lance! e dos jornalistas...

Já houve uma retratação do caso comentado pelo Alex do Triplex logo abaixo, mas talvez valha falar mais sobre o assunto. Até porque fui um dos que enviou um e-mail insatisfeito para a publicação e recebi uma resposta com um pedido de desculpas.

Existem inúmeros casos de "erros" em que jornalistas tentam tumultuar o ambiente de diversos clubes. Dizem até que existem comentaristas que recebem dinheiro para anunciar uma contratação ou que afirmem algo que tumultue o ambiente. Dizem. E nesses boatos tem gente que o torcedor nem desconfia. Vai saber...

Nesse contexto, é muito difícil pedir compreensão especialmente com um erro que já ocorreu outras vezes com intenções muito piores, mas as vezes um erro é simplesmente um erro. Não conheço o autor da reportagem pessoalmente, mas com base em informações que obtive posso dizer duas coisas:

- Ele não teve má intenção.

- Ele errou.

Claro, quando certo jornalista-publicitário dá espaço para que digam que existe uma campanha dos juízes para o Flamengo vencer o Brasileiro a coisa ultrapassa a linha da liberdade da informação e do erro. Mas nem todo mundo em São Paulo é assim. Acreditem.

Existe muita coisa rolando nas redações que cobrem esportes, mas bem menos do que os torcedores acham que existe. O Lance!, apesar dos erros recentes em notícias, é um dos jornais que considera o Flamengo como primeiro pentacampeão brasileiro e único campeão brasileiro de 1987 mesmo sendo publicado em São Paulo. Não esperem essa tomada de atitude da Folha de S. Paulo, com uma cobertura dita imparcial. A TV Globo considera Flamengo e seu genérico como campeões.

Fiquei tão revoltado quanto vocês, galera, mas na boa? Houve um erro. E só isso. Pode ser que em outros casos o Lance! tenha agido de má fé? Eu não sei. Mas sei que o Lance! não bate palma para o Eurico Miranda e nem passa a mão na cabeça do Ricardo Teixeira pelos direitos de TV. Sei também que errar é digno de esporro e de ficar P da vida. Se for por isso, ok. Mas não achem que houve desrespeito ou intenção de diminuir A Torcida. Não houve.

As vezes um erro é simplesmente um erro. Nesse caso, foi isso que aconteceu: um erro. Um erro grave? Sim, grave, mas acreditem, acontece. Como jornalista já tive que trabalhar como editor e repórter ao mesmo tempo, coordenando equipe, revisando texto e precisando fazer entrevista. E sei que não sou o único.

É uma profissão desgastante, exige muito de você e o tempo todo. Quem faz é apaixonado por isso ("jornalismo é cachaça"), mas isso não significa que está imune a erros. A parada é vigiar e apontar quando esses erros ocorrem. Na hora em que não acontecer nenhuma errata, vamos saber o que é erro e o que é má intenção.

PS: Não acho que seja necessário retificar, mas de qualquer forma aí vai: o texto acima expressa também a minha opinião e não isenta a imprensa de outros casos. Estou falando de uma situação específica, o futuro só a Deus pertence.

Flamengo Net

Comentários