quarta-feira, 3 de setembro de 2008

POST NÃO PATROCINADO - Arquivo FC traz números curiosos

O Flamengo vai estabelecer uma marca histórica na noite desta quarta-feira. Assim que a bola rolar na partida contra o Figueirense, em Florianópolis, o rubro-negro irá se transformar no primeiro clube a realizar 500 partidas como visitante desde a inauguração do Campeonato Brasileiro, em 1971.


O time carioca, nos 499 jogos realizados até agora como visitante, ganhou 152 vezes, empatou o mesmo número de partidas e sofreu 195 derrotas. Fez a rede dos rivais balançar 549 vezes e presenciou a festa dos donos da casa em 651 oportunidades. Saldo negativo de 102 gols.

Apesar de o time ser deficitário, comparativamente o Flamengo até pode ser considerado um time com bom desempenho fora de casa. Entre os 20 times que estão atualmente na Série A, o rubro-negro apresenta o quarto maior número de vitórias como visitante. São Paulo (158), Palmeiras (155) e Internacional (154) estão à frente mas com margem não muito larga.

Se levarmos em consideração o número relativo, de número de vitórias por partida, o Flamengo também ocupa a quarta posição com uma taça de sucesso de 30,46% contra 33,84% do Palmeiras; 32,38% do São Paulo e 31,82% do Internacional.

Fora de seus domínios, o Flamengo apresenta um aproveitamento de 40,6%. Marca uma média de 1,1 gol por partida e sofre 1,3. O índice de empates é de 30,46% e o de derrotas de 39,08%.


A notícia não é nossa. É do Arquivo FC. Embora tenha um design um tanto primário (mas ganchudo), o site traz a cada rodada do campeonato brasileiro um conteúdo bastante interessante. São estatísticas, números, projeções e matérias bem completas, aparentemente exclusivas. Um tipo de material raramente visto em outros sites dedicados ao futebol nacional. O Infobola, do já célebre professor Tristão, professor da Escola de Engenharia da UFRGS, traz projeções muitas vezes precisas (contrariadas, por vezes, pela ilógica da bola), mas sem um tratamento jornalístico.

É o contrário do Arquivo FC. NO entanto, a empresa responsável pela iniciativa, a SP Comunicação e Marketing, talvez peca ao não explicar minimamente a sua metodologia de gestão da informação. Isso ajudaria a aumentar a credibilidade sobre o conteúdo apresentado.

Ainda assim, passadas algumas semanas, a iniciativa parece séria e o site, uma boa fonte de informação. Por isso, decidimos fazer um jabá gratuito, sem qualquer contrapartida ou troca de interesses.

Quem quiser conferir, está na nossa barra de links. Ou em http://www.arquivovivofc.com/ .

Está dada a dica.

Flamengo Net

Comentários