segunda-feira, 29 de setembro de 2008

COLUNA DE SEGUNDA-FEIRA - Herminio Correa


Vamos Flamengo!

Rodada após rodada, o Flamengo se reaproxima da ponta do Brasileirão. Muito mais na base da superação do que necessariamente na técnica. Definitivamente o campeonato se equilibrou e a diferença para o líder, que antes era de sete, caiu para agora quatro pontos.

Claro, ainda há uma boa dose de desconfiança, principalmente pela evidente falta de padrão de jogo, padrão que a equipe ainda não reencontrou, diferentemente dos rivais diretos na disputa que demonstram maior consistência – a exceção de Grêmio e Cruzeiro, os dois que vêm caindo de produção nas últimas rodadas. Muitos dos comentaristas justificam inclusive ser essa inconsistência da equipe rubro-negra o motivo em não acreditarem que o título possa ir para a Gávea ao final do ano. Em se tratando de Flamengo, melhor que continuem pensando assim. Prefiro que seja como sempre foi, surpreendendo a todos, deixando para crescer na competição no momento exato.

Voltando a sábado, foi uma vitória para lavar a alma, literalmente - e, por felicidade, pude estar no Rio e no Maraca para ver ao vivo. Jogo bastante complicado, ainda mais com toda aquela chuva que certamente prejudicou nossa maneira de jogar. Infelizmente, mais uma falha do Bruno e mais uma substituição contestável, ainda que eu entenda a necessidade em manter um maior poder de marcação naquele momento da partida. Mesmo com tudo isso, o time não deixou de lutar, de correr, de acreditar na vitória até o final, quando foi premiado pela vontade demonstrada e garantiu mais três importantíssimos pontos na disputa pelo hexa.

O grande herói, sem dúvida, foi Vandinho. Contribuindo com um belo passe para o gol de Juan e mostrando a presença de quem é atacante no momento de marcar o segundo, pode enfim reaver a confiança de Caio Jr. e voltar ao time principal. Basta mais uma boa apresentação e poderemos anunciar enfim que “habemus centroavante”. É aguardar os treinamentos da semana para saber o que pensa nosso treinador, mas com uma atuação tão decisiva nessa importante partida, merece sua chance.

Na próxima rodada, o confronto contra o Náutico em Recife, um adversário ainda ameaçado pelo rebaixamento e em um gramado não muito favorável para uma equipe que prefere tocar a bola. Como o Flamengo já vem mostrando que, se não for técnica, vai na vontade e na base da superação, fica a expectativa para mais um bom resultado em terras pernambucanas, tal como ocorreu no primeiro turno, contra o Sport.

Fato é que a caminhada rumo ao hexa continua, e firme. Mas sempre lembrando que a liderança só precisa vir ao final da 38ª rodada. Somente lá é que poderemos de fato soltar um grito sufocado há 16 anos. A expectativa vem crescendo a cada partida, a cada vitória, não somente pela vontade dos jogadores em campo mas também porque a sorte vem ajudando e muito. Basta observar os resultados de nossos adversários nas últimas rodadas.

Nós, torcedores, conhecemos bem a história desse clube e o poder desse manto. Para aqueles que ainda não acreditam, fica o aviso: lá vem o Mengão!

Até segunda e saudações rubro-negras, sempre!

Flamengo Net

Comentários