segunda-feira, 22 de setembro de 2008

COLUNA DE SEGUNDA-FEIRA - Herminio Correa



Vitória e de goleada

Saímos da sétima para a quarta colocação, voltando assim para o G4. A diferença para o líder caiu de nove para sete pontos. O resultado da rodada no geral, nos favoreceu novamente. Com tudo isso, não resta dúvidas: Flamengo 1 x 0 Ipatinga foi sim uma goleada.

Analisando os aspectos técnicos da partida, o time foi superior, criou, mas não foi uma equipe brilhante em campo, longe disso. Com algumas más apresentações individuais, o meio campo não mostrou o devido poder de criação, consequentemente o ataque ficou isolado novamente. Mesmo com tantos erros a corrigir é importante ressaltar que antes jogar mal e garantir os três pontos do que, ao contrário, jogar bem, criar muitas oportunidades e, no final, perder pontos como já ocorreu em outras rodadas nesse brasileiro.

Fato é que o time ainda precisa se encontrar. Em uma fase de partidas restritas aos finais de semana (a exceção é a 32ª rodada, contra o Vitória, em Salvador), torço urgentemente pelo acerto da equipe antes que o campeonato termine. E nesse ponto a paciência do torcedor será exigida. Não é momento de nenhuma alteração tática radical, mas sim de entrosamento, de ritmo de jogo para aqueles aos quais nosso treinador dirige toda sua confiança. Por tudo que pudemos observar nos treinamentos da última semana, ficou claro que esse é o time titular de Caio Jr. talvez com uma única dúvida em relação à presença ou não do Everton. Resolvido isso, os onze titulares estão definidos. Se esse é o melhor time, ou o mais desejado pelos torcedores, é outra história. Só precisamos entender que esteja quem estiver em campo usando o manto, defendendo essas cores, será essa a equipe que a torcida terá que carregar rumo ao título.

Assistindo a alguns programas esportivos domingo à noite, pude ver as mais diversas previsões. Em nenhuma delas o Flamengo teve aval quanto a ser postulante ao hexa. E fugindo de qualquer superstição é assim, quando menos se espera, que o Flamengo mostra sua grandeza. O que menos precisamos nesse momento é de vitórias espetaculares, de goleadas históricas, de “oba-oba”, seja de que lado vier. Nesse momento aceito qualquer 1 a 0, suado, se esse for o caminho que nos mantenha focados e conscientes de que a tarefa é possível, ainda que não tão simples.

Logicamente gostaria de um Flamengo avassalador, ganhando e convencendo a todos, mostrando já desde o início ser o favorito ao título. Porém não temos esse time. Em um campeonato nivelado como este, outros tantos fatores podem ser decisivos. Já temos um bom time. Nas últimas rodadas, sorte tem sido mais um fator aliado. Se a esses itens agregarmos vontade, disposição, superação, as coisas podem acontecer. Precisamos lembrar que, mesmo com certa desconfiança, os únicos que acreditam nesse grupo, nesse momento, somos nós torcedores. Qualquer objetivo maior nesse campeonato depende de continuarmos acreditando, apoiando, fazendo a nossa parte.

A matemática do campeonato ainda é desfavorável. A conquista do título ainda é um sonho distante. Mas ainda estamos vivos. Os tempos são outros, mas os ensinamentos, válidos: o Flamengo sempre dispara na fase final dos campeonatos brasileiros. Algumas vezes chegamos ao título, como em 1987 e 1992. Em outras, fugimos do rebaixamento como em 2004 e 2005. Ano passado, a arrancada nos levou à Libertadores.

Para aqueles que ainda acreditam, só faltam 12 rodadas. E certamente o que todos queremos é que 2008 represente o ano da arrancada rumo ao título!

Até segunda e saudações rubro negras, sempre!

Flamengo Net

Comentários