quinta-feira, 4 de setembro de 2008

ANÁLISE DO JOGO - Flamengo X Figueirense - João Goulart*

* João Goulart, 33 anos , artista plástico, do Rio de Janeiro, assina a segunda "Análise do Jogo" do Blog da FlamengoNET. Quer participar? Estamos selecionando colaboradores para a seção. Envie para blogdaflamengonet@gmail.com um texto de 15 linhas sobre o seguinte tema: “Quem é o melhor e pior comentarista do Brasil”, com seu nome completo, endereço, idade e profissão. A cada semana escolheremos um dos postulantes para a “Análise do Jogo” - o próximo é para São Paulo e Flamengo, dia 14/09, no Morumbi. Selecionaremos um participante diferente para cada jogo.

Partidaça do Flamengo. Lembrou-me uma luta de boxe das boas. De um lado, o Figueirense no estilo força e velocidade; do outro, o Flamengo, técnico e paciente. O resultado do embate foi um baile de futebol, com total domínio do flamengo em pleno Orlando Scarpelli. O jogo podia ter descambado pra correria e violência, devido ao ritmo forte, impresso pelo Figueirense desde o começo da partida. Mas cadenciando o jogo e com um toque de bola consciente, o Flamengo envolveu o adversário, levando o Figueira à lona, pela primeira vez, aos 12 minutos do primeiro tempo. Após receber passe de Fabio Luciano, Marcelinho Paraíba cruza na área e Angelim chega com tudo pra marcar. Flamengo 1 a 0. O Figueirense limitava-se a chutes de fora da área, parecendo acreditar em uma falha do Bruno, mas pouco conseguia. Quando não chutavam para fora, paravam em defesas fáceis do goleiro ou, simplesmente, na “Barreira Angelim”, que fazia grande partida.

O Flamengo cresceu e mandou no jogo. Marcelinho Paraíba na frente me lembrou Souza, mas com mais poder de decisão. Fazia bem o pivô e dava opções de jogadas no ataque. Com Everton escalado no meio, Ibson jogou solto e, vindo de trás, foi o motor do time. Kléberson jogou bem na contenção e Jailton, de 3º zagueiro, cobriu bem as subidas do Léo Moura: livre, leve e solto no ataque. Com esse meio-campo, o Flamengo envolveu o ímpeto agressivo do Figueirense. Aos 40 minutos, após bela troca de passes, Léo Moura, na ponta esquerda, encontra Ibson, no meio, que de primeira deixa Paraíba livre para marcar. No canto, sem perdão. Flamengo 2 a 0. Com o Figueirense desnorteado, cambaleando, Léo Moura, aos 42 minutos, rouba a bola no meio de campo e, dali, a la Pelé, quase encobre o goleiro do Figueira. Fim da primeira etapa, com aula de futebol.

O segundo tempo começou com um Figueirense mais manso, mas ainda assim ofensivo. Aos 5 minutos, Rafael Coelho acerta um forte chute a meia altura, Bruno se estica mas não alcança a bola. 2 a 1. O Figueirense cresce. O Flamengo, mesmo nas cordas, manteve o estilo de jogo e, com um toque de bola consciente, envolveu o Figueira, minando qualquer tentativa de reação. Até Sambueza, substituto de Everton, colocar a bola com a “mão” na cabeça do Vandinho. Este passa de primeira para Paraíba finalizar de cabeça. O goleiro rebate e Léo Moura chega para, merecidamente, fazer o dele: 3 a 1. Aos 40 minutos, o Flamengo aplica o nocaute.
Já estava indo dormir, sonhando com o título, vendo o Flamengo resgatar as raízes com um meio-campo ofensivo/técnico, quando Jailton, que vinha bem no seu papel, me acorda antes mesmo de colocar a cabeça no travesseiro. Aos 47 minutos, ele toma um drible dentro da área e Tadeu chuta rasteiro no canto, sem chances para Bruno. 3 a 2.

Ai eu lembro, dia 14/09 tem São Paulo no Morumbi.

O meio-campo foi o diferencial do Flamengo. Everton mostrou que veio para ficar, tanto pode jogar como meia ofensivo como no ataque, fazendo o segundo homem. Sambueza tem visão de jogo e habilidade para atuar como meia de ligação. Ibson rende muito mais de volante, vindo de trás. E tanto Kléberson como Airton podem fazer o segundo volante, com qualidade e sem perder força na marcação. Com essas opções e a bela apresentação do Flamengo em Floripa, Caio Junior pode acabar com as dúvidas, definindo uma escalação mais ofensiva nos próximos jogos e o time embalar de vez. Foi muito mais que 3 pontinhos.

O destaque do jogo podia ser o Angelim, o Ibson, o Marcelinho Paraíba, mas o Léo Moura mostrou que, com um pouco de liberdade, pode transformar o destino de uma partida. Foi perfeito. Parabéns ao Caio Junior que, contrariando ele mesmo, dessa vez não inventou, manteve Everton no meio e colocou Luizinho, improvisado na esquerda para substituir Juan. E parabéns ao árbitro, que deixou o jogo correr. Apesar de jogadas fortes (mas não violentas), contribuiu para o ritmo de jogo que o Flamengo quis imprimir. Os bandeiras erraram em dois impedimentos (um erro de cada), a favor do Flamengo. Mas longe de comprometer o resultado da partida.

ATUAÇÕES (notas de 0 a 5)

Bruno:
Pouco trabalhou. Quando foi exigido mostrou segurança, não teve culpa nos 2 gols, mas se tivesse defendido, pelo menos um, levaria 4. Nota: 3.
Leo Moura: Oerfeito, com liberdade pra subir no ataque deu qualidade nas jogadas, decisivo no segundo gol, e fez o terceiro liquidando a partida. Se tivesse marcado o gol do meio de campo era 5. Nota: 4,5.
Jailton: Fez o papel dele. Cobriu bem Leo Moura, mas lento. O drible que levou no fim do jogo foi fatal e o Tadeu fez o gol. Nota: 3.
Fabio Luciano: Não apareceu tanto quanto Angelim. Mas ainda seguro.Nota: 3,5
Angelim: Um monstro na defesa, cortou inúmeros chutes do figueira. e ainda foi ao ataque pra fazer o primeiro gol. Mas lento ao acompanhar os atacantes. No fim, quase faz penalty por causa disso. Nota:4
Luizinho: Improvisado na esquerda Não comprometeu. Se na defesa teve algumas falhas, quando subia mantia a qualidade do time.Nota: 3,5
Kléberson: Jogou bem como segundo volante. Nota:3,5. Airton: Entrou e manteve a pegada. Nota 3,5
Ibson: Com a entrada do Everton no meio, Ibson jogou mais a vontade. Foi um dos destaques da partida. Ainda erra alguns passes. Se corrigir isso, tem tudo pra ser o motor do time.Nota: 4
Everton: Entrou bem mais uma vez. Deu velocidade ao meio, e buscou sempre a jogada. É impressionante como a camisa não pesa nem um pouco no rapaz. Nota: 3,5 . Sambueza: Entrou bem de novo. Mostrou que é a opção com visão de jogo/habilidade. Colocou uma bola com açúcar para Vandinho, que resultou no terceiro gol.Nota: 3,5
Marcelinho Paraíba: Outro destaque. Apareceu sempre para o jogo, dando opção ao meio de criar as jogadas. Fez o dele, mas podia tocar de primeira para Leo Moura no terceiro gol. A tentativa de cabecear a bola mostrou uma individualidade que preocupa. Nota: 4
Maxi: Pouco fez devido à diferença física. Mas com a bola no pé e liberdade, deu bons passes. Nota: 2,5. Vandinho: com um futebol simples e objetivo mostrou que tem vaga no ataque. Deu o passe para Paraíba no 3 º gol e um chute rente a trave. Já disse ao que veio. Se não tivesse se enrolado com bola dentro da área, em um passe do Leo Moura, levava 4,5. Nota: 4

Caio Jr.: Não inventou e colocou o meio campo para frente, mesmo jogando na casa do Figueira. O time engrenou e as jogadas apareceram. Parece ter sido fundamental na postura do time. Sem afobação, não aceitou o jogo do Figueirense, e impôs um ritmo com toque de bola consciente, que foi decisivo para a vitória. Mexeu bem nas substituições. Nota:4,5.

FICHA DO JOGO


Figueirense 2 X 3 Flamengo
Estádio: Orlando Scarpelli
Data: 03/09/2008, 22h
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Auxiliares: Anderson Jose de Moraes Coelho (SP),Emerson Augusto de Carvalho (SP))
Flamengo: Bruno; Leo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Luizinho; Jaílton, Kleberson (Airton), Ibson e Everton (Sambueza); Marcelinho Paraíba e Maxi (Vandinho). Treinador: Caio Júnior.
Figueirense: Wilson, Anderson Luiz, Asprilla e Bruno Aguiar(Diogo) William Matheus, Gomes, Leandro Carvalho, Cleiton Xavier , Ramon (Jairo), Rafael Coelho, Wellinton(Tadeu) Treinador: PC Gusmão.
Gols: 1ª Tempo
18' - Ronaldo Angelim (FLA)
40' - Marcelinho Paraíba (FLA).
2ª Tempo
47' - Tadeu (FIG)
5' - Rafael Coelho (FIG)
34' - Leonardo Moura (FLA)
Cartões amarelos: Jailton (FLA), Asprilla (FIG), Rafael Coelho (FIG), Leonardo Moura (FLA), Gomes (FIG), Everton (FLA), Cleiton Xavier (FIG).

Flamengo Net

Comentários