terça-feira, 29 de julho de 2008


COLUNA DE TERÇA-FEIRA - Alexandre Lalas





A "Tropa de Elite"





Leio nos jornais eletrônicos que Caio Junior deve lançar Toró no meio-campo para a partida contra o Palmeiras, amanhã, no Parque Antártica. O meio-campo ficaria com Jaílton, Toró, Christian e Ibson. Se a notícia for verdadeira, será a volta triunfal da “Tropa de Choque”, de Joel Santana. Acho péssimo. Estaremos andando para trás. Nosso problema é justamente o excesso de volantes. E nosso técnico, que parecia (apenas parecia) ter enxergado isso, testando Marcinho, Renato Augusto, Tardelli, Kléberson, Erick Flores e até Jonatas para a posição, desistiu de tentar arranjar um ponta- de-lança. Triste.

O elenco não oferece grandes opções, é verdade. Renato Augusto e Marcinho já cruzaram o Atlântico. Kléberson parece ter herdado a nuvem negra que pairava sobre a cabeça de RA. Erick Flores ainda é verde e parece franzino demais para um jogo pegado como promete ser o de amanhã. Jonatas ainda não conseguiu se firmar (embora, desde que voltou ao Flamengo, o jogador passou por todas as posições do meio, menos a sua de origem, primeiro homem do meio). E Diego Tardelli, apesar de ter jogado bem contra a Portuguesa, antes de ser ridiculamente expulso, ainda não ganhou a confiança de nosso comandante. Mesmo assim, voltar com a “Tropa de Choque” devia ser a última das alternativas.

Ano passado, na empolgante reação que levou o time à Libertadores, o meio-campo era esse, dirão alguns. De fato, era. Mas Ibson estava em uma fase exuberante, o que não ocorre agora. E, mesmo assim, só vencemos Paraná e América de Natal fora de casa, dois times que acabaram caindo para a segunda divisão. Nossa “Tropa de Choque”, longe do Maracanã, apanhou de Cruzeiro, Inter, Palmeiras. Depois de quatro jogos sem vitórias, dois gols marcados e, pelo menos, dez gols feitos perdidos, eis que Caio Junior ressuscita a “Tropa de Elite”.

Toró não é mau jogador. Faz faltas desnecessárias, é verdade. Mas rouba bem a bola e sabe jogar. Mas não tem caixa pra conduzir o time à frente. Será mais um jogador atrás da linha da bola. Sua entrada vai aumentar ainda mais o isolamento dos nossos já isolados atacantes. E iremos reclamar do Obina, do Tardelli, do Leonardo Moura, do Ibson..

Outra coisa: assim como aconteceu contra o Ipatinga, quando tinha a missão de marcar individualmente a Gerson Magrão, Christian levou um baile de Carlos Alberto, no domingo. Espero que Caio Junior não cometa o erro de escalar Christian para acompanhar Valdívia amanhã. Nosso volantão já mostrou que não tem competência para marcar individualmente jogadores com um mínimo de habilidade.

Caio poderia ousar. Apostar suas fichas em Erick Flores. Ou dar mais uma chance a Diego Tardelli. Ou mesmo inventar Juan ou Leonardo Moura no meio-campo. Qualquer coisa, menos a volta da “Tropa de Elite”. Esse filme é velho e já deu o que tinha que dar.

E, por fim, o Internacional manteve Nilmar e Alex e trouxe Daniel Carvalho e D’Alessandro. E nós vamos de Eltinho e Vandinho. Oxalá sejam bons jogadores e resolvam os nossos problemas, mas esperávamos mais...

Até terça!

Flamengo Net

Comentários