terça-feira, 29 de julho de 2008

Flamengo e a filosofia

"É um técnico jovem, promissor e totalmente alinhado com a nova filosofia do Flamengo. Deveremos, inclusive, dar a ele um cargo posterior em nossa administração".

"Todos os reforços foram trazidos com a indicação de nosso treinador".

O que há de semelhante nas frases acima? Fácil. Ambas foram pronunciadas pelo magnânimo e cósmico vice-presidente de futebol do Flamengo a respeito do treinador do time. Qual treinador? Você escolhe. Pode ser o Ney Franco ou o Caio Júnior.

Quando era o Ney, KL trouxe uma pá de jogadores do Ipatinga. Todos de confiança do técnico e promessas. Nenhuma vingou. Nenhuma. Zero. Todas voltaram para o Ipatinga ou foram pro diabo que as carregasse, quase a mesma coisa. O técnico que estava alinhado com a filosofia do clube, fosse ela qual fosse na época, foi mandado embora e jogadores caros vieram emprestados para salvar o time do rebaixamento, juntamente com Joel, que obviamente só estava alinhado a uma filosofia: manter o time na primeira divisão (repito: se alguém vier me falar que contava com vaga na Libertadores naquela ocasião, na boa, eu mato).

Agora é Caio Júnior. Depois da maior venda da história do futebol, a do Renato Augusto para um clube lá qualquer da Alemanha e que colocou o Flamengo na lista dos mais ricos do planeta, com largas braçadas à frente do Chelsea, Manchester ou qualquer um, eis que o cosmo-magnânimo dirigente apresenta de uma vez três reforços provindos do... Avaí e do Paraná!

Tá, antes que me chamem de enxaqueca, não estou secando os caras e espero que dêem certo, mas um time que perde Souza (há dois anos atrás artilheiro do Brasileirão), Renato Augusto (promessa de novo Zico e sei lá o que mais) e ainda alardeia que ganhou rios de dinheiro com as vendas, não deveria pedir um pouco mais?

Os novos jogadores podem corresponder, mas o momento do clube não é de apresentar garotos que entrarão na fogueira e ninguém sabe, nem mesmo eles, se resolverão o problema da falta de gols. É de dar uma sacudida forte. O Íbson não foi reforço algum. Já estava no time e apenas mantiveram por mais tempo. Não mudou o esquema nem trouxe novidade alguma.

É claro que ainda podem dizer que teremos a tal janela e é nela que o galáctico diretor de futebol vai nos trazer os melhores do mundo, mas o ponto que me aflige não é esse. Faço uma pergunta:

O que é a divisão de base do Flamengo?

Informação me passada pelo "porteiro do clube" (minha fonte, segundo os chiliquentos leitores de Lance) dá conta que nem sala de musculação os garotos possuem no Ninho do Urubu. A diretoria fala maravilhas do Erik Flores (que nunca vi fazer nada), tal como o Flu fazia com o Toró, mas logo lembram que é jogador para meados de 2009.

Não faz muito tempo, Jean, esse mesmo que tá no Vasco, quando ainda estava na Gávea disse para quem quisesse ouvir que "não aprendeu a chutar na base". Isso é estarrecedor!!!! O que é feito na base do Flamengo??? A prova do que o Jean disse ficou bem nítida quando vimos que Renato Augusto, o jogador mais caro da história segundo o cosmo-dirigente, acertava um chute a cada 100. E vestia a 10!!!!

Sério mesmo, não tinha nada x nada na base que pudesse suprir o problema por enquanto? O tal Vandinho terá que substituir Marcinho e Souza, ao mesmo tempo. Artilheiro Frederaixch? O Dimba também era "o cara" em 2004 e deu no que deu.

O Eltinho é lateral-esquerdo e chega para ser reserva de Juan. Ou seja, o Egídio não presta e o que fizeram com ele na base não serviu para nada. Ou o Caio sabe que Juan vai embora, mas não pode falar ainda. E tem o Éverton ainda, que sei lá....

Alguma semelhança com a república do pão-de-queijo? Não tenho nada contra a indicação de jogadores conhecidos por parte dos treinadores, é até normal, mas seria melhor se o Caio tivesse feito isso antes de perder peças importantíssimas. É o tal planejamento. O Flamengo sabia que perderia atletas, mas não se preparou. E agora contrata qualquer um que o Caio pede. E se amanhã o Caio sair, como ficam esses caras? Se não derem certo, quem paga a conta?

Mas vamos esperar para ver o que o vice-presidente-fodaralho-que-aprendeu-com-os-erros-do-passado vai aprontar quando abrir a janela. E quanto tempo vai demorar até ele demitir o técnico alinhado com a nova filosofia do clube, que ninguém sabe qual é.

----------------------------------

Os salários estão atrasados? Ninguém sabe. O que foi feito com os 10 milhões da OLK, se é que eles vieram? Ninguém sabe. Já disse que as diretorias de Flamengo e Vasco (época do Eurico) se diferenciam apenas pelo lado do túnel onde trabalham.

----------------------------------

Só vi um jogo do Flamengo até agora, contra a Portuguesa. Pessoas falavam que eu sou pé-frio e enquanto não via, o time vencia. Eu tava tranquilo. O Flamengo sempre dá um jeito de complicar as coisas.

----------------------------------

Vandinho, Éverton, Jonatas gordo, Obina no ataque..... e ainda tem gente que reclama da volta do Felipe. Será a primeira vez em muito tempo que baterei palmas efusivas e clamorosas para Kléber Leite, se isso ocorrer.

Vágner Love? Aquele que quando jogou pela Seleção foi chamado por todos de horroroso, pereba, sonolento, pior que Afonso? Quem vai pagar esse salário? E, principalmente, vale a pena? A Pamela Butt vai gostar.

----------------------------------

Conhece a piada do "não. nem eu"? É assim. Você pergunta pra uma pessoa se ela conhece a piada do "não. nem eu", ouve a resposta "não" e retruca dizendo "nem eu". Sem graça, né?

Pois bem. Você saberia me dizer qual foi o último jogador que o Flamengo vendeu e de fato o dinheiro foi utilizado pelo clube para reforços, melhorias, planejamento futuro ou qualquer benfeitoria a longo prazo? Não? Nem eu. Isso também não tem graça.

----------------------------------

Quando eu penso que acabou, vem mais hehehe.... Lembram da camisa aposentada? Aquela que o Kléber Leite chamou de pé-fria (sendo uma camisa, não uma meia e ainda mais vindo de quem veio....)? Pois é, vejam o que recebi.




São ou não são os Trapalhões no Reino da Gávea Cósmica? Em tempo, você pagaria R$ 160,00 por uma camisa "azarada"?

Flamengo Net

Comentários