terça-feira, 15 de julho de 2008


COLUNA DA TERÇA-FEIRA - Alexandre Lalas


Uma semana de tirar o fôlego!


Que semana! Ibson fica, Renato Augusto vai embora, jogo encrespado no Mineirão, contusões de Toró, Kléberson e Leonardo Moura, confusão com prostitutas, reuniões, ameaça de crise sepultada graças à preciosa liderança de Fábio Luciano, atuação incontestável no domingo, Caio Junior com um pé fora do Flamengo, Caio Júnior de contrato assinado até 2009! Haja fôlego!

No meio de tantas emoções, alguns fatores passaram batidos pela mídia. Vamos a eles. Pra começar, dois jogadores bastante criticados nos últimos tempos merecem destaque. Jaílton foi, disparado, o melhor no jogo de quarta-feira contra o Atlético. Marcou bem, fez poucas faltas e saiu para o jogo com uma desenvoltura que ainda não havia mostrado em sua passagem pela Gávea. Parece ter recuperado a calma e a confiança, ambas sumidas nos últimos tempos. Outro que voltou a jogar bem foi Christian. Contra o Vasco, marcou com competência e se apresentou para jogar, coisa que não vinha fazendo. E foi premiado com um belo gol. Volantes que sabem marcar e jogar são um diferencial para qualquer time. Esperemos que os dois mantenham a evolução mostrada na última semana.

Sobre o jogo de domingo, foi tudo lindo, tudo maravilhoso. Nossas linhas avançaram e marcamos o Vasco em nosso campo de ataque. Dominamos os rebotes, pressionamos o adversário e vencemos sem sustos. Nossa capacidade de roubar a bola é impressionante. Também soubemos valorizar a posse de bola, virando o jogo quando necessário e acelerando na hora certa. Tudo perfeito. Mas uma coisa me incomodou. Para o domínio que tivemos do jogo, criamos muito poucas chances de gol. Finalizamos apenas sete vezes. É muito pouco.

Vi e revi o tape do jogo. E a conclusão a que chego é que temos muito pouca gente na área. Souza gosta de sair para os lados, principalmente o esquerdo. Por ali, protege bem a bola e espera a chegada de um lateral ou de um homem do meio. Ou então, tenta a jogada individual. Nosso camisa nove jogou bem, mas teria ido ainda melhor se tivesse sido mais “centroavante”. Quando Souza sai da área, é imperativo que outro jogador ocupe seu espaço. Marcinho não fez isso. Nem Ibson, nem Jonatas, nem Diego Tardelli. Tenho a impressão que Caio Júnior percebeu esse detalhe, e por isso, talvez, tenha colocado Obina em campo. Pena que o baiano jogou poucos minutos, tempo insuficiente para que a modificação surtisse qualquer efeito.

Nosso técnico já disse em entrevistas recentes que vê com bons olhos a escalação de Souza e Obina juntos. Pode funcionar. Mas, se não funcionar, precisaremos corrigir o posicionamento de nosso homens de frente para que possamos criar mais situações de gol. Precisamos chegar com mais gente dentro da área. Muitas vezes nossos jogadores chegam com liberdade pelos lados do campo mas não encontram boas opções para o passe dentro da área. Por isso, desperdiçamos tantos contra-ataques.

Estamos no caminho certo, jogando um futebol consistente e que nos enche de orgulho e esperança. Mas precisamos corrigir detalhes importantes como esse para que possamos fazer valer, cada vez mais, a força de nossos jogadores. Com o volume de jogo que temos, podemos criar muito mais chances de gol. E, assim, continuarmos como melhor ataque do campeonato. Sem dependermos de pênaltis desnecessários, encontrões desastrados entre adversários ou de chutes espíritas de fora da área. Temos tudo para isso.

E como jogou o Juan!

Até terça!

Flamengo Net

Comentários