quinta-feira, 24 de julho de 2008

COLUNA DA SEXTA-FEIRA - Ricardo Amorim
.
Vai ser assim até o fim?

Não tem jeito, pelo visto a chapa vai ser quente até a última rodada. No primeiro campeonato de pontos corridos em que o Flamengo entra com chances de título, não poderia ser diferente. A máxima "cada jogo é uma final" nunca fez tanto sentido. Só que, pra um time dito de chegada, temos vacilado de montão, principalmente nas últimas "finais" disputadas, uma delas em casa.
É curioso notar, porém, que mesmo com os tropeços, ninguém dispara na nossa frente. Ainda não apareceu o bicho-papão do campeonato e acho que nem vai aparecer. Chegando quase ao final do primeiro turno, tá todo mundo embolado. O segundo turno promete ser uma montanha russa, com subidas radicais e quedas vertiginosas pra todas as equipes. Quem fizer o dever de casa vai se dar bem. Não temos feito. Por quê?
Jogadores e técnico vêm dizendo, acertadamente, aliás, que o importante é chegar na reta final com chances de conquistar o título. Um cenário animador, com certeza. Nessas condições, o Flamengo cresceria, faria valer a sua tradição e contaria com a força da torcida para levar mais uma taça pra Gávea. Maravilha, tudo lindo. Mas pra conseguir a chegada, é preciso dar a partida.

O time
Essa semana este tópico poderia estar recheado de palavrões. Mas vou deixar a corneta de lado e tentar analisar friamente nossas opções. Realmente, acho que as subidas dos nossos laterais estão ficando manjadas. Leo Moura, coitado, mal sobe, e quando o faz, é o primeiro a voltar pra chata porém necessária tarefa de marcar. No ataque, temos muitas opções e parece que não temos nenhuma. A necessidade de reforços fica mais evidente a cada rodada. Espero que a volta de Toró e Kleberson ajude a dar uma arrumada na equipe.

Mico da semana
Diego Tardelli, que meteu a mão na bola na frente do juiz e prejudicou o time em um momento crucial da partida. O que ele (não) estava pensando? Que tava valendo gol de mão no jogo?

Gol da semana
A aparente tranquilidade da equipe diante dos resultados adversos. É assim mesmo, é preciso ter paciência e inteligência em campeonato longo. Deixa o desespero pra nós, torcedores cegos pela paixão. Mas que ninguém confunda tranquilidade com passividade e inércia. É preciso trabalhar duro para que a reação venha logo. E trabalho sério não combina mesmo com afobação.

Personagem da semana
Souza. Proposta da Grécia? Deve ter gente soltando foguete e comprando cerveja pra comemorar. Mas eu não boto fé nisso, não. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

Para ficar ligado
Eu acho que o time está se ressentindo da falta de treinos. Com a maratona de jogos, a equipe tem treinado pouco. Nossos melhores momentos na competição foram nas rodadas em que só havia jogos nos finais de semana. Agora, com partidas quarta e domingo, estamos sofrendo. Como remediar isso, já que a maratona vai continuar agosto afora? Nosso Caio Junior precisa encontrar uma solução urgentemente.

As rodadas
As próximas rodadas vão separar os homens dos meninos, os puro-sangues dos pangarés. Começando pelo clássico de domingo, que será daqueles divisores de águas, para o bem ou para o mal. Que o Botafogo pague o preço dos nossos últimos insucessos e a partida marque nosso reencontro com a vitória e o bom futebol. Na quarta, jogo contra um time que ainda não perdeu em casa, treinado por um cara que sabe das coisas e que também é candidato ao título. É amigos, o título da semana bem poderia ser "Onde os fracos não têm vez".

Bom final de semana a todos.


PS: estou saindo em merecidas férias. Na próxima semana, vou ceder o espaço da coluna pro camarada Marcos Guerreiro, rubro-negro que também mora em São Paulo e fiel companheiro nas partidas do Mengão, pela TV ou nos estádios. Na quarta que vem ele estará no Parque Antarctica e promete trazer as impressões do jogo pro blog na sexta-feira. Boa sorte, Marquito!
Um abraço e até a volta!

Flamengo Net

Comentários