sexta-feira, 25 de julho de 2008

PONTO DE INFLEXÃO?


Resumindo algumas constatações e comentários que eu pincei, ao longo dos últimos POSTS, e com os quais concordo:

1) Criou-se um mito de q Flamengo tinha o melhor elenco do Brasil e que vinha jogando o melhor futebol entre os times brasileiros.
2) O vexame da eliminação contra o América do México na Libertadores e principalmente a pantomima da diretoria com a homenagem ao Joel viraram fumaça rapidamente. Bastou o time assumir uma liderança provisória no CB e não se falou mais nisso.
3) Apesar de ter um bom elenco, não era o melhor, porque não tinha ataque – só que uma combinação de fatores fez com que esse “ataque”, baseado nos jogadores Souza e Tardelli, conseguisse a façanha de ser o mais positivo do CB – são mistérios do futebol, mas não necessariamente ganham título.
4) A diretoria do clube ficou dando mole baseada nessa tese de melhor elenco do Brasil e nas especulações de que todos os clubes que dividiam algum favoritismo ao título com o Flamengo iam perder jogadores importantes na janela das transferências para a Europa.
5) O resultado: não foi feito nenhum planejamento preventivo e no fim das contas o time mais prejudicado, de longe, com essas transferências, foi o Flamengo. Perdemos o artilheiro e o único armador com pinta de craque do time. Em suma, perdemos aí uns 30/35% do elenco, em termos de qualidade, não de quantidade. Nenhum ouro time chegou nem perto disso.
6) A diretoria cometeu um outro erro – mesmo sabendo que tipo de jogadores havia contratado ( em termos de vida pessoal, extra-campo ) deu mole em BH e aconteceu o que todo mundo tinha certeza que ia acontecer, mais dia, menos dia. Foi ali que o passaporte do Marcinho foi carimbado para a transferência para o Qatar. Fora os desdobramentos sobre a já perturbada cabeça do Tardelli.
7) Isso gerou uma reação tímida e pouco convincente da diretoria – uma multa de 20% nos vencimentos e uma suposta proibição aos jogadores de serem liberados após os jogos, para permanecerem nas cidades onde eventualmente têm parentes. Durou menos de uma semana já que após a perda da liderança no jogo contra a Portuguesa, vários jogadores não viajaram com a delegação e ficaram em SP, apesar de que domingo teremos um clássico de vida ou morte. O Botafogo, aliás, já está em concentração desde hoje.
8) Talvez nunca seja possível provar, mas tudo indica que a insistência com o Souza se deve a uma estratégia de exposição do jogador, para poder atrair um comprador. Se isso for verdade, essa gente não é séria e nós estamos fazendo papel de bobos, comentando e nos desesperando pelo Flamengo.
9) Nunca comentei nada, nem a favor nem contra o Caio Jr, nem quando ele estava prestes a sair. Continuo mudo a esse respeito.
10)É possível? Continua sendo. Mas que ficou muito mais difícil e demanda ações rápidas e decisivas para retomar o rumo já, parece cristalinamente claro. Mas....

Flamengo Net

Comentários